O inverno já está chegando ao Brasil e as baixas temperaturas exigem cuidados especiais com o carro. O alerta é ainda maior nesse período de pandemia, quando os veículos estão ficando parados por longos períodos. A Heliar, marca de baterias do carro, oferece algumas dicas para evitar falhas geradas pelos dias mais frios.
LEIA MAIS: Gasolina ou etanol na pandemia? Veja qual é mais vantajoso
Segundo Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica Heliar , as baixas temperaturas dificultam o processo de ignição, aumentando a possibilidade de os veículos apresentarem panes no sistema elétrico. “Nos dias mais frios, o óleo do motor se torna mais espesso, por estar resfriado. Dessa forma, a partida no carro acaba exigindo mais energia da bateria do carro no inverno ”, destaca.
LEIA MAIS: Vendas online aumentam durante a quarentena, inclusive no setor automotivo
Caso o motorista perceba que a luz de anomalia no painel esteja acesa, é preciso procurar a ajuda de um especialista, como um eletricista. “Ele pode identificar a origem da falha, fazer um teste funcional para medir a vida útil da bateria e identificar se o alternador está realizando a recarga corretamente”, indica o coordenador de Assistência Técnica.
LEIA MAIS: Veja alguns cuidados com o carro e sua com higiene dentro dele na quarentena
Com isso, a fabricante de baterias deixa algumas dicas de como evitar panes no carro:
– Antes de dar a partida, desligue todos os equipamentos elétricos, como rádios, ar condicionado, GPS, entre outros;
– Não deixe o rádio ligado quando o carro estiver desligado, pois essa demanda elétrica recairá totalmente na bateria;
– Após dar a partida, permaneça com o carro ligado por pelo menos 15 minutos, assim o alternador terá tempo suficiente para repor a carga que a bateria perdeu ao fornecer energia para iniciar o motor do carro;
– Se atente aos sinais do painel e a luzes oscilando, pois isso pode demonstrar algum problema no alternador;
– Faça sempre revisões no seu veículo com profissionais capacitados.