Volkswagen Golf: A disputa com o Focus é acirrada, mas desta vez a força alemã falou mais alto
Divulgação
Volkswagen Golf: A disputa com o Focus é acirrada, mas desta vez a força alemã falou mais alto

O ranking da Fenabrave de março, que reuniu as vendas dos modelos do segmento dos hatches médios, revela um crescimento nas vendas do Volkswagen Golf (que registrou, recentemente, o pior mês de vendas em 11 anos), superando até o seu maior rival Ford Focus, do qual se aproxima no total acumulado. No topo, segue o Chevrolet Cruze Sport, que continua sendo o modelo mais vendido no segmento considerando o total acumulado no ano.

LEIA MAIS: Por que as vendas de hatches médios caíram tanto nos últimos dez anos?

Menos tradicional no mercado que os rivais Golf e Focus, talvez esse seja justamente o motivo para seguir na liderança
Divulgação/General Motors
Menos tradicional no mercado que os rivais Golf e Focus, talvez esse seja justamente o motivo para seguir na liderança

Líder há um ano e dois meses, o Chevrolet Cruze Sport6 (496), entretanto, sofreu a primeira retração nos últimos meses (-2,9%). Superado pelo Volkswagen Golf (368), o Ford Focus (257), segue na mesma colocação desde o início do ano. Praticamente repetindo o desempenho de fevereiro, o Peugeot 308 aparece com apenas 35 unidades. Já fora da jogada desde maio de 2017, o Hyundai i30 vendeu só o que havia em estoque.

LEIA MAIS: Ford revela imagens oficiais do novo Focus 2019 antes do lançamento

Veja a seguir como ficou a colocação no número de vendas:

1º - CHEVROLET CRUZE SPORT6

TOTAL 2018: 1646 unidades

MAR/18: 496 unidades

FEV/18: 697 unidades

MAR/17: 511 unidades

2º - VW GOLF

TOTAL 2018: 654 unidades

MAR/18: 368 unidades

FEV/18: 116 unidades

MAR/17: 483 unidades

3º - FORD FOCUS

TOTAL 2018: 815 unidades

MAR/18: 257 unidades

FEV/18: 224 unidades

MAR/17: 403 unidades

4º - PEUGEOT 308

TOTAL 2018: 133 unidades

MAR/18: 35 unidades

FEV/18: 34 unidades

MAR/17: 99 unidades

5º - HYUNDAI i30

TOTAL 2018: 5 unidades

MAR/18: 1 unidade

FEV/18: 1 unidade

MAR/17: 6 unidades

Quem te viu, quem te vê

Como um tornado, os SUVs desbancaram todos os segmentos,inclusive o dos hatches médios, que  está em baixa
Divulgação
Como um tornado, os SUVs desbancaram todos os segmentos,inclusive o dos hatches médios, que está em baixa

Hoje, os SUVs já representam o segundo segmento mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas dos hatches pequenos, que abrange os carros mais acessíveis no mercado. Já os hatches médios, agora conferem apenas 0,75% de participação de mercado, ante 6,34% de dez anos atrás. Naquela época, o segmento tinha 6,34% de participação de mercado, ficando atrás apenas de veículos de entrada e sedãs médios no ranking. É difícil de imaginar, mas em 2008, o segmento de SUVs representou apenas 6,01% no primeiro mês do ano, ante 23,8% em janeiro de 2018.

LEIA MAIS: Volkswagen Golf será vendido nas versões elétrica e híbrida no Brasil

É evidente o declínio do segmento de hatches médios no Brasil. Atualmente, o único modelo fabricado por aqui é o Volkswagen Golf em São José dos Pinhais (PR). Mas a produção já está em risco, não apenas pelo volume de vendas, mas também por reivindicações do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha), que quer concentrar a produção do hatch apenas no mercado alemão.

E como fica essa história?

Volkswagen Golf GTE: Versão híbrida do Golf 1.4 TSi
Divulgação
Volkswagen Golf GTE: Versão híbrida do Golf 1.4 TSi

Totalmente descrente com o segmento, a Ford não deverá apostar mais no Focus em 2019, pois ainda não há qualquer confirmação de que continuará a ser vendido no Brasil. Entretanto, a Volkswagen tentará o seu último suspiro por aqui no segmento de hatches médios com duas versões com motor elétrico do Golf, previstas para chegar em 2020.

Tal como este Volkswagen e-Golf, a marca alemã vai implantar a tecnologia limpa em alguns de seus modelos até 2020
Divulgação
Tal como este Volkswagen e-Golf, a marca alemã vai implantar a tecnologia limpa em alguns de seus modelos até 2020

A primeira delas é o Volkswagen Golf GTE, uma variação híbrida do modelo convencional, equipado com motor 1.4 TSI. O carro desenvolve 201 cv de potência, sendo aproximadamente 50 cv  apenas do propulsor elétrico. Enquanto isso, a outra é o e-Golf, que por sua vez é 100% elétrico. O carro desenvolve 136 cv de potência e pode chegar aos 137 km/h, com garantia de rodar até 300 km sem precisar abastecer.Porém, as versões renovadas do Golf fabricado em São José dos Pinhais (PR), que já deveriam ter sido lançadas no início do ano, ainda estão sem data para chegar, conforme apurou a reportagem de iG Carros com fontes ligadas à marca alemã.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!