A Volvo vai trazer a nova geracão da perua V60, modelo topo de linha que foi inteiramente renovado. Fabricado sobre a plataforma modular SPA - utilizada também no SUV XC60 e todos os carros da linha 90 - a novidade chegará às lojas do Brasil no 2º semestre, para concorrer basicamente com a Audi A4 Avant e a Mercedes-Benz C300 Touring, que está prestes a mostrada com algumas mudanças no Salão de Genebra (Suíça), no mês que vem.
LEIA MAIS: Volvo lança motor 3 cilindros, que equipará sistema híbrido do XC40
Apesar dos preços ainda não terem sido revelados, o Volvo V60 será lançado com duas opções de motores híbridos plug-in: o T6 AWD híbrido plug-in a gasolina, de 340 cv, e o T8 AWD híbrido plug-in a gasolina, que entrega 390 cv. Além disso, todos contarão com as tecnologias embarcadas nos sistemas de segurança City Safety - que freia automaticamente ao detectar obstáculos e realiza leituras de reconhecimento de pessoas - e o Pilot Assist, assistente de condução que atua na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em vias bem demarcadas até 130 km/h. Além disso, também inclui sistemas como Run-off Road Mitigation, Oncoming Lane Mitigation e outros equipamentos de assistência de direção.
LEIA MAIS: Volvo XC90 2018 é revelado com novos equipamentos, mais luxo e modernidade
Luxo, conforto e mais tecnologia
Segundo a fabricante sueca, a nova V60 agora tem um melhor nível de espaço e conectividade. O sistema multimídia é o chamado “Sensus”, que é compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G, recursos que ajudam os motoristas a se manterem conectados em todos os momentos. O equipamento é controlado por uma tela sensível ao toque similar a um tablet , que combina funções do carro, navegação, serviços conectados e aplicativos de entretenimento.
LEIA MAIS: Volvo V40 R-Design 2017: hatch esportivo à espera da nova geração
Segundo Robin Page, vice-presidente sênior de design da Volvo: “a V60 realmente é o ponto central da marca Volvo. É refinada, tem uma bela proporção e oferece praticidade e versatilidade”. Infelizmente, no Brasil peruas estão quase extintas. Assim como a V60, a Audi A4 Avant e a C300 Touring sobrevivem ao crescente sumiço do segmento no mercado nacional, uma vez que a nova moda é a dos SUVs, segmento que representará 25% de participação, segundo projeções de especialistas.