Com o reaquecimento da indústria automotiva brasileira, as fabricantes podem voltar a investir em estratégias e lançamentos. Inativa desde que foi concluída em 2016, a Honda finalmente iniciou as operações na fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo. A GM também investiu bilhões em suas fábricas espalhadas pelo Brasil, assim como a Fiat e a Volkswagen, que trabalha na capacitação de seus complexos para tornar seus projetos mais rentáveis. Com isso, teremos o lançamento de muitos carros novos no decorrer dos próximos anos.

LEIA MAIS: Projeção antecipa visual da próxima geração do Peugeot 2008

É normal que as pessoas fiquem confusas no meio de tantos lançamentos, disparados por todos os lados. Partindo disso, a reportagem de iG Carros enumera cinco carros novos , em diversas categorias, que chegarão ao Brasil até o final de 2020. Acompanhe a lista.

1 - Chevrolet Onix - segundo semestre de 2019

Projeção de designer antecipa a próxima geração do Chevrolet Onix entre os carros novos para 2019
Kleber Pinho da Silva
Projeção de designer antecipa a próxima geração do Chevrolet Onix entre os carros novos para 2019

O carro mais vendido do Brasil nos últimos 4 anos quer manter a liderança de vendas e para isso vai passar de geração no segundo semestre. As mudanças não serão poucas, o que inclui uma nova arquitetura desenvolvida em conjunto com a chinesa SAIC, braço da GM na China. Essa nova base será utilizada em uma série de novos modelos.

Entre os atrativos da nova geração do Onix deverão estar incluídos novos motores, inclusive de três cilindros e turbinados. E na parte de conectividade, além de uma nova central multimídia, o carro deverá ter conexão 4G, equipamento que começou a ser usada na linha do Cruze Sport6. Mesmo com a chegada do novo Onix, o atual deverá continuar sendo fabricado,  como opção mais em conta.

2 - Hyundai HB20 - segundo semestre de 2019

Conceito Saga EV antecipou as mudanças da próxima geração do Hyundai HB20 entre os carros novos
Cauê Lira
Conceito Saga EV antecipou as mudanças da próxima geração do Hyundai HB20 entre os carros novos

Quem se lembra do protótipo Saga EV, mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último, deverá ter pistas de como ficará a nova geração do hatch compacto HB20 , que deverá ser lançado no último quadrimestre do ano. O carro ficará um pouco maior e com linhas mais arrojadas, mas não espere por mudanças radicais, inclusive no conjunto mecânico.

Ao invés de incluir novos motores, o mais provável é que a Hyundai decida retirar uma das opções disponíveis, a 1.0, turbo, que não tem sido bem aceita no mercado ultimamente. Portanto a tendência é que sejam mantidos os atuais 1.0 e 1.6 aspirados, talvez com alguns novos ajustes. Depois do hatch chegará o novo HB20S, mas apenas no início de 2020.

3 - VW Tarek- segundo semestre de 2020

Lançado como Tharu na China, o VW Tarek será fabricado na Argentina e chegará ano que vem entre os carros novos
Divulgação
Lançado como Tharu na China, o VW Tarek será fabricado na Argentina e chegará ano que vem entre os carros novos

Maior que o T-Cross, o Tarek vai chegar da Argentina apenas no fim do ano que vem. O SUV médio que vai entrar na briga com Jeep Compass e companhia já foi mostrado na China e seguirá as linhas do Tiguan, do qual também vai herdar uma série de equipamentos, como o sistema que faz o carro estacionar sozinho, bastando apenas ao motorista controlar os freios.

Por causa do porte maior que o T-Cross, o Tarek deverá ter versões 1.4 e 2.0. ambas sobrealimentadas. E no sistema de transmissão haverá como optar com tração 4x2 ou 4x4, dependendo da versão. Todas elas contarão com cinco lugares, deixando o Tiguan AllSpace como SUV de sete lugares da marca alemã.

