Tamanho do texto

SUV é capaz de acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, podendo chegar aos 250 km/h. Mas tem preço sugerido de R$ 524.950

BMW X5 M50d: O SUV projetado para unir desempenho de tirar o fólego ao conforto retorna em sua linha 2018 ao Brasil
Divulgação
BMW X5 M50d: O SUV projetado para unir desempenho de tirar o fólego ao conforto retorna em sua linha 2018 ao Brasil

A BMW inicia as vendas do novo X5 M50d 2018 no Brasil. Desenvolvido pela M Performance, divisão de alto desempenho do BMW Group, o carro passa a ser vendido por R$ 524.950. O novo SUV vem equipado com um motor a diesel, de 3 litros, seis cilindros em linha, com três turbinas de geometria variável e injeção direta de combustível, que gera 381 cv e brutais 74 kgfm de torque.

O câmbio automático é o Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas e tração integral. Nesta configuração, o BMW X5 é capaz de alcançar a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

LEIA MAIS: BMW lança linha 2019 do Série 1, que chega com detalhes renovados

Equipamentos

Entre os principais destaques do X5 M, estão as tecnologias de direção semi-autônoma, que além de incluir assistência à condução e estacionamento, auxiliam uma dirigibilidade mais inteligente nas mais diversas situações de tráfego, como congestionamentos, trânsito lento ou longos deslocamentos. A assistência informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.

LEIA MAIS: BMW M2 Coupé é brinquedo para gente grande

Já o assistente de estacionamento, por sua vez, permite estacionar com a ajuda de sensores e câmeras que proporcionam visualização do entorno do veículo, facilitando manobras e evitando colisões. O recurso pode ser bastante útil em locais de pouca visibilidade ou com diversos obstáculos.

Além disso, conta com Apple CarPlay, um pacote de tecnologias no interior, que traz Head-up Display colorido - que projeta informações e alertas dos sistemas de assistência no para-brisa do carro, ajudando o motorista a não desviar a atenção do trânsito - e painel de instrumentos digital multifuncional, de 9,2 polegadas e que combina velocímetro, conta-giros, hodômetro e marcador de combustível, com informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento.

LEIA MAIS: BMW Série 5: Rápido como esportivo e anda (quase) sozinho

Em complemento, vem com sistema de navegação com um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; comando de Voz em português e o BMW Connected Drive , um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card, utilizado em telefones celulares conectados à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes, serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de chamada de emergência.  

 O que também chama atenção no BMW é o sistema de áudio 360°, desenvolvido pela Harman Kardon - com 16 alto-falantes e amplificador digital de 600 W de potência - e pelo sistema de entretenimento traseiro, com TV Digital e telas individuais ajustáveis de 9,2 polegadas, instaladas nos encostos dos bancos dianteiros, com DVD Drive e entradas RCA, compatíveis com MP3.

LEIA MAIS: BMW i3: como é a vida andando de elétrico em São Paulo

Quanto aos itens de comodidade, tem ainda ar-condicionado com quatro zonas de climatização, assentos dianteiros com regulagem elétrica, memória e ajuste lombar; o chamado Comfort Access, capaz de controlar o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; e o Soft Close, que puxa as portas automaticamente, fechando-as por completo caso fiquem entreabertas.

Para acelerar com segurança

Segundo a fabricante, o X5 é bastante confortável e roda sutilmente, apesar de seu desempenho brutal
Divulgação
Segundo a fabricante, o X5 é bastante confortável e roda sutilmente, apesar de seu desempenho brutal

A nova versão do BMW X5 também conta com dispositivos como freios a disco ventilado com ABS, seis airbags (duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros); pneus Star Marking com tecnologia Run-Flat e o sistema Active Protection - que aciona os mecanismos de proteção de ocupantes, entre eles os pré-tensionadores dos cintos de segurança e o fechamento automático das janelas, em situações de impacto iminente - prometem segurança ao SUV. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.