Chevrolet Camaro SS calçado com os novos pneus Eagle F1 Asymmetric 3, que já estão à venda no Brasil
Cauê Lira/iG Carros
Chevrolet Camaro SS calçado com os novos pneus Eagle F1 Asymmetric 3, que já estão à venda no Brasil

O sol escaldante castiga após alguns dias frios no interior de São Paulo, mais especificamente na cidade de Americana, onde a Goodyear tem sua fábrica e uma das pistas de teste mais modernas do Brasil. E é justamente nela que tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o último lançamento da marca americana para o nosso mercado, o pneu esportivo Eagle F1 Asymmetric 3, calçado em uma edição comemorativa do Chevrolet Camaro SS.

LEIA MAIS: Michelin lança novo pneu para esportivos no Brasil

Este campo de provas é mais do que uma pista. Pode-se definir como um verdadeiro laboratório a céu aberto, com 382 mil m2 de extensão que são utilizados em diversos tipos de testes pelas montadoras. Há até um moderno sistema de irrigação para avaliações em solo molhado com reaproveitamento da água, que é escoada e retorna ao reservatório. Com toda a sua imponência, o Chevrolet Camaro SS parece se sentir em casa. Desde o ano passado, os pneus Goodyear marcam presença em todos os carros da GM no Brasil

Pista da Goodyear, em Americana (SP), tem traçado e condições estudadas para o desenvolvimento de pneus
Divulgação
Pista da Goodyear, em Americana (SP), tem traçado e condições estudadas para o desenvolvimento de pneus

Antes de acelerar, tivemos a oportunidade de saber mais sobre o novo produto. Tanto na versão cupê como na conversível, o Chevrolet Camaro vem equipado com rodas de 20 polegadas e pneus Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 No eixo dianteiro, temos um par de 245/40 ZR20 e no traseiro, 275/35 ZR20. Como o piloto de testes da já havia dado algumas voltas no Camaro antes que eu assumisse o volante, eles já estavam quentes.

LEIA MAIS: Bolhas nos pneus: o que são, quais os perigos e como evitar?

Você viu?

Enquanto colocava o capacete, dei uma última olhada no Camaro por fora. A filosofia que a Chevrolet utilizou no modelo é bem semelhante ao entendimento da GoodYear e o Eagle F1. Evoluir em relação ao produto anterior, não ao rival. O primeiro Camaro era indirigível, e preservou muito do conceito que foi apresentado no Salão de Detroit (EUA) em 2006. Neste caso, temos um carro muito mais equilibrado e bom de curva, receita que foi seguida depois pelo Ford Mustang.

Uma puxada na fivela para fixar a proteção e assumo o familiar habitáculo do Camaro. Não faz muito tempo desde que estive no ícone americano pela última vez, mas seria minha primeira oportunidade em uma pista. Pé embaixo na primeira reta e sinto o almoço que comi há pouco ficar mais próximo das costas. São 461 cv transmitidos às suas extremidades emborrachadas a 6.000 rpm. O que mais chama atenção é a aderência, resultado de um composto que funciona como adesivo. Isso reforça o “grip”, resultando em uma travagem mais eficaz das rodas.

Suplementação

Goodyear Eagle 1 Asymmetric 3 tem características adequadas para funcionar em modelos esportivos
Divulgação
Goodyear Eagle 1 Asymmetric 3 tem características adequadas para funcionar em modelos esportivos

O Camaro contorna a primeira curva com estabilidade e faz uma boa retomada antes do primeiro teste de frenagem. Neste caso, um cone indica o ponto exato para agredir o pedal do freio. De acordo com a Goodyear, em travagem, a superfície de contato do pneu com a pista aumenta, permitindo obter menores distâncias tanto em piso seco quanto molhado.

LEIA MAIS: Dez dicas importantes para a manutenção do carro

Mais alguns contornos fechados entre cones e retomadas mostram a que o Chevrolet Camaro está no mercado brasileiro e a razão pela qual vem equipado com o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3. Também tivemos a oportunidade de testar seu principal concorrente, o Michelin Pilot Sport 4. Mas um comparativo não seria justo por conta das diferentes condições de avaliação. Neste caso, sol e pista seca que favorecem o Eagle. No dia que testamos o modelo francês, muita chuva e pista emborrachada. O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 parte de R$ 409 em rodas aro 17,e R$ 969 no aro 19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!