Tamanho do texto

Exemplar de chassi 3586 foi certificado pelo fabricante como o carro usado nas filmagens de "Um Golpe à Italiana" (1969)

Motor Show

Lamborghini Miura
Divulgação
Um dos tópicos que mais chamam atenção neste Lamborghini Miura é o estado de conservação.

O filme britânico “Um Golpe à Italiana” (1969) é mais conhecido pela cena de perseguição envolvendo os Mini Cooper . Mas um Lamborghini Miura P400, que aparece logo no início da película e era considerado perdido, foi localizado pelo fabricante italiano após uma busca de várias décadas.

LEIA MAIS: Os 10 carros clássicos mais incríveis que foram esquecidos pelos proprietários

O Lamborghini Miura de chassi 3586 foi um dos dois carros cedidos pelo fabricante para a produção. Um deles, já danificado, foi destruído nas gravações. Já o 3586 foi usado nas cenas de estrada e escapou ileso. Devolvido para a Lamborghini, acabou vendido como um carro comum pela empresa, que então perdeu o rastro do exemplar.

LEIA MAIS: Corvette Stingray C3: sonho de 40 anos se torna realidade no Brasil

Somente alguns anos após a estreia de “Um Golpe à Italiana” é que entusiastas começaram a caçar o Miura que aparece no filme. Vários colecionadores afirmavam ter o carro do filme, mas o mistério só começou a ser resolvido no ano passado.

LEIA MAIS: Veja 5 jogadores de futebol que curtem carros clássicos

Após comprar um Miura, um colecionador de Liechtenstein decidiu enviar o esportivo para a Lamborghini, pedindo ao fabricante que certificasse se o carro de chassi 3586 foi o exemplar usado em “Um Golpe à Italiana”. O trabalho de investigação incluiu buscas nos arquivos da empresa e também entrevistas com ex-funcionários envolvidos no processo de empréstimo do Miura.

Um dos esportivos mais empolgantes dos anos 1960, o Lamborghini Miura P400 usa um motor 3.9 V12 de 350 cv. Foram produzidas 275 unidades do modelo entre 1966 e 1969.