Entram na reta final os preparativos para o lançamento de dois utilitários no Brasil. Esta semana, a Volkswagen anunciou que seu modelo na categoria do Jeep Compass se chamará Taos nas Américas do Sul e do Norte. Foi revelada ainda a data de sua apresentação online: dia 13 de outubro. O carro será feito na fábrica de General Pacheco, na Argentina, de onde será exportado para nosso mercado.
Haverá ainda produção em Puebla, no México, para o mercado local e o dos Estados Unidos. Outra base de lançamento será a fábrica de VW em Kaluga, na Rússia.
O nome definitivo foi um dos maiores mistérios que cercaram o “Projeto Tarek”. Na China, onde é produzido desde o fim de 2018, o utilitário se chama Tharu. No ano passado, a Volkswagen registrou ainda os nomes Taigo, Torak, T-Sport, Rokter e até Zivos...
Prevaleceu Taos que, segundo a marca, foi inspirado em uma cidadezinha do Novo México, nos EUA, com “paisagens deslumbrantes, incluindo vastas planícies, as montanhas Sangre de Cristo e o espetacular desfiladeiro do Rio Grande”. É no Pueblo de Taos que uma comunidade indígena pré-colombiana resiste até hoje em suas tradicionais casas de barro.
Com porte entre o T-Cross e o Tiguan, o Taos mede 4,45m de comprimento, com 2,68m de entre-eixos e tem um porta-malas com 455 litros de capacidade. Comparado ao Jeep Compass , o VW terá 3,7cm a mais de ponta a ponta, e 4,4cm extras de entre-eixos.
Como os irmãos T-Cross e Tiguan, o VW Taos produzido na Argentina terá motor 1.4 turbo flex de 150cv, sempre com câmbio automático Aisin de seis marchas e tração dianteira. A plataforma é a MQB A1, a mesma do atual Jetta — até a distância entre-eixos é a mesma do sedã.
O desenho é bem comportado como o do Tharu chinês, mas diversos detalhes do Taos argentino (grade, faróis, borrachões laterais etc) serão diferentes. A chegada às lojas do Brasil será no começo do ano que vem.
Sai Etios, entra Corolla Cross
O outro utilitário na boca do forno é o Toyota Corolla Cross , que concorrerá diretamente com o Volkswagen Taos. Sua estreia nacional está prevista para março, com preços começando por volta dos R$ 130 mil.
O modelo estreou mundialmente em julho, com produção na Tailândia. Agora será a vez de ser fabricado em Sorocaba (SP), na mesma linha de onde hoje sai o modesto Etios. Este, aliás, já deixou de ser produzido na Índia e, a julgar pelas vendas fracas no Brasil (1.451 unidades no mês passado, somando hatch e sedã), não terá vida longa por aqui.
A novidade da vez é que a Toyota obteve, na última segunda-feira (14), os registros de patente do desenho do Corolla Cross na Argentina, o que mostra que o modelo está bem próximo do início da produção.
A plataforma modular TNGA e o trem de força são iguais aos do Corolla sedã, mas o utilitário tem um estilo próprio, bem diferente.
No Brasil, o provável é que use o motor 2.0 flex, de 177cv nas versões mas simples. Como no Corolla, haverá ainda versões híbridas, com o propulsor 1.8 flex ciclo Atkinson atrelado a um motor elétrico (são 122cv de potência combinada). Todos terão câmbio CVT.
O Corolla Cross mede 4,46m de comprimento e tem entre-eixos de 2,64m. São dimensões bem semelhantes às do Compass, o maior rival a ser vencido.