Com cada vez mais soluções, é possível mudar a forma de se relacionar com o cliente, melhorar a gestão do negócio e deixar o trabalho mais organizado e competitivo no mercado. E é através da tecnologia que se obtêm maiores ganhos relacionados à redução de custos, produtividade e eficiência.
“Estamos vivendo um novo tempo no qual a tecnologia tem se tornado cada vez mais fácil de estruturar um negócio. Está cada vez mais claro que as oficinas podem mudar a forma de se relacionar com o cliente, principalmente, quando temos ferramentas que otimizam o trabalho e melhoram a gestão, fazendo com que tudo esteja mais organizado e competitivo em um mercado que cresce exponencialmente”, avalia Gustavo Lima, CEO da startup de orçamentos automotivos BateClick .
De acordo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada no ano passado, o Brasil conta com mais 230 milhões de celulares ativos. Hoje em dia os celulares deixaram de ocupar o posto de simples ferramentas de apoio e viraram itens fundamentais na realização de tarefas diárias na vida das pessoas. Inclusive, se tornaram indispensáveis na hora de solicitar um orçamento de pequeno ou médio reparo automotivo.
Mas, será que com tantas ferramentas, as oficinas estão se adaptando às novas tendências que cada vez fazem parte do cotidiano das pessoas? Alguns aplicativos disponíveis no mercado facilitam o dia a dia das oficinas no atendimento aos clientes.
A BateClick cria uma tecnologia exclusiva, disponível nas plataformas Android e iOS, que possibilita a captação de potenciais clientes segmentados para a rede de oficinas, aumentando o número de orçamentos e, consequentemente, o faturamento.
As oficinas também contam com um painel administrativo (que facilita o gerenciamento de relatórios de vendas, serviços e financeiro), pós-venda inteligente (pesquisas automáticas de satisfação e feedback), redução de custos em aquisição de clientes e marketing pulverizado, entre outros benefícios.
“Atualmente, temos mais de 1.700 oficinas cadastradas em nossa plataforma em toda Região Metropolitana de São Paulo. Através da nossa plataforma, é possível ter ganhos eficientes no atendimento e elaboração de orçamentos, aumentar e fidelizar novos clientes na carteira, contar com uma equipe técnica própria para oficinas. É mais uma fonte de faturamento e aumento de ticket médio”, destaca o CEO da BateClick.
Para os donos de carros, o aplicativo possibilita a solicitação de cotações de oficinas próximas à localização desejada e, ao optarem por realizar o serviço de pequeno ou médio reparo automotivo por meio de uma das oficinas indicadas, os donos dos veículos podem ter até 30% de economia.
Desde o início da pandemia, a empresa viu crescer 25% o número de solicitações de orçamentos por meio do aplicativo. “Os proprietários estão aproveitando o momento em que os carros estão na garagem para consertarem aquele ralado, amassado ou até mesmo a troca de para-brisa que estava sendo adiado”, aponta o empresário.
Ainda de acordo com executivo, além das oficinas , os donos de carros contam com o atendimento exclusivo de uma equipe de especialistas em sinistros que ajudarão a escolher a melhor oficina de acordo com cada perfil sem qualquer custo extra. “Ainda é possível acompanhar todo o estágio de reparação do início até a entrega final, de forma gratuita”, completa Gustavo Lima.