A BMW inicia as vendas do novo X5 M50d 2018 no Brasil. Desenvolvido pela M Performance, divisão de alto desempenho do BMW Group, o carro passa a ser vendido por R$ 524.950. O novo SUV vem equipado com um motor a diesel, de 3 litros, seis cilindros em linha, com três turbinas de geometria variável e injeção direta de combustível, que gera 381 cv e brutais 74 kgfm de torque.
O câmbio automático é o Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas e tração integral. Nesta configuração, o BMW X5 é capaz de alcançar a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.
LEIA MAIS: BMW lança linha 2019 do Série 1, que chega com detalhes renovados
Equipamentos
Entre os principais destaques do X5 M, estão as tecnologias de direção semi-autônoma, que além de incluir assistência à condução e estacionamento, auxiliam uma dirigibilidade mais inteligente nas mais diversas situações de tráfego, como congestionamentos, trânsito lento ou longos deslocamentos. A assistência informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.
LEIA MAIS: BMW M2 Coupé é brinquedo para gente grande
Já o assistente de estacionamento, por sua vez, permite estacionar com a ajuda de sensores e câmeras que proporcionam visualização do entorno do veículo, facilitando manobras e evitando colisões. O recurso pode ser bastante útil em locais de pouca visibilidade ou com diversos obstáculos.
Você viu?
Além disso, conta com Apple CarPlay, um pacote de tecnologias no interior, que traz Head-up Display colorido - que projeta informações e alertas dos sistemas de assistência no para-brisa do carro, ajudando o motorista a não desviar a atenção do trânsito - e painel de instrumentos digital multifuncional, de 9,2 polegadas e que combina velocímetro, conta-giros, hodômetro e marcador de combustível, com informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento.
LEIA MAIS: BMW Série 5: Rápido como esportivo e anda (quase) sozinho
Em complemento, vem com sistema de navegação com um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; comando de Voz em português e o BMW Connected Drive , um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card, utilizado em telefones celulares conectados à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes, serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de chamada de emergência.
O que também chama atenção no BMW é o sistema de áudio 360°, desenvolvido pela Harman Kardon - com 16 alto-falantes e amplificador digital de 600 W de potência - e pelo sistema de entretenimento traseiro, com TV Digital e telas individuais ajustáveis de 9,2 polegadas, instaladas nos encostos dos bancos dianteiros, com DVD Drive e entradas RCA, compatíveis com MP3.
LEIA MAIS: BMW i3: como é a vida andando de elétrico em São Paulo
Quanto aos itens de comodidade, tem ainda ar-condicionado com quatro zonas de climatização, assentos dianteiros com regulagem elétrica, memória e ajuste lombar; o chamado Comfort Access, capaz de controlar o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; e o Soft Close, que puxa as portas automaticamente, fechando-as por completo caso fiquem entreabertas.
Para acelerar com segurança
A nova versão do BMW X5 também conta com dispositivos como freios a disco ventilado com ABS, seis airbags (duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros); pneus Star Marking com tecnologia Run-Flat e o sistema Active Protection - que aciona os mecanismos de proteção de ocupantes, entre eles os pré-tensionadores dos cintos de segurança e o fechamento automático das janelas, em situações de impacto iminente - prometem segurança ao SUV.