Os modelos Peugeot 308 e 408 serão vendidos no mercado brasileiro apenas enquanto durarem os estoques nas concessionárias. A decisão de deixar de trazer ambos os carros da Argentina deve-se à queda nas vendas no segmento de hatches e sedãs médios.
LEIA MAIS: Peugeot RCZ e 308 CC saem de linha no Brasil. Saiba mais detalhes
Em Peugeot 308 e 408, o único modelo da marca francesa que seguirá da Argentina para o Brasil será o furgão compacto Partner, que vem com painel digital na linha 2019 e motor 1.6 flex. Além dele, a gama da marca no mercado brasileiro terá apenas o hatch compacto 208 e os SUVs 2008, 3008 e 5008.
De acordo com os números da Fenebrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), a Peugeot vendeu apenas 789 unidades do sedã 408 no Brasil em 2018 e 434 unidades do 308. Entretanto, a marca garante que os clientes destes modelos seguirão recebendo atenção nos serviços de pós-venda e serão mantidas as reposicões de peças.
Peugeot não está sozinha
Com as baixas vendas de hatches e sedãs médios no Brasil outras marcas instaladas na Argentina deixaram ou já estão decididas a deixar de enviar carros destes segmentos ao Brasil. Está certo que a Ford não vai mais produzir o Focus no país vizinho a partir de maio próximo, o que chegou a ser anunciado oficialmente pela marca, que não venderá nem a versão hatch nem a sedã.
LEIA MAIS: Os 5 carros mais caros de consertar, de acordo com o CESVl
A Renault também deixou de trazer o sedã médio Fluence ao Brasil e vai investir em um novo SUV, o Arkana, com ares de cupê , assim como o novo utilitário esportivo que a Fiat vai começar a vender a partir de 2021 baseado no protótipo Fastback, mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último.
Atualmente, ainda de acordo com os dados fornecidos pela Fenabrave, o segmento de hatches médios representam apenas 0,75% das vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil hoje em dia. E o de sedãs médios fica com meros 6,2%, ante 30% de hatches pequenos e 24,3% dos SUV no geral.
LEIA MAIS: Peugeot 2008 Style é lançado por R$ 82.990, com detalhes exclusivos
O Peugeot 308 vendido no Brasil já estava desfasado em relação ao vendido na Europa. Trata-se apenas de uma renovação do antigo 307. No mercado europeu, o hatch médio é feito sobre a plataforma EMP2, mais moderna que a do modelo que acaba de ter encerrada a importação da Argentina para o mercado brasileiro. O novo 308 chegou, inclusive, a ser eleito Carro do Ano da Europa, em 2014.