Nossa paixão por carros é única, mas ela pode ter começado de formas diferentes.  Uma das reportagens mais emotivas e saudosistas do iG Carros mostra como o Mach 5 de Speed Racer teve influência na compra de um raríssimo Corvette 1979 após várias décadas. Pois bem, uma das coisas que mais alimentam a nossa imaginação quando somos crianças são as animações.

Elas atravessam gerações e acabam chamando a atenção dos mais jovens. Em clima de nostalgia,  mostramos as melhores animações sobre automobilismo que já foram exibidas no Brasil. Relembre a seguir.

1 - Speed Racer (1967)

Speed Racer: uma das animações que mais fizeram sucesso depois ganhou forma de filme
Divulgação
Speed Racer: uma das animações que mais fizeram sucesso depois ganhou forma de filme

Se os desenhos japoneses se tornaram um grande sucesso no Brasil, o estopim de tudo isso foi Speed Racer. Este anime foi um verdadeiro sucesso de audiência entre a geração que cresceu nos anos 60 assistindo a extinta TV Tupi. Anos depois, Speed Racer também seria transmitido pela Record, Cartoon Network e até MTV. 

LEIA MAIS: 10 filmes de carros que marcaram a história do cinema mundial

Acompanhamos a história de Speed, um jovem piloto que viaja o mundo disputando corridas contra competidores narigudos trapaceiros. Além disso, o garoto ainda precisa ajudar a polícia para a resolução de diversos mistérios. Um fato interessante é que Speed Racer é mais cultuado nos Estados Unidos e no Brasil que em seu próprio país de origem. A comprovação disso foi a adaptação americana em live-action lançada em 2008 pelas mesmas produtoras da trilogia The Matrix .

2 - Pole Position (1984)

Pole Position: nos anos 80 teve impulso dos jogos de video game lançados para o Atari 2600
Divulgação
Pole Position: nos anos 80 teve impulso dos jogos de video game lançados para o Atari 2600

Outra série que fez muito sucesso no Brasil, porém, entre a galera que cresceu nos anos 80. Pole Position foi baseado no game de mesmo nome, que havia sido lançado para o Atari 2600 no começo da década. A fórmula de lançar animações de games ganharia mais força nos anos 90, sendo que o exemplo mais bem-sucedido é a franquia Pokémon.

LEIA MAIS: BMW lança impressora 3D para clientes repararem suas motos

O pai dos irmãos Tess, Dan e Daysi desaparece após uma explosão durante uma corrida, obrigando o trio a assumir os negócios da família. Tess e Dan são acrobatas, e utilizam carros com inteligência artificial integrada para a realização de manobras radicais. Entre outras aventuras, o trio também precisa ajudar a polícia em uma força de operações especiais do governo intitulada Pole Position.

3 - Initial D (1998)

Initial D: Toyota AE86, versão com tração traseira baseada no Corolla da época, dos anos 90
Divulgação
Initial D: Toyota AE86, versão com tração traseira baseada no Corolla da época, dos anos 90

Se você nasceu entre o fim dos anos 80 e o começo dos anos 90, deve lembrar do anime Initial D que passava no extinto canal de TV a cabo Animax. O que mais chamava atenção na série era a utilização de modelos reais, como Nissan GT-R, Honda Civic VTi, entre outros.

O protagonista, Takumi Fujiwara, é um estudante do colegial que usa o Toyota Trueno AE86 de seu pai para entregar tofu no outro lado das montanhas. Por conta das viagens frequentes, o garoto desenvolve habilidades inigualáveis de drifting. De primeira, Takumi decide ficar afastado das corridas, mas acaba sendo forçado a entrar no submundo do drift nas montanhas por seus amigos. Uma das corridas mais emblemáticas de Initial D é disputada entre Toyota AE86 e Honda Civic Si, sendo que os dois competidores estão com as mãos atadas ao volante.

Keiichi Tsuchiya, uma das lendas do drift no Japão, prestou consultoria para os animadores de Initial D. Portanto, todas as cenas do anime foram produzidas com base na realidade. Há mais de um ano, nossa equipe teve a oportunidade de andar no Toyota GT86, sucessor espiritual do “hachi roku”, em uma das matérias mais emblemáticas e emocionais do iG Carros. 

LEIA MAIS: Toyota GT86 é o esportivo ideal para apaixonados por carros

4 - Hot Wheels AcceleRacers - Via 35 (2003)

AcceleRacers Hot Wheels: animação mais recente, apareceu depois das miniaturas de Hot Wheels
Divulgação
AcceleRacers Hot Wheels: animação mais recente, apareceu depois das miniaturas de Hot Wheels

AcceleRacers foi a comemoração de 35 anos de existência dos carrinhos em miniatura da Hot Wheels, fruto de uma parceria entre a Mattel e o Cartoon Network. A intenção, evidentemente, era divulgar a nova linha de brinquedos da Hot Wheels, que já estavam adotando uma pegada um pouco mais futurista, com efeitos especiais e gráficos de mais alta resolução para deixar tudo com aspecto mais realista. 

AcceleRacers fez tanto sucesso nos Estados Unidos que acabou virando um longa-metragem em 2005. Além do Cartoon Network, a animação 3D também chegou a passar aos sábados no SBT. As corridas lembravam bastante Speed Racer, onde os competidores utilizavam artimanhas tecnológicas para atrapalhar adversários. As pistas também eram abstratas e futuristas, deixando as cenas com um toque ainda mais empolgantes.

5 - Corrida Maluca (1968)

Corrida Maluca: bastante conhecida por mais de uma geração no Brasil , a animação tem personagens emblemáticos
Divulgação
Corrida Maluca: bastante conhecida por mais de uma geração no Brasil , a animação tem personagens emblemáticos

A Hanna-Barbera praticamente dominou o mercado de animações dos Estados Unidos na segunda metade do século XX. Entre seus grandes sucessos, podemos enquadrar Os Flintstones, Jetsons e Scooby-Doo. Em 1968, a dupla surgiu com uma corrida disputada por competidores carismáticos, apresentando o protagonista Dick Vigarista. Nascia a Corrida Maluca (ou Wacky Racers, no título original).

Os personagens da Corrida Maluca eram tão marcantes e simpáticos que podemos lembrar da maioria de cabeça. Penelope Charmosa, Peter Perfeito e Barão Vermelho são alguns dos mais memoráveis. Destaque também para a Quadrilha da Morte, uma equipe formada por sete mafiosos, e o Serramóvel de Rufus Lenhador. As animações fizeram tanto sucesso que Dick Vigarista viria a ganhar outro programa: Esquadrilha Abutre, em 1970. Um remake da Corrida Maluca já está passando no canal infantil Boomerang.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!