Tamanho do texto

Prestes a mudar, SUV compacto começa a sentir os primeiros impactos da falta de renovação, que deverá ser no mês que vem. Confira mais detalhes

O Honda HR-V está com a liderança de vendas ameaçada e vê seus rivais ultrapassarem na primeira quinzena do mês
Divulgação
O Honda HR-V está com a liderança de vendas ameaçada e vê seus rivais ultrapassarem na primeira quinzena do mês

Em um mês atípico, com apenas nove dias úteis na primeira metade por conta do feriado da Independência da República, o mercado continua bem aquecido. De acordo com os números do Renavam (Registro Nacional de Veículos), o período entre 1 e 15 de setembro mostrou crescimento de 12,7% em relação ao mesmo intervalo de agosto. A GM garantiu o melhor resultado, com 16.392 unidades vendidas ante 14.710 da Volkswagen. O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil há dois anos, é o grande responsável pelo resultado. O Honda HR-V, por outro lado, se vê ameaçado na categoria dos utilitários.

LEIA MAIS: Os 5 sedãs compactos 1.0 mais econômicos do Brasil

Se as vendas continuarem como estão, o Hyundai Creta será líder na categoria dos SUVs compactos por mais um mês, ameaçando o reinado do Honda HR-V no acumulado do ano. O SUV coreano viu 2.073 unidades deixarem as concessionárias, contra 1.795 emplacamentos do segundo colocado, o Nissan Kicks . Por incrível que pareça, o Jeep Renegade também surge antes do HR-V. O SUV ficou como o terceiro modelo mais vendido segmento no mês, com 1.576 unidades vendidas. Só então o SUV da Honda aparece, na quarta colocação com 1.546 emplacamentos.

Trata-se de um reflexo claro da renovação do SUV da marca japonesa. O Honda HR-V renovado será atração do Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre os dias 8 e 18 de novembro. É perfeitamente normal que, prestes a ser renovado, um modelo perca fôlego nas vendas. Com bons resultados ao fim do ano, o HR-V (que virá com o mesmo motor 1.8) ainda tem chances de garantir uma liderança por boa margem, mas ele terá que lidar com a renovação de outro rival.

LEIA MAIS: Veja os 5 SUVs médios que menos desvalorizam no primeiro ano

Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, o Jeep Renegade também passará por mudanças antes mesmo do Salão do Automóvel. A previsão é que ele esteja nas concessionárias no mês que vem. Com o mesmo pacote mecânico do modelo atual, o utilitário receberá novos equipamentos e detalhes estéticos, a exemplo do Renegade americano.

Honda HR-V e companhia

Chevrolet Onix sempre foi um dos destaques do Brasil, assim como o Honda HR-V
Divulgação
Chevrolet Onix sempre foi um dos destaques do Brasil, assim como o Honda HR-V

Entre os compactos, o Chevrolet Onix emplacou 8.012 unidades na primeira quinzena de setembro, garantindo uma liderança segura ante os 3.987 emplacamentos do Ford Ka, o segundo no ranking. Com 3.886 unidades vendidas, o Hyundai HB20 ainda tem todos os atributos para buscar a medalha de prata, mas por enquanto fica na terceira colocação. Renovado, o VW Gol surge em quarto com 3.615 emplacamentos, acompanhado pelo Prisma e seus 2.804 modelos vendidos.

LEIA MAIS: PROTESTE elege os sete carros mais caros de se manter

Fiat Argo e VW Polo travam uma disputa acirrada. Por enquanto, o compacto da Fiat toma a frente, com 2.465 emplacamentos. O modelo da Volkswagen chega logo atrás, na sétima colocação, com 2.432 unidades vendidas. Assim como a disputa entre os SUVs compactos como Honda HR-V , Nissan Kicks e Jeep Renegade, a briga dos hatches médios compactos está pegando fogo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.