O Novo Duster já é uma novela antiga no mercado brasileiro. Apresentado na Europa pela Dacia em 2017, todos imaginavam à época que ele seria uma das atrações da Renault durante o Salão do Automóvel 2018. Bem, isso não aconteceu, e a marca acabou passando em branco pelo evento - uma vez que a Alaskan não foi lançada.
LEIA MAIS: VW Nivus é visto camuflado antes da estreia, no primeiro semestre
Quase três anos após sua estreia, o Renault Duster está pronto para estrear no Brasil. Algumas unidades já foram flagradas em testes, mostrando que o SUV nunca esteve tão perto de chegar às lojas. A partir disso, a reportagem do iG Carros relata os fatos que já sabemos sobre o novo Duster.
Nova família de motores só em 2021
Abaixo do capô das versões básicas e intermediárias, você encontrará o motor 1.6 SCe que estreou na linha da Renault em do Brasil 2016. A unidade é capaz de desenvolver 120 cv de potência a 5.500 rpm e 16,2 kgfm de torque a 4.000 rpm, e estará acoplado a duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático CVT.
O motor 2.0, de 143 cv da geração anterior será substituído por uma nova unidade 1.3 turbo, conforme apurado pelo Argentina Autoblog. Derivado do motor 1.2 TCe, de 110 cv do modelo europeu, o nosso Duster terá algo em torno de 170 cv de potência.
Mais espaçoso, mas pouca coisa
Feito sob a mesma plataforma A0 da geração atual, o Novo Duster cresceu pouco. São 4,34 metros de comprimento (+ 2 cm), 1,80 m de largura (- 2 cm, sem retrovisores), 1,68 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. A Renault já antecipou que o posicionamento dos bancos e da coluna frontal mudou para aumentar o espaço aos passageiros do banco traseiro. Resta saber de que forma isso deverá interferir no espaço para os joelhos (ponto fraco do Duster atual), além da capacidade do porta-malas.
Mudanças pontuais
Da mesma forma que já acontecia com a antiga geração do SUV romeno com sotaque francês, o Novo Duster nacional também terá algumas mudanças pontuais na comparação com o modelo europeu. A grade dianteira estará alinhada à linguagem visual da Renault do Brasil, e também podemos esperar por LEDs de condução diurna como equipamentos de série. Na traseira, por outro lado, o nosso Duster será praticamente igual ao europeu.
LEIA MAIS: Chevrolet Tracker já aparece sem camuflagem antes da estreia no primeiro semestre
Mais refinado
Flagras recentes que pegaram o painel do novo SUV comprovam que o Duster terá uma linguagem inédita de design, com algumas diferenças na comparação com o Europeu. As saídas de ar redondas do Dacia terão formato retangular no Brasil; assim como o volante, que será o mesmo apresentado na linha Sandero/Logan em 2019.
Na parte de multimídia, podemos esperar pelo sistema Media Nav Evolution com Android Auto e Apple CarPlay. Resta saber se os comandos de áudio serão finalmente integrados ao volante, aposentando o apêndice que fica na coluna de direção do Duster atual. Equipamentos como chave presencial e sistema start-stop podem estrear no modelo novo.
Só depois do carnaval
LEIA MAIS: Flagra! Nova picape inédita da Hyundai é vista antes da estreia
Se o seu plano era comprar o Novo Duster e cair na estrada para o feriado de Carnaval, saiba que o modelo chegará às lojas apenas entre março e abril de 2020. Ele será lançado já como modelo 2021, mas ainda ficará devendo a nova motorização 1.3 turbo - que tem seu lançamento esperado para o ano que vem.