4 - Renault Arkana - segundo semestre de 2020

Renault Arkana já aparece entre as patentes de carros novos registradas no INPI. Poderá chegar em meados de 2020
Divulgação
Renault Arkana já aparece entre as patentes de carros novos registradas no INPI. Poderá chegar em meados de 2020

Quem pensa que a onda de lançamentos de SUVs está no fim se engana. Depois dos compactos e médios começarão a aparecer outra configurações, como os que têm ares de cupê, mas com preços mais acessíveis, como é o caso do Arkana e do Fiat Fastback. No caso do modelo da Renault, por uma questão de custos, a base será a mesma da dupla Duster e Captur.

Entretanto, o desenho do novo SUV será arrojado, tanto por fora quanto por dentro, com destaque para um nova central multimídia com tela sensível ao toque e boa resolução gráfica. No conjunto mecânico uma das novidades deverá ser o novo motor 1.3 turbo, de três cilindros, bem mais eficiente que o atual 2.0 aspirado.

5- VW Polo GTS - início do segundo semestre de 2019

Os carros novos esportivos também não foram esquecidos, com a dupla Polo e Virtus GTS que chega até agosto
Divulgação
Os carros novos esportivos também não foram esquecidos, com a dupla Polo e Virtus GTS que chega até agosto

Enfim, teremos mais um bom hatch compacto esportivo no Brasil além de Renault Sandero RS e Fiat Argo HGT. O modelo da VW terá motor 1.4 turbo com nova calibração para entregar ainda mais agilidade. Além disso, entre outros recursos, o carro terá bancos esportivos, com largos apoios laterais, revestimento de couro com costura vermelha e rodas exclusivas montadas em pneus de perfil baixo.

LEIA MAIS: Veja 5 coisas que já sabemos sobre o VW Polo GTS que chega em 2019

Por fora, o estilo será bem parecido com a versão conceitual. Na frente, os faróis terão contornos de LED, seguindo o estilo do Polo GTI disponível na Europa.E na traseira, entre as diferença sem relação às demais versões estarão apenas detalhes, como as saídas de escape maiores e duplas e defletores de ar nos para-choques e na parte superior da tampa do porta-malas.

6 - Range Rover Evoque - junho de 2019

Entre os carros novos, o Evoque já pode ser configurado no site da Land Rover com três opções de motores
Divulgação
Entre os carros novos, o Evoque já pode ser configurado no site da Land Rover com três opções de motores

A marca nem faz questão de esconder que o Evoque , um dos modelos de maior sucesso da Land Rover, está prestes a desembarcar por aqui. Clientes em potencial já podem configurar e comparar diversas versões no próprio site da fabricante, disponibilizadas nos pacotes R-Dynamic e First Edition. Chama atenção o grande número de equipamentos de série, tais como faróis em LED com assinatura de DRL e assentos dianteiros com dez opções de ajustes.

Inicialmente, o SUV de luxo da Land Rover virá com três opções de motorização 2.0 de quatro cilindros, cada uma com potência diferente: 180 cv, 249 cv e 300 cv. A First Edition será vendida apenas com o propulsor intermediário. Entre os opcionais, grandes rodas de cinco raios, aro 20 e acabamento diamantado. Preços ainda não foram divulgados, mas as primeiras unidades deverão desembarcar por aqui em alguns meses.

7 - Chevrolet Tracker - segundo semestre de 2020

Chevrolet Tracker é feito na china, com base na plataforma de carros novos da marca SAIC. Chega em 2020
Divulgação
Chevrolet Tracker é feito na china, com base na plataforma de carros novos da marca SAIC. Chega em 2020

No tópico sobre o Onix, mencionamos que a marca desenvolveu uma nova plataforma global em parceria com a fabricante chinesa SAIC. Ela também aparecerá no futuro Chevrolet Tracker , que já foi mostrado na China e deverá chegar ao Brasil em meados de 2020.

