Quais são os atributos que um pai de família busca na hora de comprar um carro? Antes de tudo, ele precisa ter espaço para no mínimo duas crianças, conforme a média brasileira. Julgando pelo dinamismo da categoria dos compactos, o modelo também tem que atender às necessidades urbanas como economia e conforto, contando com um bom porta-malas. Se você se enquadra nos tópicos mencionados acima, chegou a hora de investir em um dos sedãs 1.0 mais econômicos.
LEIA MAIS: Veja os 5 SUVs médios que menos desvalorizam no primeiro ano
Para a sorte do consumidor, opções econômicas na categoria marcam presença no cardápio das fabricantes. Em uma categoria composta por seis modelos, o único que ficou de fora entre os sedãs 1.0 mais econômicos foi o Grand Siena. Com o antiquado 1.0, de quatro cilindros, da família Fire, o modelo já não se enquadra entre os mais modernos. Saiba quais são as melhores apostas da categoria em mais uma lista do iG Carros. Consideramos o consumo a gasolina para constituir o ranking, levando os gastos com etanol apenas como critérios de desempate.
5 - Nissan Versa - média de 14,10 km/l na gasolina
Com o Grand Siena fora do pareo, o Nissan Versa garante uma classificação tranquila na quinta posição do ranking. Como poderá ver nas posições seguintes, a competição entre qual sedã de entrada é mais econômico fica muito acirrada a partir do quarto colocado. Entre os destaques do Nissan Versa, podemos incluir o bom porta-malas de 460 litros, bem como o espaço interno digno de sedãs médios.
LEIA MAIS: Veja os 5 carros mais caros de se manter, conforme o PROTESTE
Equipado com motor 1.0, de três cilindros, que desenvolve 77 cv e 10 kgfm a 4.000 rpm, o Inmetro diz que o Versa faz 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. No etanol, os números vão para 8,8 km/l e 10,5 km/l, respectivamente. Uma boa opção de compra por R$ 44.045.
4 - VW Voyage - média de 14,15 km/l na gasolina
Os detalhes contaram para que o Voyage ficasse um pouco melhor posicionado que o Nissan Versa. Recém-renovado, o sedã de entrada da Volkswagen ganhou a frente do aventureiro Gol Rallye, com novos traços de refinamento. Ainda que seja tão simples quanto o Versa em sua fabricação (utilizando plástico duro e tecido de toque áspero no acabamento), o Volkswagen é mais apertado que o Nissan no habitáculo. O jogo vira a favor do VW no porta-malas, com bons 480 litros, ante 460 litros do sedã da marca japonesa.
LEIA MAIS: Veja 5 SUVs que serão mostrados no Salão do Automóvel de SP
Com o conhecido 1.0, de três cilindros, que entrega 84 cv de potência e 10,4 kgfm a 4.000 rpm, o Voyage é capaz de aferir 12,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na cidade com gasolina, conforme o Inmetro. Com combustível vegetal, os números vão para 8,7 km/l na cidade e 10,5 km/l em trajeto rodoviário. Por R$ 52.640, é um dos modelos mais caros de nossa lista.
Você viu?
3 - Renault Logan - média de 14,15 km/l na gasolina
Lembra quando mencionamos que o consumo no etanol seria o critério de desempate? Pois bem, o Logan garante a medalha de bronze justamente por ser um pouco menos gastão que o VW Voyage quando abastecido com combustível de cana-de-açúcar. Assim como o Versa, o SUV compacto da Renault também é um dos mais espaçosos de nossa lista, sendo ideal para uma família com filhos adolescentes. Neste caso, são 510 litros.
LEIA MAIS: Gol 1.6 automático mostra que é econômico na cidade
Com motor 1.0 também fabricado com três cilindros em linha, o Logan é capaz de aferir 13,8 km/l na cidade e 14,5 km/l em trajeto urbano com gasolina. Com etanol, os números vão para 9,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, respectivamente. Na versão Authentique, a mais básica, parte de R$ 47.990.
2 - Chevrolet Prisma Joy - média de 14,20 km/l na gasolina
Pouco acima do Logan, temos o primeiro carro com motor quatro cilindros de nossa lista. O Prisma Joy mantém o design do primeiro modelo lançado em 2012, como uma alternativa de substituir o antigo Corsa Classic. Mesmo contando com a engenharia mais antiga da lista (ainda que tenha câmbio de seis marchas), a Chevrolet conseguiu extrair bons números de consumo no Prisma Joy, assegurando uma ótima segunda colocação. O porta-malas é de 500 litros.
LEIA MAIS: Relembre 5 esportivos de adesivo que já foram vendidos no Brasil
Com motor 1.0 que desenvolve 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm, o Prisma Joy é capaz de aferir 12,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro. Com combustível vegetal, os números vão para 9 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. Apesar de não se beneficiar de um motor de três cilindros (mais leve e econômico), o Prisma Joy conquista uma boa posição por de R$ 49.45.
1 - Ford Ka Sedan - média de 14,20 km/l na gasolina
O critério de desempate, novamente, marca presença na hora de decidir o grande campeão do ranking. O Ford Ka Sedan
tem exatamente o mesmo consumo que o Prisma Joy na gasolina, mas é um pouco menos beberrão que o segundo colocado no etanol. Trata-se de uma boa marca para o sedã que acabou de ser renovado, praticamente junto do rival VW Voyage.
LEIA MAIS: Veja 5 carros que vendem pouco, mas continuam sendo boas opções
Seguindo o exemplo dos demais, o Ka Sedan também traz motor 1.0 de três cilindros, com 85 cv de potência e 10,7 kgfm a 3.500 rpm. Conforme o Inmetro, faz 13,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. No etanol, o Ka faz sua grande virada, aferindo 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Na versão SE, o carro parte de R$ 49.490 entre os sedãs 1.0 mais econômicos .