A Porsche está em busca de suas origens, quando, em 1948, lançou seu primeiro modelo: o Type 356 Roadster. Entretanto, almejam não qualquer 356, mas o Chassis Nº1. Assim, está lançado o desafio, uma vez que o modelo original já foi modificado, restaurado e atualizado ao longo de seus 70 anos de vida. A solução? Recriá-lo fielmente a partir da forma com a qual saiu da linha de montagem. A reconstrução do Porsche 356 realmente parece ser um tanto quanto trabalhosa.
LEIA MAIS: Porsche celebra 70 anos de mercado e fala sobre o que está por vir
Para isso, a fabricante começa com uma reprodução por escaneamento 3D em tamanho real, a partir de fotos e desenhos do exemplar de Nº 1. Em seguida, é esculpido em um bloco de espuma, uma técnica bastante utilizada nos primeiros estágios de criação de um carro. Uma vez que as dimensões estão prontas, a carroceria de alumínio é moldada à mão com ferramentas em madeira. Já a sua cor, é adquirida por amostras em locais da carroceria do Porsche 356 original, tais como por trás do painel, onde não teria sido repintado.
LEIA MAIS: Porsche 901, o raro “pai” do 911, é restaurado e vai para o museu da fabricante
Você viu?
A réplica irá participar de um tour, o qual terminará em uma cerimônia no museu da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen (Alemanha), no dia 8 de junho. Além disso, fará parte de eventos como o Goodwood Festival of Speed (12-15 de julho) - uma série de desfiles de carros icônicos - do Porsche Rennsport Reunion (27-30 de setembro), no Autódromo de Laguna Seca (EUA) - evento que reunirá os carros da marca, com diversos proprietários - e o Salão do Automóvel da China, em Guangzhou, entre os dias 15 e 25 de novembro.
LEIA MAIS: Porsche raro é arrematado pela quantia de US$ 16 milhões em leilão
Início de novas eras para a Porsche e para o automobilismo
Muito antes da lenda 911 ganhar vida, o 356 foi o modelo da Porsche que fez história entre os anos de 1948 e 1965. Foi apresentado com um chassi especialmente desenvolvido para abrigar seu motor VW de 1.086cm³, capaz de gerar 40 cv. Diferente do Type 64, carro que lhe deu inspiração, o 356 vinha com o motor e tração na porção traseira, tal como os Fusca.
LEIA MAIS: Aceleramos o Porsche Panamera E-Hybrid, que une esportividade à economia
Entre 1948 e 1950 foram fabricadas 47 unidades do Porsche 356 , mas com o aumento da demanda, o carro passou a ser fabricado em outra fábrica maior da Porsche, em Zuffenhausen, no subúrbio de Stuttgart, na Alemanha. Com o tempo, o então motor de 1.1 litro seria substituído por um 1.4. Com a nova motorização, o esportivo ganhou também inovações estruturais.