Metas de ano novo: uma história de amor e ódio. Se você é dos que colocam todos os seus objetivos na ponta do lápis, sempre aparecem surpresas e decepções ao fim do período. Alguns sites até oferecem tutoriais de disciplina para alcançá-los com mais facilidade, evitando frustrações que sempre aparecem. Se os executivos das 10 principais fabricantes do mercado automotivo fossem à praia para pular sete ondas, o que pediriam?

LEIA MAIS: Desafio dos 10 anos: como eram os carros popularem em meados de 2009?

Como todos nós, as fabricantes também começam o ciclo com resoluções sobre o ano anterior e novos objetivos para o período que se inicia. Partindo deste conceito, a reportagem do iG Carros enumera os principais balanços, propósitos e lançamentos das dez marcas de automóveis mais vendidas do Brasil. Por questão de organização, começaremos a lista com as fabricantes de maior participação no mercado automotivo em 2018, conforme a Anfavea e seguindo em ordem decrescente. 

1 - Chevrolet: manter a liderança com o lançamento do novo Onix

Chevrolet Bolt EV chega no mercado automotivo ainda no começo do ano, para disputar com Leaf e Zoe
Divulgação
Chevrolet Bolt EV chega no mercado automotivo ainda no começo do ano, para disputar com Leaf e Zoe

A Chevrolet mantém a liderança pelo quarto ano consecutivo no Brasil, com 17,6% de participação nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2018. O produto mais importante, claro, continua sendo o compacto Onix. Em alguns meses, o modelo chegou a vender mais que o dobro de seu principal rival, o Hyundai HB20, encerrando mais um período de liderança. Com 210 mil emplacamentos e um valor médio de R$ 50 mil, o Onix faturou mais de R$ 10 bilhões para a GM.

O objetivo para 2019 é manter a liderança. Apesar dos números positivos em 2018, a GM viu a diferença cair para uma Volkswagen um tanto quanto afoita. Com isso, a Chevrolet já prepara uma nova geração de Onix e Prisma para o fim de 2019. Flagras comprovam que o compacto está quase pronto para ser lançado, com fôlego renovado para encarar os futuros rivais. Movimentações internas sugerem que a Chevrolet poderá manter a atual geração do Onix no mercado. Neste caso, aproveitaria os números de vendas de dois carros diferentes, tal como a Fiat com o Palio em meados de 2015 e a Volkswagen com o Gol alguns anos antes. Também é possível que o novo Tracker seja lançado no final do ano, ainda que a marca não tenha confirmado uma data.

Lançamentos para 2019: Bolt EV, Novo Onix, Prisma, Equinox Midnight, Novo Cruze

2 - Volkswagen: tornar-se a marca mais vendida do País

O VW T-Cross virá em uma categoria de volume no mercado automotivo. Chega às lojas ainda no primeiro semestre
Divulgação
O VW T-Cross virá em uma categoria de volume no mercado automotivo. Chega às lojas ainda no primeiro semestre

Os últimos dois anos serviram para reconstruir a imagem da Volkswagen. Neste período, a marca trocou de presidente, realocou linhas de produção e colocou suas metas em projeto. Entre 2017 e 2018, vieram dois entre seus principais lançamentos na década: Polo e Virtus. Com o impulsionamento das vendas, a Volkswagen conseguiu superar a Fiat, retomando a segunda colocação com 14,9% de participação de mercado em 2019 e 368 mil veículos vendidos.

O ponto final da reestruturação da Volkswagen acontecerá em fevereiro, quando a marca finalmente lançar o T-Cross. O SUV virá com uma série de atrativos, como os motores 1.0 (128 cv) e 1.4 (150 cv), ambos turbinados e importados do Golf, com injeção direta de combustível e com a possibilidade de serem acoplados ao câmbio automático, de seis marchas. Bom também é que o volume do porta-malas, que pode variar entre 373 litros e 420 litros por conta do banco traseiro deslizante. Entre os opcionais, os destaques ficam por conta do teto solar panorâmico, do sistema de som de alta-fidelidade (300 watts) e do que faz o carro estacionar sozinho, precisando apenas usar os freios para controlar a velocidade. A Volkswagen já declarou publicamente que pretende retomar a liderança de mercado em 2020.

Lançamentos para 2019: Jetta GLi, Polo e Virtus GTS e T-Cross

3 - Fiat: iniciar a reestruturação para o futuro

A Fiat deverá reestilizar a Strada em 2019, acrescentando as características do Mobi no mercado automotivo
Divulgação
A Fiat deverá reestilizar a Strada em 2019, acrescentando as características do Mobi no mercado automotivo

A marca italiana perdeu a segunda colocação para a Volkswagen em 2018. Seu único lançamento de expressão foi o sedã Cronos, um dos responsáveis pelos 13,1% de participação na categoria de automóveis e comerciais leves. Isso mostra que a Fiat começa 2019 com uma estrutura fragilizada, e os próximos lançamentos não deverão surgir por agora.

LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Assista ao vídeo

Isso mostra que Toro, Fiorino e Strada vão continuar puxando as vendas da marca no Brasil. A Fiat é líder na categoria, com 142 emplacamentos totais de sua linha comercial e 38% de participação. As coisas devem melhorar para a marca em meados de 2020, quando o SUV conceitual apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo chegar às lojas. Vale dizer que a nossa lista separa Fiat e Jeep, uma vez que nem todas as concessionárias são conjuntas.

Lançamentos para 2019: Reestilização da Strada

4 - Ford: investir no segmento de utilitários

O SUV Territory esteve no Salão do Automóvel, em novembro último. Mas sua chegada ao Brasil ainda está em dúvida
Divulgação
O SUV Territory esteve no Salão do Automóvel, em novembro último. Mas sua chegada ao Brasil ainda está em dúvida

Foi um ano difícil para a Ford, que tentará recuperar a terceira colocação no ranking de vendas em 2019. A marca amargou no quarto lugar com apenas 9,17% de participação no mercado brasileiro. Sua situação fica ainda mais delicada com o crescimento da Renault, que tentará a qualquer custo assumir um lugar entre as quatro grandes.

A estratégia é apostar em SUVs e picapes e enxugar os modelos que não vendem bem, como Focus e Fiesta. Ainda no começo do ano, teremos o lançamento do EcoSport sem estepe na traseira, item que já caiu em desuso há tempos. Além de deixá-lo menos exposto, a tampa do porta-malas ainda ganha um pouco mais de ângulo para abertura.

Ainda há a possibilidade da chegada do SUV Territory, importado da China. O modelo foi atração da marca durante o Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, e tem chances de vir ao Brasil para preencher a lacuna que existe entre EcoSport e Edge. Se vier mesmo, serea rival direto de Jeep Compass, VW Tiguan e Peugeot 3008.

Lançamentos para 2019: EcoSport sem estepe na traseira e  Ranger Storm. O SUV Territory ainda é dúvida no Brasil

5 - Renault: assumir um lugar entre as quatro grandes

Traseira da versão renovado do Renault Sandero, conforme publicado no INPI. Chegará ao Brasil em 2019
Reprodução/INPI
Traseira da versão renovado do Renault Sandero, conforme publicado no INPI. Chegará ao Brasil em 2019

A Renault fechou 2018 com recorde de participação no Brasil. A participação de mercado é de 8,7%, com ganho de um ponto percentual em relação a 2017. Entre os destaques comerciais da marca estão o Kwid, líder do segmento de entrada com 67.316 unidades emplacadas em 2018, o que representa 3,2% de participação de mercado, e o utilitário Master, líder de sua categoria pelo quinto ano consecutivo.

A estratégia será mais agressiva em 2019, com o lançamento das versões renovadas de Logan e Sandero, dois entre seus modelos de maior volume. Imagens dos carros acabaram vazando no site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e revelam que as mudanças vão estar concentradas na frente, que receberá para-choques redesenhados (com novas entradas de ar) e novos detalhes nos faróis e lanternas entre as principais novidades. Se for bem sucedida, a Renault poderá assumir um lugar entre as quatro grandes do Brasil.

Lançamentos para 2019: Novos Sandero e Logan

6 - Hyundai: dar mais apelo ao HB20, em busca da liderança do segmento

Um flagra do Hyundai HB20 sugere que o modelo está pronto para chegar ao mercado automotivo
Reprodução/Bobaedream
Um flagra do Hyundai HB20 sugere que o modelo está pronto para chegar ao mercado automotivo

A marca coreana colheu os frutos de um trabalho bem feito em 2018. O HB20 manteve sua colocação como o segundo carro mais vendido do Brasil, enquanto o Creta assumiu uma acirrada liderança na categoria dos SUVs compactos. A marca ostenta bons 8,3% de participação no mercado brasileiro, com 206 mil emplacamentos em 2018.

LEIA MAIS: Saiba quais são os 5 carros mais econômicos do Brasil até R$ 45 mil

Flagras recentes comprovam que o HB20 está para mudar. O hatch compacto terá traços do novo Elantra e deverá chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2019. Junto dele, teremos alterações no sedã e crossover, com o HB20X assumindo uma roupagem de SUV. Será um esquema semelhante ao do WR-V, que não nega suas influências no Honda Fit. Por conta da pequena diferença em relação à Renault, a Hyundai também pode brigar por um espaço entre as quatro grandes.

