Lembra da maior parte dos detalhes da indústria automotiva através dos anos? Faça nosso quiz automotivo
Divulgação
Lembra da maior parte dos detalhes da indústria automotiva através dos anos? Faça nosso quiz automotivo

 Você pode ser o maior conhecedor de videogames retrô do seu círculo de amizades, mas com certeza tem um amigo que lembra detalhes de todos os filmes que já assistiu. Quem gosta de música também possui um grande acervo mental sobre os mais diversos gêneros e épocas.

LEIA MAIS: Veja 5 carros híbridos seminovos que podem fazer até 18,9 km/l na cidade

No nosso caso, gostamos de carros, e queremos saber o quanto nossos leitores também estão antenados neste universo. Para tal, preparamos um quiz automotivo com algumas questões bem simples, e outras um tanto quanto complexas para a memória, sobre a indústria brasileira. Será que você é capaz de acertar?

É normal que alguns carros sirvam de origem para outros. Apesar de ser um projeto nacional, nosso Chevrolet Opala tinha um representante fora do país. O fato mais interessante é que até mesmo os europeus acham o nosso modelo mais bonito. Será que você consegue adivinhar qual, entre os modelos acima, deu origem?

A injeção eletrônica surgiu da necessidade de tornar os motores a combustão em alternativas mais sustentáveis e eficientes. O sistema faz com que o motor trabalhe com uma mistura adequada de oxigênio e combustível, reduzindo até mesmo as emissões de poluentes. O primeiro modelo com este sistema no Brasil foi o Gol GTI. Lembra em que ano foi lançado?

Em 1986, a Argentina foi campeã da Copa do Mundo do México, "Top Gun" e "Curtindo a Vida Adoidado" chegaram às telonas de todo o mundo e Alain Prost foi bicampeão mundial de Fórmula 1. Será que você lembra qual era o carro mais vendido do Brasil nessa época?

Ainda durante sua campanha em meados de 1990, Fernando Collor desferiu que os carros brasileiros eram verdadeiras “carroças”, prometendo abrir o mercado para os importados. Para o presidente que deixou o cargo em 1992, isso poderia melhorar a competitividade do mercado e promover o lançamento de produtos mais modernos.

Motores turbo têm muitas vantagens. Entre elas, podemos colocar uma luz sobre a eficiência energética e maior entrega de desempenho. Um claro reflexo do downsizing, que propõe motores menores e mais eficazes para automóveis. Qual dos modelos acima não conta com motor turbo?

Você viu?

LEIA MAIS: Veja 5 hatches aventureiros seminovos por preços até R$ 45 mil

Triste fim para o Ford Fiesta , que será descontinuado assim que a fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP) fechar as portas. O modelo chegou ao Brasil em 1995, importado da Espanha. No ano seguinte, foi nacionalizado, sendo produzido até 2019. Quantas gerações o modelo teve neste período?

Apesar da modernização das linhas de montagem, ainda temos alguns “dinossauros” em linha no Brasil. O mais antigo entre eles foi lançado em 1997, inaugurando uma categoria inédita. Será que você consegue adivinhar qual?

Os novos propulsores 1.0 são alguns dos mais modernos do mercado. Além do turbocompressor, contam com três cilindros que, em tese, melhoram a entrega do torque por conta do volume interno. Mas alguns carros ainda aparecem com motores antiquados. Você consegue adivinhar qual entre estes sedãs é o mais lento do Brasil? Uma dica: ele vai de 0 a 100 km/h em longos 16,5 segundos.

Em tempos de gasolina cara, investir em um modelo gastão é assinar o cartão de fidelidade do posto da esquina. As coisas estão melhorando, mas alguns carros beberrões ainda aparecem como modelos zero quilômetro nas concessionárias. Qual é o destaque entre eles?

LEIA MAIS: Confira os 5 melhores SUVs médios que dirigimos nos últimos anos

Precisamos de mais carros como o Renault Sandero RS no Brasil, Trata-se de um esportivo legítimo e que cabe no bolso! Por sorte, a Volkswagen está para lançar uma versão esportivada do Polo GTS, resgatando a sigla do antigo Gol dos anos 90. Mas você lembra qual é a potência do Sandero RS?

Quantas questões você acertou no quiz automotivo ? Compartilhe com a gente nos comentários.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!