O filme britânico “Um Golpe à Italiana” (1969) é mais conhecido pela cena de perseguição envolvendo os Mini Cooper . Mas um Lamborghini Miura P400, que aparece logo no início da película e era considerado perdido, foi localizado pelo fabricante italiano após uma busca de várias décadas.
LEIA MAIS: Os 10 carros clássicos mais incríveis que foram esquecidos pelos proprietários
O Lamborghini Miura de chassi 3586 foi um dos dois carros cedidos pelo fabricante para a produção. Um deles, já danificado, foi destruído nas gravações. Já o 3586 foi usado nas cenas de estrada e escapou ileso. Devolvido para a Lamborghini, acabou vendido como um carro comum pela empresa, que então perdeu o rastro do exemplar.
Você viu?
LEIA MAIS: Corvette Stingray C3: sonho de 40 anos se torna realidade no Brasil
Somente alguns anos após a estreia de “Um Golpe à Italiana” é que entusiastas começaram a caçar o Miura que aparece no filme. Vários colecionadores afirmavam ter o carro do filme, mas o mistério só começou a ser resolvido no ano passado.
LEIA MAIS: Veja 5 jogadores de futebol que curtem carros clássicos
Após comprar um Miura, um colecionador de Liechtenstein decidiu enviar o esportivo para a Lamborghini, pedindo ao fabricante que certificasse se o carro de chassi 3586 foi o exemplar usado em “Um Golpe à Italiana”. O trabalho de investigação incluiu buscas nos arquivos da empresa e também entrevistas com ex-funcionários envolvidos no processo de empréstimo do Miura.
Um dos esportivos mais empolgantes dos anos 1960, o Lamborghini Miura P400 usa um motor 3.9 V12 de 350 cv. Foram produzidas 275 unidades do modelo entre 1966 e 1969.