O carro tem ampla grade dianteira em formato hexagonal, faróis estreitos com filetes de LED e linha de cintura alta. Ainda entre os detalhes mais marcantes estão as lanternas traseiras em posição elevada e a grande tampa do porta-malas que deverá ser bem maior que o do Tracker atual, trazido do México e que tem apenas 306 litros. No ano passado, a Chevrolet divulgou um novo aporte para a fábrica de motores de Joinville (SC), onde serão feitos os novos 1.0 turbo que poderão equipar o Tracker.

8 - Toyota Corolla - outubro de 2019

Toyota Corolla da nova geração já tem sua chegada confirmada ao Brasil a partir de outubro
Divulgação
Toyota Corolla da nova geração já tem sua chegada confirmada ao Brasil a partir de outubro

Estamos muito próximos da renovação da linha Corolla , um dos carros mais vendidos do Brasil. O sedã médio da Toyota costuma ditar os paradigmas que os rivais terão que seguir nos próximos anos, e sua versão 2020 pretende chegar com os dois pés na porta em uma categoria que está em queda no mundo todo.

O objetivo da Toyota do Brasil é que, até 2025, a marca tenha uma versão eletrificada de cada modelo vendido por aqui no catálogo: do Etios ao Camry. E isso inclui o SUV RAV4, cuja nova geração acaba de ser apresentada para a imprensa brasileira. A renovação do Corolla será o primeiro passo deste processo, uma vez que ele chegará ao Brasil com uma opção híbrida flex na versão mais cara, Altis. 

9 - Mercedes-Benz Classe A Sedan - segundo semestre de 2019

Mercedes-Benz Classe A Sedan chegará ao Brasil no segundo semestre, vindo do México
Divulgação
Mercedes-Benz Classe A Sedan chegará ao Brasil no segundo semestre, vindo do México

 Um dos modelos que a Mercedes aposta para aumentar sua vendas no Brasil é o novo Classe A Sedan, que chegará ao Brasil no segundo semestre, trazido do México, portanto sem precisar de imposto de importação. O carro deverá partir de algo em torno de R$ 140 mil para ser uma alternativa a alguns sedãs médios topo de linha, entre os quais a nova geração do Toyota Corolla, prevista para outubro. 

LEIA MAIS: VW mostrará SUV abaixo do T-Cross no ano que vem

O novo Mercedes Classe A Sedan terá  4,54 metros de comprimento por 2,73 metros de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,45 m de altura. Embora seja feito com a mesma base de carros compactos, a distância entre os eixos é 3 cm maior que a do Toyota Corolla. O porta-malas é capaz de levar até 420 litros. E a alta tecnologia será um dos destaques do carro, como a central multimídia com tela de alta resolução e os comandos por voz.

10 - Honda HR-V 1.5 Touring - junho de 2019

Honda HR-V Touring com motor turbo vem com alguns itens exclusivos, entre os quais o teto-solar panorâmico
Divulgação
Honda HR-V Touring com motor turbo vem com alguns itens exclusivos, entre os quais o teto-solar panorâmico

Finalizamos a nossa lista com um lançamento que está bem próximo de acontecer. O Honda HR-V surgirá em sua nova versão Touring, equipado com o mesmo motor 1.5 turbo do sedã médio Civic, de 173 cv. Lançado entre as versões LX e EXL desde outubro de 2018, o novo modelo topo de linha virá com muita disposição para brigar com o novo VW T-Cross, embora vá custar R$ 139.900.

O HR-V Touring não contará apenas com o novo propulsor e transmissão CVT entre os carros novos . De acordo com a marca, o novo SUV terá tecnologias exclusivas, como partida por botão, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, multimídia com GPS embutido com tela de 7 polegadas sensível ao toque e sistema LaneWatch, que inclui câmera de alta resolução no retrovisor direito.

Projeção:  Kleber Pinho da Silva

Siga o iG Carros no Instagram !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!