As vendas online aumentam durante a pandemia, inclusive de modelos seminovos, que podem ser levados até a casa do cliente, prática que já está se tornando comum no meio automotivo, um dos que mais sofrem com a crise econômica que assola Brasil e o mundo.
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E uma das empresas, que trabalham com a intermediação da venda de veículos, fez o levantamento com base nos automóveis negociados em sua plataforma online. Além do Hyundai HB20 , a Instacarro aponta a presença também de quatro outros hatch compactos na lista. Confira a seguir.
1º - Hyundai HB20
Projetado especificamente para o Brasil sobre a mesma base do i20 de primeira geração, o hatch compacto HB20 foi lançado em 2012 e é atualmente um dos modelos mais populares do mercado brasileiro.
Durante a sua trajetória, o hatch foi reestilizado uma vez, em 2015, quando ganhou um para-choque dianteiro redesenhado, e desde o ano passado é vendido em sua segunda geração, com nova carroceria, interior e a opção de um motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível.
2º - Ford Ka
Lançado em 1997 no Brasil, o Ford Ka era inicialmente idêntico ao carro vendido na Europa, mas acabou evoluindo de maneira diferente, tendo estreado em 2007 uma segunda geração que só foi produzida por aqui.
A terceira (e atual) geração foi lançada em 2014. Projetada pela filial brasileira sobre a base do Fiesta europeu de 6ª geração, o carro acabou sendo levado também para a Índia, de onde era exportado para a Europa.
3º - Ford Fiesta
No ano passado, o compacto premium Fiesta teve a dúbia distinção de ser o último carro produzido pela Ford na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Mas a história do hatch no mercado brasileira é bem mais antiga.
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Inicialmente importado da Espanha em sua terceira geração, o Fiesta brasileiro foi lançado em 1996, já em sua quarta geração que havia sido revelada apenas oito meses antes na Europa. A quinta geração veio em 2003, trazendo simplificações em relação ao carro europeu, porém colocando o hatch entre os modelos mais populares do mercado. Durou até 2014, tendo convivido por alguns anos com o carro de sexta geração, mais caro, que era importado do México e passou a ser produzido a partir de 2013 no Brasil.
4º - Renault Sandero
Lançado no Brasil em 2007, o hatch Sandero foi um desenvolvimento conjunto entre os braços brasileiro e romeno da Renault, sobre a base do Dacia/Renault Logan.
Da mesma maneira que o sedã, o Sandero conquistou um público fiel ao oferecer um espaço interno incomum para um modelo da sua categoria, apesar da relativa simplicidade no projeto. A partir da segunda geração, em 2014, o modelo passou a ganhar um pouco de sofisticação, com o lançamento da versão esportiva R.S. e, no ano passado, com uma reestilização e a oferta de um câmbio automático CVT.
5º - VW Fox
Desenvolvido no Brasil sobre a base do Polo de quarta geração, o compacto lançado em 2003 se destacava pela carroceria alta, no estilo dos monovolume que faziam sucesso antes da febre dos SUVs.
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Apesar dos 17 anos de mercado mantendo a mesma carroceria básica ao longo de todo esse tempo, tendo recebido reestilizações no interior e exterior e novos conjuntos mecânicos, o VW Fox ainda segue como um dos carros mais populares da marca alemã no mercado brasileiro de seminovos.