Os utilitários esportivos já representam 25% do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil. Entre as categorias em que se subvidivem, a dos modelos médios é uma das que têm mais prestígio. Nos últimos três anos, a reportagem de iG Carros teve a oportunidade de experimentar alguns dos melhores SUVs.
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Na lista abaixo, escolhemos os 5 modelos SUVs médios que mais gostamos. levando em consideração itens como conforto, espaço, desempenho, nível de sofisticação, entre outros aspectos que são levados em conta na hora da compra. Confira a lista dos melhores SUVs que dirigimos ultimamente.
1 - Kia Sportage - a partir de R$ 137.990
Estamos falando de um SUV com ótima posição de dirigir, combinado aos ajustes elétricos do banco do motorista e altura e profundidade do volante.
Por dentro, destacamos o novo volante, quadro de instrumentos e saídas de ventilação - que foram repaginadas por conta da nova central multimídia. O freio de estacionamento que era no pé foi integrado ao console central.
O Kia Sportage tem a força de seu 2.0 de quatro cilindros, com 156 cv de potência e 19,2 kgfm de torque. Os números são suficientes para andar com o SUV de 1.500 kg na cidade, mas poderia ser mais ágil em subidas ou retomadas. De acordo com a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h.
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De acordo com dados fornecidos pelo Inmetro, o Kia faz 6 km/l de etanol na cidade e 7,5 na estrada, ante 5,5 km/l e 7,2 km/l do Compass, respectivamente. E o tanque do Sportage é bem maior, o que acaba rendendo um pouco mais de autonomia (465 km, conforme a fabricante).
2 - Jeep Compass Limited Flex - (a partir de R$ 142.490)
O Jeep Compass Limited Flex 2019 ganhou sistema que detecta uma vaga e ajuda a estacionar, girando o volante de um lado para o outro para fazer a baliza, restando ao motorista apenas a controlar o movimento do carro com os freios.
Além disso, o carro recebeu partida remota pela chave, o que é útil para ligar o ar-condicionado, evitando o desconforto de ter que entrar no carro que ficou parado sob sol quente por algum tempo.
O que poderia melhorar no Compass Limited 2.0 Flex é a força do motor nas primeiras marcações do contagiros. Até 3.000 rpm, o carro esboça apenas uma reação bem discreta. Apenas a partir desse patamar é que começa a ganhar fôlego.
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De acordo com os números do Inmetro, o SUV faz 6,1 km/l de etanol na cidade e 7,5 km/l na estrada. E o tanque de 60 litros não é dos maiores, o que acaba deixando a autonomia apenas razoável. Teoricamente, de cerca de 360 km na cidade e 450 km na estrada, com etanol.
3 - Toyota RAV4
O que faria uma pessoa comprar o SUV da Toyota? Depois de enfrentar alguns quilômetros na cidade e na estrada, dá para concluir que seriam os mesmos motivos que levariam alguém a optar pelo Corolla no lugar do Civic, em uma comparação simples.
O painel é simples e seu habitáculo, como um todo, foi feito para a praticidade e não para uma exibição artística. Alguns comandos poderiam estar mais bem posicionados, o que os deixaria mais fáceis de serem acionados.
A central multimídia de sete polegadas não tem o melhor dos toques e algumas funções que deveriam estar no menu principal parecem escondidas. Mas o bom porta-malas de 547 litros é suficiente para levar a bagagem de uma família com dois filhos sem nenhum aperto.
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O motor 2.0 entrega apenas 145 cv e 19,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. Aliado ao câmbio automático CVT, que simula sete marchas, o RAV4 acelera de 0 a 100 km/h em longos 12,6 segundos. O gerenciamento, por outro lado, é inteligente o suficiente para reduzir as marchas em ultrapassagens. Bem escalonada, a caixa automática é uma das responsáveis pelo bom consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
4 - Chevrolet Equinox
Não é que o Chevrolet Equinox Premier (R$ 149.900) aparece como uma grata surpresa? Feito sobre a mesma base do Cruze e com motor 2.0, turbo, o carro provou que vai além de levar as crianças à escola ou marcar presença no shopping.
A tração integral também ajuda a tornar a viagem mais animada ao pisar no acelerador, distribuindo bem os 262 cv de potência e os nada desprezíveis 37 kgfm de torque a 4.500 rpm. Ouse a pressionar no pedal da direita com vontade e o Chevrolet Equinox dispara como um esportivo empolgante, inclusive, deixando um ronco grave no ar.
Pois é, meu amigo, que tal um SUV de 1.693 kg conseguir fazer de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos? Nada mau. Entretanto, o SUV também mostrou que tem outras qualidades além do bom desempenho. Por outro lado, a distância livre do solo um tanto baixa acaba fazendo a parte de baixo do para-choque raspar em valetas, lombadas e rampas com certa facilidade.
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E para um carro com tanta potência e bom porte, o tanque de 59 litros acaba limitando um pouco a autonomia, em torno de 590 quilôletros considerando o consumo médio de 10 km/l de gasolina na estrada, de acordo com o Inmetro, que também diz que o carro faz 8,4 km/l na cidade.
5 - Peugeot 5008
O modelo da marca francesa é marcado pelo estilo arrojado, mas conta com soluções sofisticadas que nem sempre dão certo. Como os controles climáticos integrados ao sistema multimídia, a situação acaba ficando mais complicada.
Mas há outros itens que agradam, como o carregador de celular por indução. O popular cockpit digital também está disponível e pode ser configurado de várias maneiras, de acordo com o gosto do freguês.
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A posição de dirigir vai depender do gosto do cliente, pois o 5008 aposta em um ponto H (que determina a altura da base do assento) mais baixo e esportivo. Além disso, o volante multifuncional achatado é pequeno, fazendo com que o motorista observe o painel de instrumentos por cima.
O bom gerenciamento de câmbio faz com que o Peugeot 5008 seja mais elástico na cidade, ainda que falta um pouco mais de força. São razoáveis 25,5 kgfm a meros 1.400 rpm, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em mediados 10,5 segundos. Além disso, o acerto de suspensão também é um ponto a favor do modelo francês, sendo mais rígido e estável. Entretanto, o 5008 pode ser incluído a lista dos nossos melhores SUVs .