Lançamentos para 2019: Nova família HB20 e, talvez, modelos importados como o Santa Fe

7 - Toyota: introduzir a inédita tecnologia híbrida flex no mercado

Toyota Corolla chega ao mercado automotivo no fim do ano, inclusive, na versão híbrida flex
Divulgação
Toyota Corolla chega ao mercado automotivo no fim do ano, inclusive, na versão híbrida flex

Com 8,1% de participação e 200 mil emplacamentos em 2018, sabemos que a Toyota gosta de estar à frente da evolução da tecnologia híbrida no Brasil. O Prius mostrou que não é fogo de palha, vendendo mais que alguns hatches médios no ano passado. Este ano, temos a confirmação de que a Toyota irá investir definitivamente na versão flex. Com um Salão do Automóvel um tanto quanto tímido, a marca japonesa deixou que os chineses fizessem o show. Com isso, a nova geração do Corolla foi atração no Salão de Guangzhou (China). E setrá feito em Sorocaba (SP) a partir do segundo semestre, como chegada às lojas prevista para outubro. 

O Prius tem um papel fundamental na nova etapa do sedã. Uma versão híbrida do Corolla sempre esteve nos sonhos da marca, e o novo motor flex vem bem a calhar. Ainda este ano, também podemos ter novos detalhes sobre o tão aguardado SUV compacto da Toyota. Há a possibilidade da marca utilizar um modelo da Daihatsu para concorrer com HR-V, Renegade e Kicks, mas ainda não há qualquer confirmação.

Lançamentos para 2019: Novo Corolla, Prius flex e Yaris X-Way

8 - Honda: melhorar a competitividade do HR-V

O novo Honda Accord é o único lançamento inédito da marca para 2019 no mercado automotivo.
Renato Maia/Falando de Carro
O novo Honda Accord é o único lançamento inédito da marca para 2019 no mercado automotivo.

Tal como o Cruzeiro de Mano Menezes, o principal objetivo da Honda é trabalhar o seu elenco já formado em 2018. A marca investiu na renovação do HR-V, ainda que tenha demorado muito para chegar. Talvez este tenha sido o motivo do SUV ter perdido a liderança para o Hyundai Creta, após três anos à frente de sua categoria. De qualquer forma, a marca ostenta 5,3% de participação no mercado brasileiro, com 131 mil emplacamentos.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que deveriam voltar ao Brasil 

A curto prazo, teremos o lançamento da versão Touring ainda no começo de 2019. O HR-V receberá o motor 1.5 turbo, do Honda Civic, para manter a competitividade e correr pela liderança. O sedã Accord também começa a chegar nas concessionárias no primeiro semestre, para concorrer com Camry e Passat.

Lançamentos para 2019: HR-V Touring e Novo Accord

9 - Jeep: manter a posição de destaque entre os SUVs

A Jeep é uma das marcas mais importantes do mercado automotivo. No Brasil, o lançamento de 2019 será o novo  Wrangler
Divulgação
A Jeep é uma das marcas mais importantes do mercado automotivo. No Brasil, o lançamento de 2019 será o novo Wrangler

A Jeep salvou o Grupo FCA em 2018. Foram 106 mil emplacamentos, com 5,3% de participação no mercado brasileiro. Seus principais produtos são os SUVs Renegade e Compass, sendo que o último foi líder absoluto de vendas de utilitários em todas as categorias. Com uma participação tímida no Salão do Automóvel 2018, a marca terá um ano pouco movimentado.

O único lançamento previsto é o clássico Wrangler, porém, fora de uma categoria de volume. Alguns detalhes também podem surgir sobre um Jeep menor que o Renegade nos próximos meses. O modelo será fabricado em Goiana (PE), mas ainda não há data para o lançamento, ou informações sobre como será o SUV.

Lançamentos para 2019: Novo Wrangler

10 - Nissan: reestilizar March e Versa, com o lançamento do Leaf

Nissan Leaf será o principal lançamento da marca no mercado automotivo. March e Versa serão reestilizados
Divulgação
Nissan Leaf será o principal lançamento da marca no mercado automotivo. March e Versa serão reestilizados

A Nissan encerra a lista das dez grandes fabricantes do Brasil. Com desempenho modesto em 2018, a marca garantiu 3,9% de participação com 97 mil emplacamentos. A bola da vez é o Kicks, que chegou a ser líder de sua categoria em alguns meses do ano passado. Para 2019, a marca contará com lançamentos e algumas reformulações.

O primeiro será o Leaf, apresentado oficialmente ao público no Salão do Automóvel. Ele chegará ainda no primeiro semestre para dar continuidade à sua história de sucesso. Vale lembrar que ele é o modelo elétrico mais vendido do mundo, com mais de 300 mil emplacamentos. Em seguida, teremos reestilizações na linha March e Versa, garantindo mais alguns anos de fôlego aos compactos. O SUV X-Trail também deve ser lançado e poderá ser vendido no mercado automotivo com uma possível versão híbrida.

Lançamentos para 2019: Leaf, March e Versa reestilizados e, talvez, o SUV X-Trail

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!