Mesmo com o impacto do novo coronavírus, a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) espera atingir já nesta primeira semana de agosto o volume de vendas que era registrado no período pré-pandemia.
De acordo com Ilídio dos Santos, presidente da organização que reúne os lojistas de automóveis, “esse movimento positivo vem se repetindo há algumas semanas, praticamente sem interrupções. Isso sinaliza que o setor de veículos seminovos e usados está em um processo de recuperação mais acelerado do que o de zero quilômetro".
Dentro desse cenário, não é possível ignorar o impacto também dos serviços de venda online como o da Volanty, startup de compra e venda de veículos seminovos pela internet. A empresa divulgou uma lista de cinco modelos mais comercializados na plataforma no 1º semestre deste ano. Confira a seguir:
1 - Renault Sandero
Enquanto o subcompacto Kwid é o modelo da marca francesa mais vendido no mercado de carros novos, o Renault Sandero ainda é o mais popular quando o assunto são os modelos usados.
Lançado no Brasil em 2007, o hatch compacto derivado do sedã Logan somou 8.478 unidades negociadas apenas no mês de junho, apontam número divulgados pela Fenabrave.
2 - Chevrolet Onix
O Chevrolet Onix é um típico modelo racional. Principalmente na sua versão de entrada Joy, parece feito sob medida para quem procura um modelo relativamente barato e fácil de manter.
Esses atributos explicam o desempenho do hatch compacto na Volanty e também no mercado de usados como um todo, onde atualmente só perde em unidades negociadas para o mais velho Celta, ainda mais barato e racional.
3 - Hyundai HB20
O hatch da marca sul-coreana desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro reúne boa parte dos atributos do Onix, o seu principal concorrente no mercado.
Mas com uma carroceria de linhas ousadas desde a primeira geração, de 2012, o modelo acaba sendo a escolha dos motoristas que tem no design um dos seus fatores de decisão de compra.
4 - Jeep Renegade
Primeiro modelo nacional da Jeep desde os anos 1980, o Jeep Renegade acabou caindo no gosto do público dos SUVs compactos, ao trazer para um segmento de entrada detalhes de estilo e a reputação de uma marca que é premium no mercado brasileiro.
Lançado no Brasil em 2015, o modelo sofreu poucas mudanças de estilo no período. Fator que ajuda a explicar o sucesso do modelo tanto no mercado de carros novos quanto no de usados.
5 - Ford Ka
O Ford Ka foi lançado na terceira e atual geração em 2014, quando finalmente ganhou a opção da carroceria de quatro portas e acabou ficando mais próximo dos outros hatches compactos do mercado brasileiro.
A combinação da praticidade das portas traseiras com a elogiada plataforma do Fiesta
e a oferta de motores modernos desde o seu lançamento são algumas das explicações para o bom desempenho do Ka no mercado nacional.