Não tem jeito, se você está procurando a versão mais em conta de um carro em qualquer categoria, terá que apostar em um câmbio manual. Ao menos, no segmento de SUVs compactos, estamos muito bem servidos de ótimas opções, com engates precisos e agilidade para o dia a dia na cidade.
LEIA MAIS: Conheça 5 boas opções para ser o seu primeiro carro
Há alguns meses, conhecemos os SUVs mais baratos do Brasil entre os compactos, partindo de R$ 58 mil. Eis que chega a hora de conhecer os modelos mais econômicos com câmbio manual, sempre conforme o Inmetro, para garantir a melhor compra possível. Acompanhe, em mais uma lista do iG Carros, com base nos dados divulgados pelo Inmetro.
1 - Ford EcoSport 1.5 Freestyle - média de 12,35 km/l com gasolina
Ser o SUV manual mais econômico do Brasil é apenas uma das várias qualidades do EcoSport. Com câmbio de cinco velocidades, o modelo faz 8,3 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada com etanol. Mas ele se destaca mesmo quando abastecemos com gasolina. Conforme o Inmetro, o EcoSport é capaz de aferir 11,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.
LEIA MAIS: Cinco SUVs e crossovers que chegarão ao mercado de luxo em 2018
O bom motor 1.5, o único tricilíndrico de nossa lista, desenvolve 137 cv de potência a 6.500 rpm e 16,2 kgfm de torque a 4.500 rpm. Destaque para o bom pacote de equipamentos e segurança, contando com airbags laterais desde a versão mais básica. O Ford EcoSport parte de R$ 76.690.
2 - Nissan Kicks 1.6 - média de 12,05 km/l com gasolina
A versão manual do Nissan Kicks 1.6 provou-se uma grata surpresa em nossa avaliação. De acordo com o Inmetro, o SUV é capaz de aferir 7,8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 11,1 km/l e 13 km/l, respectivamente.
Além da boa dirigibilidade, você ainda poderá equipá-lo com controle de estabilidade por R$ 73.190. Seu motor 1.6 desenvolve 114 cv de potência a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Sobra agilidade e desenvoltura para garantir trajetos tranquilos na cidade. Uma boa aposta entre os SUVs manuais mais econômicos.
3 - JAC T40 1.5 - média 11,9 km/l com gasolina
Outra surpresa entre os SUVs manuais mais econômicos do Brasil. O T40 não faz feio no consumo, tanto em meio urbano quanto rodoviário. De acordo com o Inmetro, o SUV compacto pode marcar 7,7 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com combustível de cana no tanque. Os números vão para 11,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, com gasolina.
O motor 1.5 flex rende 127 cv quando abastecido com etanol, e empurra bem crossover de 1.155 kg. Destaque também para os engates curtos e macios, que conferem um avanço e tanto entre os carros chineses. A versão manual do T40 custa R$ 59.990.
4 - Peugeot 2008 THP 1.6 - média de 11,5 km/l com gasolina
Há de se esperar mais do único SUV turbinado com câmbio manual em nossa lista. Mas isso não tira o brilho do 2008, que continua sendo um dos carros com melhor dirigibilidade de nossa lista. O modelo francês marca 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol, bem como 10,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, com gasolina. Os dados, como sempre, são fornecidos pelo Inmetro.
A unidade 1.6 turbo desenvolve 173 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.750 rpm. Apesar de não aparecer entre os mais econômicos, é o SUV mais veloz de nossa lista, chegando aos 100 km/h em 8,1 segundos, com câmbio manual de seis marchas.
5 - Honda HR-V 1.8 LX - média de 11,25 km/l com gasolina
O último colocado de nossa lista é o HR-V, que continua sendo econômico o suficiente para desbancar as versões manuais de Creta, Tiggo e Duster. Conforme os dados divulgados pelo Inmetro, o SUV faz 6,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, bebendo etanol. Com gasolina, a situação fica um pouco melhor, aferindo 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
LEIA MAIS: Os 5 carros mais bizarros já fabricados no mundo
Este é um dos motores mais antigos entre os SUVs compactos feitos no Brasil. É a mesma unidade 1.8 que equipou o Honda Civic de oitava geração, que fez tanto sucesso por aqui. São 139 cv de potência a 6.300 rpm e 17,4 kgfm de torque a 5.000. Qual desses SUVs você levaria pra casa?