Embora muitas pessoas não gostem do recall e o tratem como um indicativo de qualidade do carro, a verdade é que ele é algo bom para os consumidores. Toda empresa comete algum erro seus produtos durante o processo de fabricação. Com o recall, há a garantia de que o veículo será arrumado de forma que não cause acidentes. Ou, na pior das hipóteses, seja tirado de linha e o dono seja ressarcido.

LEIA MAIS: Guia do recall: o que fazer quando seu carro é chamado para reparos

Mesmo assim, poucos brasileiros sabem sobre esse serviço e muitos nem desconfiam de que o seu próprio automóvel pode estar com esse chamado em aberto. Diante disso, Vinicius Melo, CEO do aplicativo Papa Recall — que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças — separou dicas importantes sobre o recall e motivos para atendê-lo quando houver solicitação.

1 – Segurança no trânsito

Recall
Divulgação
Um dos casos mais emblemáticos foi o recall dos Airbags defeituosos da Takata, que afetaram mais de 1,7 milhões de veículos

Um carro em circulação que tenha defeito de fábrica é praticamente uma bomba-relógio que pode trazer graves consequências. Quando menos se espera, o problema pode colocar em risco a segurança do dono do veículo, dos passageiros e de todos aqueles que estejam próximos em ruas e rodovias pelo Brasil afora. O recall é um procedimento em que a própria montadora identifica a necessidade de um reparo em automóveis, evitando que uma tragédia possa acontecer.

LEIA MAIS: Falta em recall aparece no documento do carro. Saiba mais detalhes

2 – Preservação do patrimônio

Recall
Divulgação
Por conta de um componente, você pode perder o carro todo em um acidente, ou em um efeito cascata decorrente da peça defeituosa

No Brasil, carro é uma propriedade que demanda um investimento considerável por parte da pessoa. Mesmo sendo um bem com taxas de desvalorização, é comum o motorista ficar anos com o mesmo veículo. Como o recall é um defeito de fabricação em que o conserto é feito pela própria fabricante, é uma estratégia para evitar a desvalorização do automóvel e, evidentemente, deixá-lo com a manutenção em dia.

3 – Direito gratuito dos motoristas

Recall
Divulgação
Todos devemos ficar atentos aos nossos direitos como consumidores e condutores

O recall é praticamente um reconhecimento das montadoras de que o carro foi produzido com um defeito que pode trazer graves consequências. Assim, por não ser um problema decorrente do uso ou da idade, é um direito garantido por lei no Brasil e o procedimento é totalmente gratuito. O único dever do proprietário é levar o veículo para que a correção seja feita.

4 – Desenvolver o hábito de manutenção do veículo

Recall
Divulgação
Independentemente do recall, que oferece os reparos de graça, todo o carro necessita de manutenção

O recall pode ser o ponto de partida para que o motorista brasileiro desenvolva o hábito de cuidar do automóvel. Tão importante quanto atender um chamado da montadora, é realizar as revisões nos prazos corretos. As consequências são as mesmas. As pessoas precisam entender a importância de levar o veículo à oficina no momento certo e seguir o manual do fabricante, ao invés de se preocupar apenas quando o problema já aconteceu, muitas vezes no meio da rua.

LEIA MAIS: Conheça 5 hatches compactos que podem dar prejuízo

5 – Preocupação com o próximo

Recall
PINTEREST/REPRODUÇÃO
Milhões de carros circulam pelas vias brasileiras diariamente. Imagina só se todos sofrerem de negligência com a mecânica

Infelizmente o brasileiro ainda não percebeu que tem coparticipação no trânsito das ruas e rodovias do país. Muitos desconhecem que o carro precisa passar por recall, outros justificam a falta de tempo e alguns culpam até os vendedores das concessionárias por não terem informado antes, desconhecendo que o recall pode ser realizado bem depois disso. O fato é que é dever do motorista saber as condições do carro e cuidar para que ele não traga problemas no futuro. O recall é a possibilidade para se informar mais e realizar os ajustes necessários para garantir a melhor experiência possível para todos.

    Veja Também

      Mostrar mais