As regras de isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) variam de estado para estado, mas em linhas gerais incluem pessoas com deficiência, táxis e também modelos com algumas décadas de estrada.

Em alguns estados, a regra prevê ainda a isenção do IPVA para os automóveis antigos, que no caso do estado de São Paulo é válida para os carros fabricados há 20 anos ou mais.

O valor do tributo é calculado com base em um percentual do valor médio do veículo na Tabela Fipe. Confira a seguir alguns modelos de carros que ficaram isentos da cobrança do IPVA a partir deste ano. A lista traz carros que foram lançados no mercado brasileiro no ano de 1999.

1 - Chevrolet Astra Sedã

Astra Sedan chegou a ser vendido junto com o Vectra, mas era mais em conta e tinha parte mecânica bem parecida
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Astra Sedan chegou a ser vendido junto com o Vectra, mas era mais em conta e tinha parte mecânica bem parecida


O Chevrolet Astra Sedã estreou no Brasil no início de 1999, poucos meses depois do hatch de três portas. Mas apesar da carroceria de visual menos interessante, o principal destaque do modelo estava sob o capô da versão de topo GLS.

Era um motor 2.0 16V, de 128 cv, que não estava disponível na carroceria hatch. Em 2003, essa motorização (com 8 cv a mais) seria lançada na versão esportiva GSi.

2 - Fiat Marea Turbo

Fiat Marea Turbo vinha com motor de 182 cavalos, um dos mais potentes do ano 2000 entre os modelos nacionais
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Fiat Marea Turbo vinha com motor de 182 cavalos, um dos mais potentes do ano 2000 entre os modelos nacionais


Sabemos que o sedã médio Fiat Marea acabou virando alvo de piadas ao longo dos anos. Mas não podemos negar o potencial de um carro equipado com um motor 2.0 turbo, de cinco cilindros e 182 cv.

Lançado em 1999, era o motor mais potente oferecido em um modelo médio de produção nacional, superando de longe concorrentes diretos como o Chevrolet Vectra, que na mesma época trazia um motor 2.2 16V de 138 cv.

3 - Ford Fiesta Rocam

Ford Fiesta com motor Rocam, como comando de válvulas roletado no cabeçote foi bem aceito no Brasil há 20 anos
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Ford Fiesta com motor Rocam, como comando de válvulas roletado no cabeçote foi bem aceito no Brasil há 20 anos


Na reestilização de 1999, a Ford aproveitou a mudança visual do Fiesta para fazer também a alteração nos motores. Sairam de cena os antigos Endura-E (1.0 e 1.3) e o 1.4 16V Zetec-SE e entraram em cena os 1.0 e 1.6, da família Zetec RoCam.

Em sua versão mais potente, o motor desenvolvia 95 cv e equipava a versão de topo GLX, que além do visual incrementado com rodas de liga leve (as mesmas da versão Ghia da Europa) trazia a opção dos airbags.

4 - Volkswagen Gol GTI "G3"

VW Gol GTI versão esportiva linha com motor 2.0 com injeção eletrônica além de uma lista completa de equipamentos
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VW Gol GTI versão esportiva linha com motor 2.0 com injeção eletrônica além de uma lista completa de equipamentos


Embora não seja tão conhecido quando os GTI quadrados ou o bolinha "G2", o Volkswagen Gol G3 também teve uma rara versão esportiva GTI.

Além das novidades estéticas do restante da linha, com destaque para os faróis duplos, o painel com iluminação azul e a oferta do airbag, o GTI agora estava disponível apenas na carroceria de cinco portas e com o motor 2.0 16V, numa variação, de 145 cv.

5 - Renault Scénic RXE

Renault Scénic foi pioneira entre as minivans nacionais no Brasil. Entre os atrativos, tem a versatilidade dos bancos removíveis
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Renault Scénic foi pioneira entre as minivans nacionais no Brasil. Entre os atrativos, tem a versatilidade dos bancos removíveis


Outro modelo que completa 20 anos e fica isento de IPVA em São Paulo é a minivan Scénic, que foi pioneira no segmento. Começou a ser fabricada em São José dos Pinhais (PR) e, entre os destaques, conta com bancos removíveis, que podiam ser configurados conforme o necessário.

No caso da versão RXE, seguindo a nomenclatura adotada na França, o motor é o 2.0, primeiramente com 8 válvulas por cilindro, a gasolina, capaz de gerar 115 cv e 17,5 kgfm a 4.250 rpm. Ainda não havia câmbio automático em 1999, portanto, a minivan tinha apenas caixa manual, de cinco marchas.

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