Ainda falta um pouco mais de 7 meses para começar o Salão do Automóvel, que será realizado pela segunda vez no São Paulo Expo, entre os dias 8 e 18 de novembro. Mas já é possível ter uma ideia de alguns carros que deverão ser o centro das atenções.
LEIA MAIS: Protótipo mostrado em Genebra dá pistas de como será novo SUV da Volkswagen
Pelo o que conseguimos apurar até agora, podemos incluir 5 modelos que deverão reunir uma das maiores quantidades de gente em volta. Confira abaixo um pouco sobre cada um das novidades no Salão do Automóvel , sendo que duas delas vão ser exibidas apenas como chamariz, sem lançamento confirmado no Brasil.
1 – Volkswagen T-Cross
Um dos 5 SUVs que a marca alemã vai lançar no Brasil até 2020, o VW T-Cross deverá o principal destaque da fabricante no São Paulo Expo. Feito sobre a mesma base do Polo, o novo modelo terá motores 1.0 turbo flex, acoplado ao câmbio automático de seis marchas, e 1.6 MSI, com caixa manual de cinco, nas versões mais em conta, seguindo a mesma receita da dupla Polo e Virtus.
Pelo o que se sabe até agora, o VW T-Cross será fabricado na unidade de produção em São José dos Pinhais (PR), onde atualmente também são montados os modelos SpaceFox, Golf, além de Audi A3 Sedan e Q3. Afora o Brasil, o SUV também será vendido em uma série de outros países, inclusive da Europa.
2 – Kia Stinger
O esportivo da marca coreana vai despertar atenção em São Paulo do mesmo jeito que o fez quando foi mostrado pela primeira vez, em Detroit (EUA), em janeiro de 2017. No Brasil, o carro deverá chegar, inclusive, com motor V6 3.3, sobrealimentado, capaz de gerar 370 cv e bons 52 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atingir 269 km/h, conforme a fabricante.
Com 4,83 metros de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos, o Kia Stinger foi desenhado pelo time de designers chefiado pelo alemão Peter Schereyer (ex-Audi) e Albert Biermann, que veio da BMW MotorSport. Entre os esportivos de alto desempenhom promete ser um dos mais em conta do mercado.
3 – Honda Civic Type R
Não é de hoje que a Honda do Brasil pede para a matriz no Japão que a versão mais potente do Civic seja pelo menos mostrada no Brasil. E tudo indica que o pedido será atendido para o Salão do Automóvel. O carro vem com motor 2.0, turbinado, de 320 cv, acoplado ao câmbio manual de seis marchas, combinação perfeita para os entusiastas de plantão. Diz a fabricante que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em meros 5,7 segundos, com tração dianteira.
LEIA MAIS: Honda Civic Type R: O Civic mais rápido de todos os tempos. Saiba detalhes
E o visual empolga tanto quanto o fôlego do conjunto mecânico. Toda a parte aerodinâmica foi pensada para otimizar o desempenho. Com isso, além do desenho arrojado, o carro tem assoalho mais liso e defletores de ar dinâmicos. Na traseira, o aerofólio é bem grande e feito de materiais leves e feito para ajudar na estabilidade.
4- Lamborghini Urus
O mais veloz dos SUVs atualmente também deverá estar entre as vedetes do Salão do Automóvel, em São Paulo. Será importado oficialmente pela Via Italia no fim do ano por algo em torno de R$ 2 milhões. Vem com motor V8 biturbo, de 660 cv e brutais 86,7 kgfm. Com isso, o poderoso SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos ou o dobro dessa velocidade em meros 12,8 segundos, com máxima de 305 km/h.
Sofisticação e arrojo é o que não falta ao Urus. Conta com seletor de modos de condução, que conta com cinco opções: “Normal”, “Sport”, “Corsa”, “Terra”, “Neve” e “Areia”. Apesar do bom desempenho, o Lamborghini é um carro que pesa 2,2 toneladas e tem mais de 1,6 metro de altura.
5 – Jaguar I-Pace
A Jaguar não deverá perder a oportunidade de mostrar o I-Pace, pegando carona na onda ecológicamente correta dos híbridos e elétricos que começa a ganhar certa importância no Brasil. Trata-se do primeiro modelo totalmente elétrico da marca, equipado com dois motores elétricos um em cada eixo. Ao todo, são 400 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. Com isso, a fabricante diz que o carro pode ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
LEIA MAIS: Jaguar revela o SUV elétrico I-Pace, e põe o Tesla Model X para correr, em vídeo
Entre os principais atrativos do I-Pace, que deverá estar no Salão do Automóvel , não está apenas o desempenho, mas também a autionomia, já que o carro pode rodar até 480 km com carga completa, de acordo com a fabricante. Além disso, tem acabamento caprichado, com alumínio e apliques pintados de preto brilhante no interior, além de multimídia de última geração, parecida com a que vai no Range Rover Velar.