Fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), que ainda não tem futuro definido oficialmente
Divulgação
Fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), que ainda não tem futuro definido oficialmente

Seguindo o comunicado de encerramento divulgado em fevereiro, a Ford anuncia o fim da produção de caminhões da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com a descontinuação da linha, 600 funcionários foram demitidos hoje (30). Único veículo fabricado no complexo, o hatchback Fiesta já está fora de linha desde fevereiro. De acordo com a marca, as negociações da venda do complexo para o Grupo CAOA estão em andamento, mas ainda não foram concluídas.

LEIA MAIS: Volkswagen confirma produção do Tarek para o final de 2020 na Argentina

“Em nome da Ford , quero agradecer aos funcionários de São Bernardo pelo seu profissionalismo e dedicação durante vários anos”, disse Lyle Watters, presidente da marca na América do Sul. “Mesmo após o anúncio feito em fevereiro, eles nunca deixaram de cumprir com suas obrigações, produzindo produtos de altíssima qualidade e cuidando da segurança.”

Ao longo dos 52 anos, a fábrica de São Bernardo do Campo foi responsável pela produção de modelos de sucesso, como Escort, Corcel, Del Rey, Ka e Fiesta. Antes da marca americana assumir o complexo em 1968, a fábrica era propriedade da Willys Overland do Brasil.

Camaçari ganhou importância

Com a produção de Ka e EcoSport na Bahia, fábrica de São Bernardo do Campo perdeu importância
Divulgação
Com a produção de Ka e EcoSport na Bahia, fábrica de São Bernardo do Campo perdeu importância

Em 2001, a Ford inaugurou a fábrica de Camaçari na região metropolitana de Salvador (BA). Fruto do investimento de US$ 1,2 bilhão, o complexo industrial ficou responsável pela fabricação do principal produto da marca nos últimos quinze anos: o EcoSport, SUV mais vendido do país por mais de dez anos.

LEIA MAIS: Veja 5 picapes intermediárias que serão lançadas no Brasil até 2025

Você viu?

Quando o Ka mudou de geração em 2015, sua produção também foi transferida de São Bernardo do Campo (SP) para Camaçari (BA), deixando a fábrica paulista restrita à produção do Fiesta e veículos pesados.

Negociação com a CAOA

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, gerencia as operações de Hyundai, Chery e Subaru no Brasil
Divulgação
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, gerencia as operações de Hyundai, Chery e Subaru no Brasil

No começo de setembro, o confirmou a compra da fábrica da Ford. O anúncio do negócio foi feito pelo governador do Estado, João Doria, e por representantes do grupo brasileiro e da montadora americana.

O anúncio, entretanto, não foi conclusivo, e o negócio voltou a entrar na incerteza. De acordo com o Estadão, há um “impasse político” complicando a negociação, uma vez que o governo teria se comprometido com alguns tópicos, mas acabou recuando com a decisão. Atualmente, o Grupo CAOA possui duas fábricas no Brasil, em Anápolis (GO) e Jacareí (SP), atendendo operações de Hyundai, Chery e Subaru.

Ford busca reestruturação

Ford Territory será o novo SUV médio da marca, contra Compass, Tiguan e Sportage
Divulgação
Ford Territory será o novo SUV médio da marca, contra Compass, Tiguan e Sportage

A Ford passa por um processo de reestruturação em todo o mundo, abandonando mercados não-lucrativos e fechando fábricas que produzem veículos de baixa demanda. Foi o caso dos complexos industriais de Bordeaux e Blanquedort (França), além da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Alternativas para conter a crise global já estão sendo executadas. Nos Estados Unidos, a marca pretende abandonar os segmentos dos hatchbacks, sedãs e utilitários comerciais. Neste caso, modelos como Fiesta, Focus, Fusion e Taurus estão condenados para dar lugar ao portfólio composto apenas por SUVs, picapes e o Mustang.

LEIA MAIS: Ford Territory tem chegada confirmada no Brasil

No Brasil, a primeira estratégia será o lançamento de um SUV na categoria do Jeep Compass. O Ford Territory será importado da China, mas dependendo da demanda, poderá ser fabricado na Argentina - ocupando a antiga linha de montagem do Focus.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários