Se você ainda não adquiriu o ingresso para o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 8 e 18 no centro de convenções SP Expo, daremos alguns motivos para tal. O evento estará repleto de novidades na categoria que mais cresce nas ruas de todo o mundo: os utilitários esportivos. Quem comparecer poderá desfrutar de todos os SUVs do salão, contando até mesmo com modelos ultra-luxuosos e superesportivos.
LEIA MAIS: Conheça os 5 SUVs diesel mais econômicos do mercado
Para instigar ainda mais a sua vontade de comparecer ao evento e inflamar o desejo de ter um utilitário esportivo, a reportagem do iG Carros lista os SUVs do Salão do Automóvel de 2018. Lembrando que os ingressos já estão disponíveis no site, com preços que variam de R$ 24 a R$ 84, contando com alguns pacotes VIP que são mais caros.
1 - Rolls-Royce Cullinan
A marca britânica é uma das mais luxuosas do planeta, junto da alemã Maybach e os conterrâneos da Bentley. Em 2016, a Bentley começou a flertar com a categoria de SUVs, ainda não explorada pelas montadoras ultra-luxuosas. Eis que surge o Bentayga, com todas as extravagâncias e espírito esportivo que a marca já apresentada no Continental. Claro que a Rolls não gostou de ficar para trás, e logo lançou o Cullinan.
O objetivo da Rolls-Royce é redefinir o significado dos SUVs de luxo - para tal, utilizaram a mesma base do sedã Phantom. A marca diz que o Cullinan é a aliança perfeita entre luxo e bom desempenho no fora de estrada, por mais que seja muito difícil imaginar o proprietário de um Rolls-Royce colocando o veículo na lama.
O luxo extremo está garantido. Há revestimento de couro premium contrastando com madeira texturizada de altíssima qualidade. Lembre que os bois que dão origem ao couro da Rolls-Royce são criados soltos para que não se cocem em arame farpado, evitando imperfeições. Em todo o mundo, a maior parte dos donos de Rolls-Royce anda no banco traseiro com um motorista de quepe à frente. Este pode ser dividido ao meio, integrando um bar abaixo do console que conta até mesmo com taças de champagne.
Com 5,34 metros de comprimento (apenas 42 cm mais curto que o Phantom), 2,16 metros de largura e 1,83 de altura, o Cullinan se mostra um dos utilitários mais espaçosos de seu segmento. A abertura suicida das portas facilita o acesso de motorista e passageiros, bem como a suspensão a ar que baixa alguns centímetros com o carro estacionado. Importado pela Via Itália, o SUV custará mais que R$ 3 milhões.
2 - Volkswagen T-Cross
Voltemos para o chão por alguns momentos, uma vez que você jamais terá grana suficiente para comprar o Cullinan. A boa notícia é que o novo SUV da Volkswagen também será atração no evento, surgindo com muita disposição para garantir sua fatia do segmento que mais cresce no Brasil.
O T-Cross beberá muito da fonte do Volkswagen Polo em vários sentidos, trazendo o mesmo painel digital e central multimídia das versões mais caras do hatchback. Desenho do painel, acabamento e qualidade dos materiais também devem acompanhar. Espera-se que o T-Cross tenha algo em torno de 4,39 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,61 m de entre-eixos, usando o SUV chinês Skoda Kamiq como exemplo. Comparando com o Hyundai Creta, que tem dimensões semelhantes, o novo SUV é 10 cm maior e a largura é a mesma.
Você viu?
LEIA MAIS: Volkswagen revela detalhes do interior do T-Cross
Na parte de motorização, o T-Cross terá um misto de Polo e Golf. As versões básicas terão a unidade 1.0 TSI de 128 cv de potência que vem do modelo compacto. O modelo topo de linha, por sua vez, terá o 1.4 TSI de 150 cv que equipa o Golf. No mercado brasileiro, o Volkswagen T-Cross vai entrar na acirrada disputa dos SUVs compactos, segmento do qual fazem parte modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e companhia. Julgando pelos rivais, o T-Cross custará algo entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.
3 - Lamborghini Urus
Outra marca tradicionalíssima que foi contaminada pelo vírus dos SUVs. Os engenheiros da Lamborghini viram Bentley e Rolls-Royce se movendo para conceber modelos de luxo e pensaram: “Hm, talvez consigamos fazer algo bem mais esportivo que isso”. Eis que surge o Urus , o SUV mais insano que você pode comprar neste planeta.
O SUV chega ao Brasil ainda este ano, por R$ 2,2 milhões, ao ser importado oficialmente pela Via Italia. Vem com motor V8 biturbo, de 660 cv e brutais 86,7 kgfm. Com isso, o poderoso Urus pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos ou o dobro dessa velocidade em meros 12,8 segundos, com máxima de 305 km/h.
Sofisticação e arrojo são palavras que andam de mãos dadas com o Urus. Ele também conta com seletor de modos de condução, com cinco opções: eficiente, esportiva, terra, neve e areia. Apesar do bom desempenho, o SUV da Lamborghini é um tanto quanto pesado. São 2,2 toneladas em 1,6 metro de altura.
4 - Novo Jeep Renegade
Com a chegada do novo Citroën C4 Cactus, os rivais que foram lançados em meados de 2015 já precisam de uma reestilização. Este é o caso dos dois últimos casos de nossa lista: Renegade e HR-V. Os faróis do SUV da FCA passam a contar com um detalhe horizontal por dentro. A parte inferior do para-choque, por sua vez, recebe alterações com novo posicionamento dos faróis de neblina. A lanterna traseira ganhou textura diferenciada em três dimensões.
Não espere por mudanças profundas em relação ao modelo atual. Portanto, motor 1.8 e-Torq de 138 cv e 19,3 kgfm, bem como o competente 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque vão continuar escondidos abaixo do capô do Renegade. Não espere pelos motores turbinados que serão lançados no resto do mundo no SUV pernambucano.
5 - Honda HR-V
Também não espere por mudanças profundas no novo HR-V. Nada mudará de formato. Os faróis foram redesenhados com formato mais próximo do adotado no Civic atual, possivelmente com LED no lugar de lâmpadas entre as versões mais caras. Na traseira, apenas a disposição das luzes mudará.
LEIA MAIS: Veja 5 supercarros que estarão no Salão do Automóvel
No Japão, uma das principais mudanças foi a adoção de nova central multimídia, com tela sensível ao toque, de melhor resolução e compatível com Apple Car Play e Android Auto. O criticado sistema multimídia do modelo brasileiro também poderá ser atualizado, seguindo o padrão da dupla City e Fit 2019. Para o conjunto mecânico, o mercado brasileiro terá o mesmo 1.8, de 139 cv e 17,4 kgfm de torque que foi apresentado na oitava geração do Honda Civic, em 2008. Valeria a instalação de um motor mais moderno, não? Qual dos SUVs do Salão você gostou mais?