A Audi anuncia que até o final do ano que vem vai trazer mais dois modelos 100% elétricos ao Brasil: e-tron Sportback S e o e-tron-GT , ambos de alto desempenho. O primeiro vem com três motores que somam 489 cv e brutais 99,3 kgfm, números para acelerar de 0 a 100 km/h em meros 4,5 segundos e atigir 210 km/h.
Ainda entre os destaques do Audi e-tron Sportback S
está a suspensão adaptativa a ar, que torna possível reduzir o vão livre do solo em até 7,6 cm para aumentar ainda mais a estabilidade.
Além disso, as rodas do SUV elétrico esportivo são de 21 polegadas, podendo ser trocadas por outras de 22 polegadas, como opcional. A fabricante diz que a autonomia do carro é de 360 quilômetros e que o lançamento da Europa será no fim do ano, por algo em torno de 100 mil euros.
No caso do cupê esportivo e-tron GT a potência máxima é de 590 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e máxima de 240 km/h. Feito com uma combinação de aço de alta resistência e fibra de carbono, o modelo tem desempenho de tirar o fôlego para competir com rivais como o Porsche Taycan , que desembarcou no Brasil a partir de R$ 589 mil e que pode custar até R$ 979 mil na versão Turbo S.
E o mundo a combustão?
Afora os elétricos, a reportagem de iG Carros apurou que a Audi prepara a chegada de alguns novos modelos a combustão. Um deles é o renovado sedã A4, com novas linhas e central multimídia com tela de 10,1 polegadas entre os principais atrativos. Haverá também o novo A3 Sedan, em 2021, quando a atual geração fabricada em São José dos Pinhais (PR)deverá deixar de ser fabricada.
Com isso, até o início de 2022, a Audi deverá começar a fabricar nessa mesma unidade de produção paranaense, o SUV Q3 da nova geração, atualmente importado. A marca ainda não pode anunciar oficialmente a decisão, mas já está trabalhando para que isso aconteça, conforme apuramos.
E além de Audi A4, A3 Sedan e do bem provável Q3 nacional, haverá mais novidades no Brasil nos próximos anos, entre as quais o novo A5 Sportback, também com mudanças no desenho e mais equipamentos sofisticados, entre os quais a central multimídia do novo A4.