Lexus LS 500h: conservador e agressivo em seu design, o sedã promete conforto e desempenho, ao volante, ou fora dele
Divulgação
Lexus LS 500h: conservador e agressivo em seu design, o sedã promete conforto e desempenho, ao volante, ou fora dele

A Lexus lança o sedã LS 500h. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil pelo preço de R$ 760.000, com atributos que a fabricante define como “luxuoso, arrojado, confortável, refinado, sofisticado e tecnológico”. Ainda segundo declarações oficiais, “o LS incorpora a história e imagem da companhia, bem como imprime a marca do seu compromisso na busca pelo primor e luxo exclusivo”.

LEIA MAIS: Lexus NX 300: O SUV de entrada da marca chega ao Brasil já no mês que vem

O Lexus tem um perfil alongado, que lembra um esportivo de luxo. O design da grade dianteira é projetado para que sua textura mude conforme a luz, e os faróis têm três projetores estreitos em LED, que envolvem a lateral para dar destaque à dianteira do LS.

Já as luzes indicativas de direção, são compostas por 16 lâmpadas de LED, que se acendem de forma sequencial ao serem acionadas. Enquanto isso, na traseira, o mecanismo é o mesmo, porém, o sistema é composto por 21 lâmpadas, também de LED.

A traseira tem formato contínuo e envolve as laterais. Resultado disso é um formato definido e linhas fluídas, que mesclam a agressividade de um carro esportivo e a sutileza de um luxuoso. Em complemento a isso, vem com rodas de 20 polegadas. Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, tem silhueta que lembra a de um cupê.

LEIA MAIS: Lexus UX é a nova aposta da marca japonesa para o mercado, no segmento de SUVs compactos

O sedã é projetado sobre a plataforma global para veículos de luxo, a GA-L (Arquitetura Global para Veículos de Luxo, em português). Com ela, os componentes mais pesados, como o motor, foram afixados perto do centro do veículo. O peso foi distribuído na frente e atrás, com o objetivo de alcançar um bom centro de gravidade.

Interior

O moderno interior é pensado para entregar design, luxo, sofisticação e, acima de tudo, hospitalidade e conforto
Divulgação
O moderno interior é pensado para entregar design, luxo, sofisticação e, acima de tudo, hospitalidade e conforto

Foi inspirado no princípio do Omotenashi (hospitalidade em japonês), que a Lexus buscou investir no luxo. Para que se torne acolhedor, o interior conta com volante com revestimento texturizado; clusters no painel de controle com as informações dispostas para serem intuitivas; monitor de navegação de 12,3 polegadas, com sistema de navegação GPS, áudio, televisão digital e outros recursos. O motorista ainda conta com um monitor head-up colorido.

Os acabamentos decorativos das portas foram inspirados nos artesãos japoneses, com detalhes em madeira feitos à mão. Além disso, conta com suspensão pneumática, que ao desligar o carro, ela levanta automaticamente o veículo e abre os apoios do banco, para facilitar a saída dos ocupantes.

LEIA MAIS: BMW lança linha 2019 do Série 1, que chega com detalhes de design renovados

Para os passageiros dos bancos traseiros, o LS 500h conta com duas telas de 11,6 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros. Há ainda um painel multifunção sensível ao toque posicionado no apoio do braço central, onde é possível controlar o sistema de áudio, o conteúdo das telas, ajustes das cortinas das janelas e do vidro traseiro, ajustes dos bancos e do ar-condicionado.

Sobre este último, o sedã conta com sensores infravermelhos, que detectam quais bancos estão sendo ocupados, tornando mais eficiente a distribuição do ar nas zonas onde há ocupantes.

Já o sistema de som, o Mark Levinson 3D QLI, tem 7.1 canais com 23 alto-falantes distribuídos por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto falantes de 40 mm instalados no teto), capazes de produzir o equivalente a 2.400 watts de potência.

Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes, sendo um deles o aquecimento. O assento do passageiro dianteiro reclina até 48 graus e levanta até 24 graus, para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo.

Já nos bancos traseiros, são 22 modos de ajuste diferentes e opções de aquecimento. A novidade nesta 5ª geração é a função “Return”, que faz com que os assentos retornem às suas posições originais ao desligar o carro.

LEIA MAIS: Saiba quais são os SUVs mais em conta que são vendidos no Brasil em 2018

Além disso, contam com a função “relaxamento”. Equipadas com bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento, elas são infladas para aplicar pressão ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas.

O ocupante pode selecionar entre três programas: relaxar, alongar e simples. São quatro para áreas específicas: tronco superior, tronco inferior, ombros e lombar. Todos os bancos também acompanham função de massagem shiatsu.

Motor e tecnologias de condução

Eis o trem de força do Lexus, pensado para otimizar o conforto e abrigar o sistema híbrido de última geração
Divulgação
Eis o trem de força do Lexus, pensado para otimizar o conforto e abrigar o sistema híbrido de última geração

O Lexus conta com um sistema que adiciona um dispositivo de mudança de quatro fases ao modo de condução híbrido, sintonizando o motor a gasolina 3.5 V6 a dois motores elétricos. No total, são 300 cv e 37,5 kgfm. Como resultado, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e é capaz de andar até 140 km/h com o motor a combustão desligado. O sistema trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automática de 10 marchas.

LEIA MAIS: Volvo XC40 chega para ditar novos paradigmas ao mercado de SUVS no Brasil

Em paralelo, conta com a ajuda do controle de cruzeiro adaptativo, bem como utiliza lasers, radares e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade de acordo com o tráfego.

Outras babás eletrônicas do Lexus são: assistente de manutenção de faixa, sistema que entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista; sistema de colisão frontal, dá suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros; e faróis anti-ofuscantes, que ajudam a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!