Patentes do Golf
Reprodução/INPI
Informações de propriedade industrial do novo VW Golf, conforme publicado no INPI

A aparição de um novo veículo nos registros do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) não indica, necessariamente, que ele será lançado no Brasil, mas aumenta as chances disso acontecer. É o caso da oitava geração do Volkswagen Golf , apresentada no Salão de Frankfurt (Alemanha) no ano passado. O hatch médio passa a constar em algumas versões nos registros nacionais.

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Ao que tudo indica, o Golf se tornará um carro de nicho no Brasil, ficando restrito às versões GTE (híbrida) e GTI (esportiva). Logo, o modelo convencional que aparece nos registros de patente do INPI não é o mesmo que você encontrará nas concessionárias até 2021. 

O Golf GTI subiu de 230 para 242 cv, apesar de utilizar o mesmo motor 2.0 TSI do modelo que foi vendido no Brasil até o ano passado. O câmbio continua sendo o DSG, de seis marchas. A versão híbrida GTE mantém o motor 1.4 TSI de 147 cv, operando em conjunto com uma unidade elétrica de 112 cv. A VW divulga que o modelo pode percorrer até 60 km apenas no modo elétrico.

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Há um bom histórico de modelos que foram registrados no INPI e acabaram não vindo para o Brasil. É o caso da nova geração do Veloster, que apareceu nos dados em meados de 2018. Até hoje, o Grupo Caoa ainda não sinalizou qualquer intenção de trazer o esportivo.

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A Volkswagen nunca chegou a negar que o Golf MK8 poderia vir ao Brasil. Cada vez mais focada na eletrificação de seus modelos, o modelo GTE poderia ser o modelo híbrido mais barato da marca por aqui.

Além dele, há a chance da Volkswagen trazer o novo Passat GTE, além do SUV elétrico ID.4. Novos detalhes seriam apresentados no Salão do Automóvel de 2020, que foi postergado para 2021 por conta do surto do novo coronavírus.Segue abaixo o posicionamento oficial da VW sobre o assunto.

O registro no INPI é um procedimento padrão para novos produtos, para assegurar a patente do modelo no mercado. Neste momento, a empresa não confirma a comercialização do Golf 8 no mercado brasileiro.




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