Mustang
Divulgação
O Mustang é um entre os esportivos americanos que custam o mesmo que modelos compactos nacionais

Em uma das matérias mais lidas deste ano, fizemos uma comparação entre os custos de manter um carro no Brasil e nos Estados Unidos. A disparidade se mostrou em tópicos como valor de venda (considerando o salário mínimo), manutenção, impostos, financiamento e qualidade das ruas. De fato, comprar e manter um automóvel no Brasil pareceria quase impossível aos olhos de um brasileiro.

LEIA MAIS: Comparamos os custos de se manter um carro no Brasil e nos Estados Unidos

Em mais uma lista comparativa, a reportagem do iG Carros elege 5 modelos compactos do Brasil que custam o mesmo que supercarros nos Estados Unidos. Veja como o seu carro poderia ser bem melhor, considerando a conversão direta.

1 - Honda HR-V EX e Chevrolet Camaro 1LT

O que você compraria com R$ 100 mil na sua cidade? Provavelmente um sedã médio ou SUV compacto como o Honda HR-V em sua versão EX (R$ 101.700). Bem, o modelo mais barato do Camaro nos Estados Unidos, o 1LT, parte de exatos US$ 25 mil, ou R$ 101.132 em uma conversão direta para a nossa moeda.

A versão de entrada do Camaro tem o mesmo motor 2.0 de 275 cv de potência que equipa o nosso Chevrolet Equinox, com câmbio manual de seis velocidades e tração traseira. Apesar do visual conservador, continua sendo um esportivo de respeito se compararmos com o HR-V 1.8, de 139 cv de potência e câmbio CVT de sete marchas. Você trocaria?

2 - Suzuki S-Cross 4STYLE e Dodge Charger SXT

O S-Cross foi um dos melhores SUVs que andamos este ano, mas o preço cobrado pela Suzuki acabou sendo o entrave da avaliação. Sua versão mais barata pode ser adquirida por R$ 115.490 nas concessionárias. Com um pouco mais de investimento, você poderia levar a versão de entrada do Dodge Charger que é vendida por US$ 29.470, ou R$ 119.214.

LEIA MAIS: Veja 5 carrões de YouTubers brasileiros

Abaixo do capô, o Charger SXT traz um respeitável motor V6 capaz de entregar 260 cv de potência. Desde sua versão básica, o esportivo americano conta com transmissão automática de oito velocidades. Por mais que o motor 1.4 turbo de 146 cv do S-Cross seja um dos grandes destaques do SUV, não dá para competir com o sedã de luxo na comparação dos valores.

3 - Ford EcoSport Storm e Ford Mustang Fastback

Neste terceiro tópico, optamos por colocar dois carros da mesma marca para o embate. No Brasil, o EcoSport Storm com tração 4x4 é vendido por R$ 103.390 na categoria dos SUVs. Enquanto isso, na América do Norte, o ícone Ford Mustang parte de R$ 26.600, ou R$ 107.604 em uma conversão simples.

A versão de entrada do Mustang Fastback traz motor 2.3 Ecoboost, capaz de desenvolver 310 cv de potência com a transmissão manual de seis velocidades. O EcoSport, por outro lado, traz o nosso conhecido 2.0 de 176 cv de potência e câmbio automático de seis marchas. Qual seria a sua escolha?

4 - VW T-Cross Comfortline e Fiat 124

Cheio de tecnologia, o T-Cross acaba saindo bem caro no mercado brasileiro. Ainda mais considerando a versão Comfortline 1.0 que pode custar R$ 103.340 com alguns opcionais e pintura metálica. Nos Estados Unidos, a Fiat oferece o cupê esportivo 124 por US$ 25.600, ou R$ 104 mil em uma conversão simples.

Abaixo do capô, o esportivo italiano traz motor 1.4 turbo com veneno de Abarth, capaz de desenvolver 160 cv de potência com o câmbio automático de seis velocidades. Sem dúvida, é um dos carros mais legais da Fiat em todo o mundo. O T-Cross, por sua vez, tem o mesmo motor 1.0 turbo de 128 cv de potência do Polo, com transmissão automática de seis velocidades.

5 - Jeep Renegade Limited e VW Golf GTI

Fechamos a lista com um dos grandes destaques na categoria dos SUVs compactos. O Jeep Renegade pode ser encontrado nas lojas por R$ 110 mil, em sua versão Limited 1.8. Da mesma forma, o tão desejado e inacessível Golf GTI custa US$ 27.300 nos Estados Unidos, ou R$ 111.124 na conversão.

LEIA MAIS: Conheça 5 modelos seminovos que não compraríamos

O GTI dos Estados Unidos é praticamente idêntico ao nosso, com motor 2.0 de 230 cv de potência e câmbio automatizado de dupla embreagem do tipo DSG. O Renegade, por sua vez, tem o antiquado motor 1.8 da família e.Torq, desenvolvendo 139 cv de potência com transmissão automática de seis marchas entre os SUVs compactos .

    Veja Também

      Mostrar mais