Pouco a pouco, os assentamentos dos caminhoneiros vão liberando os acessos das rodovias e a gasolina volta a aparecer em alguns postos. Quem foi ao trabalho de transporte público hoje pôde ver um ou outro caminhão-tanque levando combustível, que chega a durar apenas três horas nos postos. Num cenário desse, não dá para ter um entre os carros mais gastões.
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Em clima de calamidade, a reportagem do iG lista os cinco carros mais gastões com etanol. Quando o combustível voltar a aparecer em todos os postos e a situação for normalizada, este será o recurso que mais irá compensar, comparando com o preço da gasolina. Acompanhe o ranking, e fique longe deles.
5 - Peugeot 308 - média de 8 km/l
O Peugeot 308 persiste em um segmento que está quase esquecido no Brasil, o dos hatches médios. O único que traz um leve sorriso ao rosto dos concessionários é o Chevrolet Cruze, que ostenta o posto de modelo mais vendido da categoria. No último levantamento publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), os hatches médios representaram apenas 0,74% do mercado. Em 2008, este número estava próximo de 7%.
Apesar das vendas em baixa, o motor 1.6 THP merece reconhecimento pelo ótimo desempenho. São 173 cv de potência e 24 kgfm de torque que permitem aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Entretanto, acaba cobrando alto no consumo com etanol: 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. O Peugeot 308 parte de R$ 69.990.
4 - Chevrolet Spin 1.8 AT - média de 7,6 km/l
É uma pena que o brasileiro não se interesse mais pelas versáteis minivans. Elas são espaçosas, fáceis de dirigir e ainda podem oferecer dois lugares extras no banco traseiro. A Spin está praticamente sozinha no segmento de monovolumes nacionais desde que a Nissan encerrou a fabricação da Livina. Com bom espaço interno e porta-malas considerável - há a opção de dois lugares extras - a Chevrolet Spin persevera no mercado brasileiro.
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Quem optar pela versão automática, entretanto, não terá uma grata surpresa ao abastecer com etanol. De acordo com o Inmetro, a Chevrolet Spin é capaz de aferir 6,9 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada quando equipada com câmbio automático. Seu motor 1.8 entrega 111 cv e 17,7 kgfm de torque. Parte de R$ 60.840, mas está prestes a mudar. A versão renovada deverá chegar às lojas no mês de julho.
3 - Volkswagen Fox - média de 7,1 km/l
O Fox é outro modelo que persiste no mercado brasileiro. Lembra do motor que equipava a primeira geração do Volkswagen Golf produzida no Brasil, em meados de 1999? Pois bem, o Fox continua utilizando o mesmo conjunto até os dias de hoje. E como fica evidente, uma tecnologia que já beira os 18 anos de mercado acaba colocando o modelo entre os carros mais gastões.
De acordo com dados divulgados pelo Inmetro, o Volkswagen Fox em sua motorização única faz 6,5 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com o derivado de cana no tanque. O modelo entrega 104 cv e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm. Disponível apenas nas versões Connect, manual e automática, e XTreme, apenas manual, o Fox parte de R$ 54.990.
2 - Renault Sandero R.S - média de 6,7 km/l
Eis um dos carros mais divertidos que você pode comprar no Brasil. E ele parte de R$ 63.600, já com motor 2.0 de 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque. O que não falta no Sandero R.S é dinâmica de pista, mostrando que o time de engenharia da Renault Sport acertou na mão.
Rodar com etanol pode melhorar bastante o desempenho de um carro, mas isso tem seu preço no esportivo da Renault. Ele é capaz de aferir 5,9 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, de acordo com os testes realizados pelo Inmetro. Mas, considerando o DNA esportivo de quem compra um Sandero R.S, é capaz que os números fiquem ainda mais baixos. O modelo parte de R$ 63.600.
1 - Toyota Hilux - média de 6,5 km/l
Não tem jeito! As versões flex de qualquer picape farão você deixar menos dinheiro na concessionária. Na mão do frentista, entretanto, a história é outra. A Toyota Hilux SRV, equipada com motor 2.7 flex de 163 cv de potência e 25 kgfm de torque, é a campeã quando o assunto é beber etanol.
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Ela é capaz de aferir inimagináveis 4,8 km/l de etanol na cidade e 5,6 km/l na estrada, entrando para a lista dos carros mais gastões com louvor. Ao menos, o tanque de combustível com 80 litros de capacidade garante uma autonomia minimamente razoável para o modelo japonês. Na versão SRV, a Hilux parte de R$ 124.380 com cabine dupla.