Alguns carros ficam eternizados na memória do público geral por meio da cultura pop, mas foram poucos os momentos em que realmente demos atenção aos modelos nacionais. Costumam citar o Gran Torino, de Clint Eastwood, o Toyota Supra, de Brian O’Connor, ou a Ferrari 250GT California, de Curtindo a Vida Adoidado entre os filmes e séries americanos, mas pouco se fala sobre modelos emblemáticos brasieliros. Como uma breve homenagem, a reportagem do iG elege os cinco carros famosos do Brasil, que poucos dão o devido valor.

LEIA MAIS: Oito carros que roubaram a cena, e mereciam ganhar o Oscar

1 - Monza do Lineu

O Monza do Lineu é o retrato da família média brasileira sobre quatro rodas, entre os carros famosos
Divulgação
O Monza do Lineu é o retrato da família média brasileira sobre quatro rodas, entre os carros famosos

Abrindo a lista dos carros famosos da TV brasileira, ningúem menos que o Monza do saudoso Lineu, interpretado por Marco Nanini. O personagem deixava as noites mais divertidas na releitura de A Grande Família . O programa foi ao ar entre 2001 e 2014, trazendo alguns dos personagens mais carismáticos e queridos da Rede Globo na década. Quem não se lembra de seu Chevrolet Monza, que chegou a ser trocado por um Renault Kangoo quando o personagem abriu uma Pet Shop com o filho, Tuco (Luiz Queiroz).

LEIA MAIS: 5 carros mais famosos do cinema. Confira a lista completa

Tratava-se de um Monza Classic SE 1988/89 na cor bordô, com motor 2.0 de 99 cv e 16,2 kgfm de torque (sim, puxamos a placa no Sinesp). De acordo com o aplicativo de consulta, o modelo que aparece tanto na série quanto no filme de 2007 ainda está ativo.

2 - Ogromóvel do Cabeção

Devido ao público alvo de Malhação, o Ogromóvel é um dos carros famosos que os mais jovens deverão se lembrar
Divulgação
Devido ao público alvo de Malhação, o Ogromóvel é um dos carros famosos que os mais jovens deverão se lembrar

Ainda em clima “global”, lembramos do Ogromóvel do personagem Cabeção (Sérgio Hondjakoff) de Malhação , durante a nona temporada de 2003. Na ocasião, ele e Maumau (Cauã Reymond) compram um carro no ferro velho para impressionar as garotas da escola.

Pelas imagens, imaginamos que seja um Chevrolet Chevette de meados de 1988 ou 89. Os personagens ainda o customizaram, fazendo pinturas bizarras na carroceria. Até os dias de hoje, o Ogromóvel arranca sorrisos dos jovens adultos mais nostálgicos.

3 - Fuscão Preto

Simplesmente um clássico entre os carros famosos, com o Almir, um galã dos anos 80 com blackpower e calças de couro
Divulgação
Simplesmente um clássico entre os carros famosos, com o Almir, um galã dos anos 80 com blackpower e calças de couro

A música “Fuscão Preto” do Trio Parada Dura fez sucesso no início dos anos 80. Tomando isso como base, o diretor Jeremias Moreira Filho se inspirou no fenômeno americano dos carros humanizados (como Herbie) para criar o filme estrelado pela Xuxa. Além de ter sido o primeiro papel principal da apresentadora em um filme, ela também trabalhou na produção. Fuscão Preto foi filmado no interior de São Paulo, nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Espírito Santo do Pinhal.

4 - Brasilia Amarela

Divulgação
"Pelados em Santos" é o clipe mais memorável dos Mamonas Assassinas, e traz um dos carros famosos

Dispensa apresentações! O single “Pelados em Santos” lançou os Mamonas Assassinas ao estrelato em 1995. O mais interessante é que o exemplar que aparece no clipe pertencia ao vocalista Dinho, e foi leiloado em um programa de TV em abril de 1996. De acordo com o G1, o modelo foi levado para o Rio de Janeiro, onde foi apreendida em uma blitz por problemas na documentação.

Seu destino iminente foi o Ferro Velho, onde a VW Brasília dos Mamonas ficou por mais de dez anos. Em 2016, a família de Dinho acabou reaproveitando várias de suas peças para recriar o modelo original, sob o chassi de outra Brasília. Relembre o clipe acima. 

5 - Camaro Amarelo

Depois de ter se transformado em um dos carros famosos, o Camaro Amarelo se tornou um sonho de consumo
Divulgação
Depois de ter se transformado em um dos carros famosos, o Camaro Amarelo se tornou um sonho de consumo

A música “Camaro Amarelo” da dupla sertaneja Munhoz & Mariano encabeçou as paradas musicais de 2013, de acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A letra conta a história de um rapaz que sempre foi desprezado pelas mulheres quando andava de Honda CG, mas que acabou recebendo uma generosa herança de seu pai.

LEIA MAIS:  Camaro Bumblebee aparece diferente em novo filme dos Transformers

O interlocutor ainda diz que ficou rico do dia para a noite, andando igual “patrão” em seu novo Camaro Amarelo. Apesar dos endinheirados terem investido no muscle car , a canção não foi bem recebida pelos executivos da General Motors — que até hoje, não gostam de tocar no assunto.

Os mais entendidos dizem que a música “queimou o filme” do modelo com o público brasileiro, ainda mais sendo tão específico com a cor de lançamento. Entretanto, não há de se negar que está entre os carros famosos mais marcantes na memória do brasileiro, que sonha em um dia poder ter um Camaro Amarelo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!