Depois de várias idas e vindas, as novas placas do Mercosul começam a serem adotadas na frota do Rio de Janeiro em carros zero quilômetro ou que foram transferidos. Além disso, os proprietários de veículos que quiserem adotá-las voluntariamente também poderão fazê-lo.
LEIA MAIS: Engarrafamento: As cidades com o pior trânsito do Brasil
De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o valor pago pelas novas placas do Mercosul é de R$ 219,35, o mesmo pago pelas anteriores. E o restante do Brasil terá que começar a implantar as novas placas até o primeiro dia de dezembro próximo. Apenas em 2023 é o prazo máximo para o troca de placas de toda frota nacional que circula no trânsito .
Ainda conforme o Denatran , as novas placas contam com características que dificultam a clonagem, o que significa mais segurança para os proprietários de veículos. Na comparação com as placas atuais, as novas vêm com uma série de diferenças. Começa pelo fundo branco no lugar do cinza. Depois, a identificação passa a ser feita com quatro letras e três números em vez de três letras e quatro números.
Você viu?
LEIA MAIS: Confira as 5 multas mais absurdas já registradas no Brasil
No caso do Brasil, serão adotados selos para identificar o Estado e o município de origem dos veículos. Outro detalhe importante fica por conta do tamanho das placas, que continua igual ao das anteriores. Ou seja, 40 cm de largura e 13 de altura. No canto superior esquerdo da placa, aparece impresso o logotipo do Mercosul e logo abaixo, um QR Code.
Mais detalhes das placas do Mercosul
Seguindo os itens que fazem parte das novas placas de identificação, continuam sendo adotadas seis cores: preta (particular, vermelha (comercial/aprendizagem), azul (oficial), verde (especial), amarela (diplomático) e prateada (colecionador). A tarjeta da antiga placa passa a ser representada pelo brasão do município e não mais pelo nome da cidade de forma escrita.
LEIA MAIS: Multas: Notificação eletrônica passa a funcionar via internet
O Uruguai foi o primeiro a adotar o desenho das novas placas do Mercosul, usado em veículos novos desde março de 2056. A Argentina começou a utilizar as placas em abril de 2016, com certa urgência – o sistema anterior, de 3 letras e 3 números, estava chegando ao limite. Ao que tudo indica, o próximo será o Paraguai, que já confirmou a estreia do sistema para 2017. Considerando que a Venezuela foi suspensão do Mercosul caótica situação política do país, é improvável que usem as placas.