Num mundo em que hatches compactos partem de R$ 50 mil e podem beirar os R$ 80 mil nas versões mais equipadas, é difícil de imaginar que este preço era cobrado por modelos médios há pouco tempo - como Golf, Cruze e i30. O montante que era necessário para comprar um Corolla em 2013 mal pode pagar um Yaris Sedan cinco anos depois. Neste cenário, ficou muito difícil fazer uma lista de melhores carros como essa.
LEIA MAIS: 5 carros que mudaram pouco na linha 2020 e mesmo assim ficaram mais caros
A reportagem do iG Carros elege os 5 melhores carros que valem a pena até R$ 70 mil, sem repetir marcas e abrangendo a maior quantidade de categorias. Acompanhe a seguir.
1 - Renault Sandero R.S - R$ 69.690
Unanimidade em nossa redação, o Renault Sandero R.S. é um dos carros mais legais que o dinheiro pode comprar por R$ 69.690. Dentro de sua linha, representa menos de 1% no mix de vendas entre todos os Sanderos disponíveis (incluindo o Stepway). Talvez esse tenha sido o motivo do hatchback esportivo não ter recebido os novos faróis com assinatura em LED, mas continua sendo uma boa compra.
Na linha 2020, o câmbio manual de seis marchas continua bem escalonado, com um arranjo de trambulação que permite engates curtos, precisos e macios. Seu casamento com o motor 2.0 de 150 cv, e 20,9 kgfm é uma eterna lua de mel. A transmissão consegue extrair o que há de melhor no Sandero, ainda mais com a boa relação peso/potência de 7,7 kg/cv. Um hatchback divertido para poucos e bons.
2 - Volkswagen Virtus 1.6 MSI - R$ 68.415
A briga é boa entre os sedãs compactos, mas o Virtus se destaca na comparação com Cronos, Yaris e Cobalt. Escolhemos o modelo base, MSI, que parte de R$ 65.450 e chega a R$ 68.415 com o pacote Interatividade, que inclui central multimídia com espelhamento do celular, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 15.
O motor 1.6 da família MSI desenvolve 117 cv de potência a 5.750 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4.000 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Um dos destaques do Virtus é o porta-malas de bons 521 litros e o entre-eixos de 2,65 metros que garante bom espaço para os ocupantes do banco traseiro.
3 - Toyota Yaris 1.3 XL Plus Tech CVT - R$ 69.990
Quer um hatchback automático? Recomendamos o Toyota Yaris 1.3 na versão XL e com o pacote de equipamentos Plus Tech. Além da transmissão automática do tipo CVT, o modelo conta com assistente de partida em rampa, faróis com regulagem de altura e o sistema Toyota Play que foi atualizado com as conectividades para Android e iOS.
Você viu?
LEIA MAIS: Veja os 5 seminovos que menos perderam valor em 2019
Com motor 1.3, o Yaris desenvolve 101 cv e 12,9 kgfm de torque. Para um hatch compacto, o porta-malas de 310 litros está acima da média. O grande chamariz do Yaris hatch é o consumo de combustível: faz 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, além de 13,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina.
4 - JAC T40 1.5 - R$ 67.490
O JAC T40 entra para a lista pelo status de SUV mais barato do Brasil. Apesar do preço, o modelo chinês aposta em um pacote mais luxuoso que seus principais rivais, contando com acabamento metalizado c old-touch , revestimento macio em parte do painel e detalhes em preto brilhante. Além disso, conta com central multimídia e câmera frontal de segurança.
A motorização 1.5 pode entregar 127 cv de potência a 6.000 rpm e 15,7 kgfm de torque a 4.000 rpm, com câmbio manual de cinco velocidades. Apesar de compacto, o porta-malas é digno de rivais maiores, com 450 litros. Um carro honesto pelo preço.
5 - Peugeot 2008 Allure - R$ 69.990
Quando a Peugeot renovou a linha 2008, acabou com as opções manuais. O preço não subiu, e o SUV manteve a competitividade na categoria. Apesar de simples, o 2008 conta com piloto automático e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. Por R$ 69.990, é um bom negócio.
LEIA MAIS: Veja 5 maneiras de gastar menos com seguro e manutenção do seu carro
O modelo preserva o conhecido 1.6 aspirado de 122 cv de potência a 5.800 rpm e 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com câmbio de seis marchas. O porta-malas tem 355 litros. Além do pacote competitivo, o proprietário do 2008 ainda recebe diversas regalias nas oficinas da Peugeot. De acordo com a presidente da marca, Ana Theresa Borsari, o cliente que não estiver satisfeito com o serviço não paga.