Protótipo do Nissan
Divulgação
Protótipo do Nissan "Z" da sétima geração na frente das outras seis ao fundo. Cupê esportivo honra a tradição da marca japonesa


Para comemorar as cinco décadas da linha "Z" de esportivos, a Nissan organizou em Yokohama (Japão), uma exposição com modelos icônicos do acervo histórico da empresa, que tem no esportivo 370Z o seu representante atual. Conheça os carros considerados mais signicativos pela montadora japonesa.


O pioneiro 240Z, apresentado no Japão em dezembro de 1969, surgiu com a proposta de ser um carro esportivo acessível, que compartilhasse as suas peças com outros modelos da linha da Nissan . Estava equipado com um motor 2.0 de seis cilindros com duplo comando e carburação tripla, que desenvolvia 160 cv. 

No mercado japonês, o esportivo era conhecido como Fairlady Z, nome que informalmente acabou sendo empregado para definir as outras gerações da linha "Z". Já no Estados Unidos, o onde era vendido como Datsun 240Z, o modelo e seus sucessores acabaram ficando conhecidos pelo apelido "Z-Car" (carro-Z em inglês). 

Você viu?

Sucesso na América do Norte, o esportivo acabou ganhando modificações exclusivas para o mercado de lá, que só anos depois foram empregadas no carro para o Japão. O Fairlady 240ZG, de 1972, trazia o motor 2.4 americano e uma dianteira exclusiva e mais aerodinâmica, em fibra de vidro e com faróis carenados, que iria inspirar o visual da segunda geração, de 1978.


Agora com o nome de 280Z, a segunda geração do modelo esportivo era mais sofisticada. Trazia um motor 2.8 de seis cilindros em linha e era oferecido em uma variação targa, com espaço para dois ou quatro passageiros.

O 300ZX de 1984, já na terceira geração, foi o primeiro carro com motor V6 turbo fabricado em série no Japão. O exemplar guardado pela Nissan é um carro da série especial de 50º aniversário da marca, que foi produzida especialmente para os Estados Unidos e Canadá.

Um dos mais conhecidos no Brasil por conta dos jogos de videogame é o 300ZX de 1989. Quinta geração do "Z-car", era oferecido com um motor V6 aspirado de 225 cv ou um V6 biturbo de 281 cv e trazia suspensão multilink nas 4 rodas. Ficaria em linha até 2000 e saiu sem deixar substituto.

A linha "Z" da Nissan só voltou no ano seguinte, com o conceito "Fairlady Z Versão ST". O carro antecipava as linhas do 350Z (que viria no ano seguinte) e segue vivo no estilo do atual 370Z, que será substituído em breve por um novo carro inspirado no recém-revelado conceito "Z Proto".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!