Conheça a nova geração do OnStar, que agora intervém no carro em caso de roubo

Além de controlar o carro remotamente, ganha novas funções para assegurar e socorrer após acidentes. Por outro lado, perde algumas comodidades

Foto: Divulgação
Nova geração do sistema OnStar é capaz de interagir com a central multimídia e com os comandos do carro

A Chevrolet disponibiliza o sistema OnStar, plataforma da marca que oferece serviço remoto de auxílio ao condutor. Muitos já o conhecem dos modelos antigos, mas eis que a nova geração já está em uso para os novos Onix e Cruze — modelos com a maior demanda pela tecnologia, de acordo com a marca. Se o carro for 2018 ou anterior, o serviço antigo estará sempre disponível. Para os demais modelos 2019 em diante, a fabricante vai implementar o novo OnStar gradualmente, pelo que apurou a redação do iG Carros.

LEIA MAIS: Manual do proprietário é item em extinção?

Mas o que mudou de uma geração para a outra? Para os modelos até 2018, o serviço concierge faz parte do pacote, o que permite o condutor perguntar literalmente o que quiser. Entre as mais realizadas, estão se o Palmeiras tem mundial, qual é a previsão do tempo e o horóscopo, segundo os atendentes do serviço. Infelizmente, isto já não está mais incluído na nova geração do serviço OnStar , limitando-se apenas ao aplicativo myChevrolet — apesar da plataforma nos ter afirmado que o condutor ainda poderá ter as suas perguntas respondidas.

Foto: Divulgação
Novidades vêm acompanhadas da nova geração da central MyLink, que equipam Onix e Cruze até o momento

Entretanto, o maior destaque da novidade é a integração com os sistemas do carro em si. Por exemplo: ao perguntar sobre um restaurante, além de oferecer sugestões, os atendentes inserem a rota de maneira remota na central multimídia. Entretanto, agora o foco do novo serviço está nos novos recursos.

LEIA MAIS: Veja as primeiras impressões ao volante do novo Chevrolet Onix Plus

Entre eles, o rastreamento do veículo em tempo real, que em caso de acidente, os atendentes da plataforma contactam as autoridades, os serviços de emergência e resgate. Algo que não estava disponível anteriormente, e ainda não está para carros 2018 ou anteriores, é o auxílio à terceiros, que a fabricante chama de “bom samaritano”.

Carro fantasma

Já em caso de roubo ou furto, o OnStar poderá, com a autorização do proprietário — que terá entrado em contato via telefone ou aplicativo — intervir nos comandos do carro, desacelerando-o e até desligando a ignição. E como sempre, mantendo contato com as autoridades. Essa função tem tudo para reduzir os custos ao fechar um seguro, e segundo observou a plataforma, muitos clientes com direito a esse recurso alegam nem ter mais cobertura para roubo e furto.

LEIA MAIS: Conheça as 5 melhores centrais multimídia do Brasil

Como se não bastasse, tanto o serviço remoto, quanto o próprio dono do Chevrolet — poer meio do aplicativo da OnStar para o celular — pode travar e destravar as portas à distância, acender e apagar as luzes, buzinar e outras funções. Isso pode ser bastante útil para achar o carro, ou destravá-lo em caso de trancamento das portas com a chave dentro.

Foto: Divulgação
Demais funções estão disponíveis no aplicativo

Apesar de tudo isso, apuramos que o que muitos fazem é simplesmente ligar para o OnStar para conversar. Tão útil para quem é suscetível a dormir ao volante, quanto para alguém em apuros, precisando de uma testemunha ou à espera de um resgate. Ou para quem está apenas entediado mesmo.

LEIA MAIS: Xiaomi, marca de celular, lança SUV médio que custa o equivalente a R$ 52 mil

Vale lembrar que, no meio disso tudo, há uma função de privacidade, onde o proprietário escolhe ocultar as informações do carro à plataforma. Mas, nesse caso, eles serão avisados sempre que o carro acusar uma situação de acidente, como um forte impacto ou acionamento dos airbags.

São três planos do OnStar disponíveis: O Plano SAFE (R$ 54,90 mensais), com proteção e assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. O Plano PROTECT (R$ 69,90 mensais), que Inclui todos os benefícios do plano SAFE e ainda serviços para situações de emergência. E, por fim, o Plano EXCLUSIVE (R$ 79,90 mensais), com direito a todos os serviços, inclusive a função de conectividade com a central multimídia do carro.