A Lexus lança o sedã LS 500h. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil pelo preço de R$ 760.000, com atributos que a fabricante define como “luxuoso, arrojado, confortável, refinado, sofisticado e tecnológico”. Ainda segundo declarações oficiais, “o LS incorpora a história e imagem da companhia, bem como imprime a marca do seu compromisso na busca pelo primor e luxo exclusivo”.
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O Lexus tem um perfil alongado, que lembra um esportivo de luxo. O design da grade dianteira é projetado para que sua textura mude conforme a luz, e os faróis têm três projetores estreitos em LED, que envolvem a lateral para dar destaque à dianteira do LS.
Já as luzes indicativas de direção, são compostas por 16 lâmpadas de LED, que se acendem de forma sequencial ao serem acionadas. Enquanto isso, na traseira, o mecanismo é o mesmo, porém, o sistema é composto por 21 lâmpadas, também de LED.
A traseira tem formato contínuo e envolve as laterais. Resultado disso é um formato definido e linhas fluídas, que mesclam a agressividade de um carro esportivo e a sutileza de um luxuoso. Em complemento a isso, vem com rodas de 20 polegadas. Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, tem silhueta que lembra a de um cupê.
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O sedã é projetado sobre a plataforma global para veículos de luxo, a GA-L (Arquitetura Global para Veículos de Luxo, em português). Com ela, os componentes mais pesados, como o motor, foram afixados perto do centro do veículo. O peso foi distribuído na frente e atrás, com o objetivo de alcançar um bom centro de gravidade.
Interior
Foi inspirado no princípio do Omotenashi (hospitalidade em japonês), que a Lexus buscou investir no luxo. Para que se torne acolhedor, o interior conta com volante com revestimento texturizado; clusters no painel de controle com as informações dispostas para serem intuitivas; monitor de navegação de 12,3 polegadas, com sistema de navegação GPS, áudio, televisão digital e outros recursos. O motorista ainda conta com um monitor head-up colorido.
Os acabamentos decorativos das portas foram inspirados nos artesãos japoneses, com detalhes em madeira feitos à mão. Além disso, conta com suspensão pneumática, que ao desligar o carro, ela levanta automaticamente o veículo e abre os apoios do banco, para facilitar a saída dos ocupantes.
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Para os passageiros dos bancos traseiros, o LS 500h conta com duas telas de 11,6 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros. Há ainda um painel multifunção sensível ao toque posicionado no apoio do braço central, onde é possível controlar o sistema de áudio, o conteúdo das telas, ajustes das cortinas das janelas e do vidro traseiro, ajustes dos bancos e do ar-condicionado.
Sobre este último, o sedã conta com sensores infravermelhos, que detectam quais bancos estão sendo ocupados, tornando mais eficiente a distribuição do ar nas zonas onde há ocupantes.
Já o sistema de som, o Mark Levinson 3D QLI, tem 7.1 canais com 23 alto-falantes distribuídos por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto falantes de 40 mm instalados no teto), capazes de produzir o equivalente a 2.400 watts de potência.
Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes, sendo um deles o aquecimento. O assento do passageiro dianteiro reclina até 48 graus e levanta até 24 graus, para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo.
Já nos bancos traseiros, são 22 modos de ajuste diferentes e opções de aquecimento. A novidade nesta 5ª geração é a função “Return”, que faz com que os assentos retornem às suas posições originais ao desligar o carro.
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Além disso, contam com a função “relaxamento”. Equipadas com bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento, elas são infladas para aplicar pressão ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas.
O ocupante pode selecionar entre três programas: relaxar, alongar e simples. São quatro para áreas específicas: tronco superior, tronco inferior, ombros e lombar. Todos os bancos também acompanham função de massagem shiatsu.
Motor e tecnologias de condução
O Lexus conta com um sistema que adiciona um dispositivo de mudança de quatro fases ao modo de condução híbrido, sintonizando o motor a gasolina 3.5 V6 a dois motores elétricos. No total, são 300 cv e 37,5 kgfm. Como resultado, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e é capaz de andar até 140 km/h com o motor a combustão desligado. O sistema trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automática de 10 marchas.
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Em paralelo, conta com a ajuda do controle de cruzeiro adaptativo, bem como utiliza lasers, radares e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade de acordo com o tráfego.
Outras babás eletrônicas do Lexus são: assistente de manutenção de faixa, sistema que entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista; sistema de colisão frontal, dá suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros; e faróis anti-ofuscantes, que ajudam a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.