Sabe aquele negócio que você realmente gostaria de fechar, mas se pensasse duas vezes sobre o assunto sairia correndo? Pois bem, quem curte automóveis já está acostumado com essa sensação.

LEIA MAIS: Etanol ou gasolina? Especialista dá dicas sobre como identificar o melhor combustível

O modelo em questão é bonito, exclusivo, legal de dirigir e está com um preço convidativo no mercado de seminovos; mas se você levar em conta tudo que será gasto em uma eventual peça que dê defeito, o sonho logo se transformaria num pesadelo. Partindo disso, a reportagem do iG lista cinco esportivos que gostaríamos muito de levar para a garagem, mas a sanidade e o juízo ainda não permitiram.

1 - Mini Cabrio John Cooper Works 1.6 2012 - entre R$ 74 mil e R$ 79 mil

Mini JCW
Divulgação
Poucos carros têm tanta personalidade quanto o Mini Cooper. Pena que a manutenção custe o olho da cara

Por trás do rostinho carismático e fofo do Mini Cabrio John Cooper Works se esconde uma fera indomável. O pequeno esportivo britânico entrega a 211 cv de potência e 26,51 kgfm de torque, derivados de um motor 1.6 que também equipa modelos de BMW, Peugeot e Citroën. Seu câmbio era manual, de seis marchas, proporcionando aceleração até 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

Ser proprietário de um Mini Cooper é difícil. O mecânico Robson Silva contou à Oficina Brasil que o motor precisa caber em um pequeno espaço no cofre, e tudo ficou apertado. “É inacessível! Se for preciso tirar alguma peça, teremos que desmontar o carro inteiro”, advertiu. O Mini JCW surge nos classificados online por valores que alternam entre R$ 74 mil e R$ 79 mil.

2 - VW Jetta Variant 2.5 2011 - entre R$ 37 mil e R$ 43 mil

VW Jetta Variant
Divulgação
Até os dias de hoje, a VW Jetta Variant é lembrada como uma das peruas mais belas do mercado brasileiro

Se você acompanha o iG Carros, sabe que jogamos pelo time ‘Salvem as Peruas’. A Jetta Variant foi uma das mais legais dos últimos anos, com visual clássico alemão, muita tecnologia e o motor 2.5 que muitos diziam ser “meio propulsor de Lamborghini Huracán”. Bem, isso não é verdade, mas a Jetta Variant não deixa de ser um monstro familiar. São 170 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

Como sabemos, a manutenção da linha premium da Volkswagen costuma ser bem cara, e não à toa, várias peças são compartilhadas com os carros da Audi. Por mais que adquirir uma Jetta Variant não seja necessariamente uma loucura para quem realmente curte peruas esportivas, é melhor deixar uma (boa) grana reservada para a manutenção.

3 - BMW 328 Touring 2.8 1997 - entre R$ 35 mil e R$ 40 mil

BMW 328i Touring
Divulgação
Encontrar uma BMW 328i Touring em bom estado será sempre uma tarefa difícil; seu custo de manutenção é de carro zero quilômetro

Já dizia o velho ditado: “nada mais caro que uma BMW barata”. Portanto, para um lunático que deseja desfilar com uma perua alemã de 1997, pagar R$ 38 mil por uma Série 3 da geração E36 pode compensar.

LEIA MAIS: Veja 5 fatos que já sabemos sobre o novo Duster, que chega em breve

Equipada com motor 2.8 24V de 193 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, a 328i Touring desperta todos os nossos gatilhos. Tinha até controle de estabilidade e tração para administrar tanta força. Infelizmente, o valor cobrado pelas peças de qualquer BMW não está nem aí para a idade do veículo. Sempre será uma verdadeira “bica”.

4 - Subaru Impreza WRX 2.5 2008 - a partir de R$ 58 mil

Subaru Impreza WRX 2009
Divulgação
Você dificilmente encontrará um Subaru Impreza WRX 2008 que não tenha sido alterado

Se o plano é comprar um Impreza WRX, você dificilmente encontrará um modelo original. Os “subaristas” são adeptos da cultura do tuning, portanto, é normal encontrar modelos com downpipe, filtro de ar especial e reprogramação de motor e câmbio.

O motor 2.5 desenvolve 230 cv de potência e incríveis 32,63 kgfm de torque. O câmbio manual de cinco velocidades transmite a força às quatro rodas, garantindo total aderência na hora de acelerar. De acordo com a marca, o WRX pode atingir 100 km/h em 6,5 segundos. Como um carro de nicho, as peças do Impreza também são bem caras.

5 - Peugeot 306 Cabriolet 2.0 1995 - a partir de R$ 25 mil

Peugeot 306 Cabriolet
Divulgação
O charmoso Peugeot 306 Cabriolet poderia entrar para a lista de "clássicos esquecidos", com motor 2.0, de 123 cv

Poucas pessoas sabem que é possível tirar onda de carro conversível por um valor acessível. É o caso do Peugeot 306 Cabriolet , com capota de lona, que pode ser encontrado nos classificados online a partir de R$ 25 mil - em bom estado, claro.

LEIA MAIS: Porsche apresenta novas versões GTS de Cayman e Boxster

Além de ser estiloso, o 306 Cabriolet é reconhecido pelo prazer ao volante. Seu motor 2.0 entrega 123 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. Há força suficiente para atingir 100 km/h em 12 segundos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários