Tamanho do texto

Estudo da KBB Brasil aponta que o Toyota Yaris foi o campeão de valorização entre janeiro e junho. Confira a lista completa e detalhes dos modelos

Com os preços nas alturas e a economia andando em passos de tartaruga no Brasil, um dos fatores que acabam influenciando na decisão de compra é o índice de desvalorização. Assim, vale a pena saber quais são os modelos que menos perdem valor com o passar do tempo. De acordo com o estudo da KBB Brasil, no primeiro semestre do ano, entre os hatches que menos perderam valor, Toyota Yaris é o principal destaque, por ter perdido apenas 3,01% do preço de tabela no período.

LEIA MAIS: Comprou, perdeu: Veja os carros que mais desvalorizam logo ao sair das lojas

A KBB Brasil diz que o estudo levou em conta mais de 400 versões de modelos novos vendidos no País. Entre os fatores que influenciam na perda do valor destacam-se custos de manuntenção, atendimento na rede de concessionários, durabilidade, eficiência do conjunto, entre outros. Acompanhe a seguir os 5 hatches que menos perderam valor no  primeiro semestre .

 1 – Toyota Yaris – 2,01% de desvalorização

Toyota Yaris vermelho arrow-options
Divulgação
Toyota Yaris tem confiabilidade mecânica e economia de combustível entre seus principais aliados


O modelo da marca japonesa tem algumas qualidades que começam com o conjunto mecânico confiável e eficiente. No caso da versão 1.3 o motor rende até 101 cv e 12,9 a 4.000 rpm e conta com variador de fase tanto na admissão quanto no escape. Pode funcionar com câmbio manual de seis marchas ou automático CVT, o mesmo do Corolla, um dos melhores do segmento.

Ainda entre os destaques do Yaris está a suspensão que consegue absorver bem as irregularidades do piso e manter o carro equilibrado nas curvas dentro da proposta de modelo familiar, sem pretensões esportivas. O baixo nível de ruído também é ponto a favor do hatch compacto que precisaria apenas ter uma central multimídia mais fácil de usar e eficiente entre os pontos a serem melhorados.

 2 – VW Golf – 2,27% de desvalorização

VW Golf prata arrow-options
Divulgação
VW Golf tem apenas a versão GTI à venda, mas tem qualidades para estar entre os hatches que menos perdem valor




Com a invasão dos SUVs no mercado, os hartches médios quase sucumbiram, entre os quais o Golf, que tem apenas a versao GTI vendida atualmente, antes da chegada do híbrido GTE, previsto para novembro. De qualquer forma, o modelo sempre foi um dos melhores modelos do segmento, com o conjunto bem acertado e boa segurança entre os destaques.

LEIA MAIS: aiba quais são os 5 compactos mais econômicos até R$ 45 mil

São várias as qualidades do Golf, que começam com o desmepenho e continuam com a ergonomia e os equipamentos eficientes, entre os quais a central multimídia com tela de alta resolução e funcionamento intuitivo. A solidez da estrutura, o espaço interno e as questões da eficiência energética e da confiabilidade mecânica também contam a favor.

3 – VW Fox – 2,65% de desvalorizacão

VW Fox prata arrow-options
Divulgação
Volkswagen Fox já é veterano, mas tem predicados suficientes para fazer parte da lista dos hatches que menos desvalorizam

 O veterano da marca alemã também aparece na lista com algumas das qualidades do Golf, como a confiabilidade mecânica e a robustez do conjunto. Atualmente o hatch compacto é vendido apenas com motor 1.6 EA 111, de 104 cv, que começa a sentir o peso da idade mas mantém a compostura, de fácil manutencão e boa resistência ao desgaste. 

Nas apenas duas versões que restaram hoje em dia (Conbect e Extreme) o carro bem bem equipado e boma relação entre custo e benefício. Entre outros itens, há central multimídia, ar-condicionado, volante multifuncional, rodas de liga-leve, sensores no para-choque traseiro, entre outros equipamentos. 

4 – Mercedes Classe A – 3,23% de desvalorização

Mercedes Classe A prata arrow-options
Divulgação
Mercedes-Benz Classe A é um dos únicos hatches compactos do segmento premium à venda no Brasil hoje em dia

 Um dos únicos hatches do segmento premium que sobraram no Brasil, o modelo da marca da estrela de três pontas tem entre os destaques o conjunto mecânico moderno, o que inclui motores com injeção direta e turbo. A suspenseo traseira é do tipo multibraço e ajuda a manter boa estabilide nas curvas, mesmo perto do limite de aderência. No caso da versão 250 Vision, avaliada pela reportagem de IG Carros, o 2.0 rende 224 cv e bons 35 kgfm a meros 1.800 rpm.

A central multimídia com tela de altíssima resolucão também está entre os principais destaques do carro, bem como o estilo arrojado da nova geração, que acaba de ganhar a  configuracão sedã no Brasil. Um dos recursos mais interessante é o que permite “conversar” com o carro por meio de comandos de voz. 

5 – Chery QQ – 3,96% de desvalorização

Chery QQ arrow-options
Divulgação
Chery QQ é o carro mais barato à venda no Brasil atualmente, custando a partir de R$ 24.990

 O carro mais barato do Brasil fica na quinta posução entre os carros que menos perderam valor no primeiro semestre, conforme o estudo da KBB Brasil. Mas é bom saber que a simplicidade impera no subcompacto. Portanto, não espere nenhuma dose de sofisticação ou requinte. Por isso, a versão mais recomendável é a mais equipada, com ar-condicionado e direção assistida.

LEIA MAIS: Veja os 5 hatches compactos mais fáceis e baratos de consertar no Brasil

O bom da história é que o visual do QQ agrada, com boa área envidraçada, cantos arredondados e detalhes que mostram certo arrojo, como as maçanetas das portas traseiras embutidas nas colunas. O motor mais eficiente é o 1.0, de três cilindros, de 10,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. Conforme o Inmetro, o carrinho faz 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, outro fator que contribuiu para o modelo estar entre os hatches que menos perderam valor no primeiro semestre.