Nissan X-Trail 2021: Além das tecnologias, SUV médio aposta no refinamento e nos ares de robustez
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Nissan X-Trail 2021: Além das tecnologias, SUV médio aposta no refinamento e nos ares de robustez

Desde que foi apresentado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em 2018, o Nissan X-Trail segue nos planos da marca para o Brasil. Agora, eis que a marca revela a linha 2021 do SUV, com as últimas atualizações que estarão no mercado nacional.

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Com previsão para o ano que vem, as principais novidades giram em torno da versão híbrida e-Power, para concorrer com o Toyota Rav4 Hybrid. Mas, ao mesmo tempo, existe a possibilidade de chegar também com o motor aspirado. Com isso, assumiria a posição de topo de gama da Nissan no Brasil.

Apesar de usar a mesma plataforma, a CMF-C/D, o Nissan X-Trail evoluiu e pode ser considerado uma nova geração. Tem 38 mm a menos de comprimento e 5 mm a menos de altura, mas mantém medidas como os 2.705 mm de entre eixos. Por enquanto, temos apenas as informações sobre o Nissan X-Trail americano.

Chamado de Nissan Rogue por lá, traz o motor 2.5, aspirado, de injeção direta, com 183 cv, e diversas melhorias em busca de consumo, como bomba de óleo variável e cilindros revestidos. O câmbio é automático do tipo CVT, com acionamento eletrônico, e há opções de tração apenas dianteira ou integral.

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O visual já tinha sido adiantado por um registro de patente no Brasil. O SUV vem com faróis duplos e sua grade conta com sistema ativo de abertura, para priorizar a aerodinâmica ou o arrefecimento, dependendo da situação. Em todas as versões, os faróis são full-LED, mas o de neblina em LEDs só nas versões mais caras.

No interior, tem chave presencial com possibilidade de abertura por qualquer porta (antes era apenas pela do motorista), portas traseiras com abertura ampliada, sistema de ar-condicionado de três zonas, Isofix nos três lugares do banco traseiro e partida remota. Os bancos traseiros, por sua vez, recebem a tecnologia de conforto do Nissan Kicks .

Novos equipamentos

O interior é a parte que mais transmite os ares de sofisticação, que chega como destaque para o conforto
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O interior é a parte que mais transmite os ares de sofisticação, que chega como destaque para o conforto

Os novos itens de tecnologia estão entre os maiores destaques da sua chegada. Vem com o último Nissan Safety Shield 360 em todas as versões, que inclui sistema de frenagem automática com detector de pedestres, alerta de ponto-cego, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática em marcha ré, além do alerta de presença no banco traseiro. Como opcional, o alerta de ponto-cego ganha uma função ativa, junto com o leitor de placas de tráfego e o piloto automático adaptativo.

O sistema de direção ProPilot, com ACC, por sua vez, recebeu atualização nos radares e nas câmeras, para que sua atuação fique mais precisa e menos ríspida. Além disso, na versão topo, ele se combina com o sistema de navegação, prevendo saídas de estrada e reduzindo a velocidade em curvas, além do sistema de tráfego, com capacidade de aumentar ou diminuir a velocidade ao ler as placas.

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Além disso, recebe a tampa traseira elétrica, cortinas nos vidros traseiros, e nas versões de topo, o painel de instrumentos traz uma tela de 12,3 polegadas (as demais têm uma tela de 7" configurável, como no Kicks brasileiro) e o sistema multimídia tem uma tela flutuante de 9", com conexões Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto, além de Waze e Google Maps nativos. Um head-up display de 10,8 polegadas mostra as informações ao motorista, apenas ao seguir olhando para a frente.

As novidades não param por aí. O novo Nissan X-Trail 2021 teve a suspensão reprojetada para receber mais pontos de fixação e um novo eixo multilink traseiro. O sistema Motion Control atua no motor, na transmissão, na tração (quando selecionado o modo AWD) e direção conforme o uso do motorista. Isso sem falar do seletor de modo de condução (Sport, Standard e Eco). O sistema AWD tem uma nova embreagem e também recebe modos de condução (off-road, snow, standard, eco e Sport).

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