Manual do proprietário pode desaparecer nos próximos anos? Veja as soluções
Cauê Lira/iG Carros
Manual do proprietário pode desaparecer nos próximos anos? Veja as soluções

Desde a popularização dos aparelhos GPS e, posteriormente, os apps de navegação como Waze e Google Maps, o porta-luvas têm ficado cada vez mais espaçoso. O grande guia de ruas que continha a catalogação de todos os logradouros da cidade saiu da realidade para entrar na história, desocupando espaço útil - e o mesmo deverá acontecer com outro livreto de bordo: o manual do proprietário.

LEIA MAIS: Conheça 5 aplicativos que deixarão sua vida no carro ainda mais fácil

No mundo em que pedimos táxi, comida e fazemos as compras da casa por aplicativos como Uber e Rappi, é natural que as fabricantes busquem novas soluções para modernizar o antiquado - e constantemente ignorado - manual do proprietário . Falaremos hoje de três soluções propostas por Volkswagen, Nissan e Ford, mostrando que o livreto está no fim dos seus dias.

A primeira iniciativa para a modernização da experiência do manual do proprietário no Brasil partiu da Volkswagen. A marca alemã lançou o chamado “manual cognitivo”, que utiliza a inteligência artificial para facilitar a experiência do usuário.

O app da VW aceita mais de dez mil perguntas diferentes, levando em consideração as amplas variações de vocabulário e sotaques do público brasileiro. Ao perguntar, por exemplo, como trocar a lâmpada do farol, o app mostrará um passo a passo ilustrado para facilitar ainda mais o entendimento.

A Volkswagen se preocupou com soluções bem intuitivas. Se o motorista não souber o significado de uma luz que acendeu no painel, basta abrir a câmera do aplicativo e tirar uma foto para a identificação rápida. Os processos são conduzidos 100% do tempo pela inteligência artificial.

Uma vez que o cliente baixar o manual do carro, não precisará acessar a internet para tirar suas dúvidas,  a menos que queira utilizar o recurso de inteligência artificial para localizar uma informação específica.

Você viu?

LEIA MAIS: Confirmado no Brasil, preços do novo Nissan Versa são revelados nos EUA

Conforme apurado pelo iG Carros, o novo manual digital da Volkswagen compreende apenas a nova linha de veículos lançados a partir de 2017 - ou seja, Polo, Virtus, T-Cross, Tiguan e Jetta, excluindo Up! e Gol. A Nissan decidiu inovar, e lançou o manual do proprietário digital também para modelos fora de linha. Portanto, se você tem um Livina, Parthfinder ou Tiida, poderá fazer o download do PDF no site oficial da marca.

A Nissan oferece manual para modelos que já saíram de linha, como Pathfinder, Livina e 350Z
Divulgação
A Nissan oferece manual para modelos que já saíram de linha, como Pathfinder, Livina e 350Z

Nenhuma das marcas abandona o manual convencional, mas a Nissan já começou a diminuir o tamanho do livro nos modelos 2020, focando nas informações mais importantes e urgentes. A partir de agora, os manuais físicos se tornaram livretos de 48 páginas.

FordPass: a nova investida da Ford entre os aplicativos de assistência ao proprietário
Divulgação
FordPass: a nova investida da Ford entre os aplicativos de assistência ao proprietário

A Ford aproveitou a Campus Party SP de 2018 para apresentar o “FordPass”, novo aplicativo que visa conectar a marca aos clientes com mais facilidade. Apesar de não contar com manual integrado, há um canal de comunicação via telefone, chat ou e-mail com a assistência 24 horas para a solução de problemas e dúvidas a respeito de qualquer assunto ligado ao veículo. 

LEIA MAIS: Ford apresenta novo aplicativo de assistência e serviços

É questão de tempo até que todas as fabricantes tenham aplicativos com o manual do proprietário . Além de facilitar o acesso dos clientes, eles melhoram a comunicação com a montadora - alto interessante para a oferta de serviços.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!