O ranking da Fenabrave de março, que reuniu as vendas dos modelos do segmento dos hatches médios, revela um crescimento nas vendas do Volkswagen Golf (que registrou, recentemente, o pior mês de vendas em 11 anos), superando até o seu maior rival Ford Focus, do qual se aproxima no total acumulado. No topo, segue o Chevrolet Cruze Sport, que continua sendo o modelo mais vendido no segmento considerando o total acumulado no ano.
LEIA MAIS: Por que as vendas de hatches médios caíram tanto nos últimos dez anos?
Líder há um ano e dois meses, o Chevrolet Cruze Sport6 (496), entretanto, sofreu a primeira retração nos últimos meses (-2,9%). Superado pelo Volkswagen Golf
(368), o Ford Focus (257), segue na mesma colocação desde o início do ano. Praticamente repetindo o desempenho de fevereiro, o Peugeot 308 aparece com apenas 35 unidades. Já fora da jogada desde maio de 2017, o Hyundai i30 vendeu só o que havia em estoque.
LEIA MAIS: Ford revela imagens oficiais do novo Focus 2019 antes do lançamento
Veja a seguir como ficou a colocação no número de vendas:
1º - CHEVROLET CRUZE SPORT6
TOTAL 2018: 1646 unidades
MAR/18: 496 unidades
FEV/18: 697 unidades
MAR/17: 511 unidades
2º - VW GOLF
TOTAL 2018: 654 unidades
MAR/18: 368 unidades
FEV/18: 116 unidades
MAR/17: 483 unidades
3º - FORD FOCUS
TOTAL 2018: 815 unidades
MAR/18: 257 unidades
FEV/18: 224 unidades
MAR/17: 403 unidades
4º - PEUGEOT 308
TOTAL 2018: 133 unidades
MAR/18: 35 unidades
FEV/18: 34 unidades
MAR/17: 99 unidades
5º - HYUNDAI i30
TOTAL 2018: 5 unidades
MAR/18: 1 unidade
FEV/18: 1 unidade
MAR/17: 6 unidades
Quem te viu, quem te vê
Hoje, os SUVs já representam o segundo segmento mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas dos hatches pequenos, que abrange os carros mais acessíveis no mercado. Já os hatches médios, agora conferem apenas 0,75% de participação de mercado, ante 6,34% de dez anos atrás. Naquela época, o segmento tinha 6,34% de participação de mercado, ficando atrás apenas de veículos de entrada e sedãs médios no ranking. É difícil de imaginar, mas em 2008, o segmento de SUVs representou apenas 6,01% no primeiro mês do ano, ante 23,8% em janeiro de 2018.
LEIA MAIS: Volkswagen Golf será vendido nas versões elétrica e híbrida no Brasil
É evidente o declínio do segmento de hatches médios no Brasil. Atualmente, o único modelo fabricado por aqui é o Volkswagen Golf em São José dos Pinhais (PR). Mas a produção já está em risco, não apenas pelo volume de vendas, mas também por reivindicações do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha), que quer concentrar a produção do hatch apenas no mercado alemão.
E como fica essa história?
Totalmente descrente com o segmento, a Ford não deverá apostar mais no Focus em 2019, pois ainda não há qualquer confirmação de que continuará a ser vendido no Brasil. Entretanto, a Volkswagen tentará o seu último suspiro por aqui no segmento de hatches médios com duas versões com motor elétrico do Golf, previstas para chegar em 2020.
A primeira delas é o Volkswagen Golf GTE, uma variação híbrida do modelo convencional, equipado com motor 1.4 TSI. O carro desenvolve 201 cv de potência, sendo aproximadamente 50 cv apenas do propulsor elétrico. Enquanto isso, a outra é o e-Golf, que por sua vez é 100% elétrico. O carro desenvolve 136 cv de potência e pode chegar aos 137 km/h, com garantia de rodar até 300 km sem precisar abastecer.Porém, as versões renovadas do Golf fabricado em São José dos Pinhais (PR), que já deveriam ter sido lançadas no início do ano, ainda estão sem data para chegar, conforme apurou a reportagem de iG Carros com fontes ligadas à marca alemã.