Aos poucos as motos também passam a incorporar as tecnologias de condução vistas nos carros. A nova geração da big trail Ducati Multistrada V4, por exemplo, será a primeira moto de produção em série a incorporar radares frontal e traseiro.
Na dianteira, o equipamento é necessário para que a moto da Ducati possa contar com um controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, capaz de operar em velocidades entre 30 e 160 km/h. De acordo com o fabricante, o sistema foi calibrado especificamente pensando nos veículos de duas rodas, para permitir frenagens e acelerações menos bruscas que as liberadas em um carro com o sistema.
Já na traseira, o radar irá permitir que a moto identifique veículos em áreas que normalmente não podem ser vistas pelo piloto ou não estão cobertas pelos retrovisores. O sistema será capaz de indicar também a aproximação de outros veículos em alta velocidade. Com os novos recursos, o piloto passará a ter mais conforto e segurança em viagens longas.
Com dimensões compactas (70 x 60 x 28 mm), os radares pesam 190g e tem porte semelhante ao das câmeras de vídeo. De acordo com a fabricante italiana, o trabalho para o emprego desta tecnologia nas motos começou em 2016 e contou com a participação da Bosch, que é a fornecedora dos sensores.
De acordo com a Ducati , a tecnologia de radares virá acompanhada ainda da adoção de um novo motor, mais leve e compacto que o atual. A produção da nova Multistrada V4 já começou na fábrica de Borgo Panigale (Itália), mas a apresentação oficial do modelo da marca italiana irá acontecer apenas em 4 de novembro.
O projeto envolveu um longo período de pesquisa com engenheiros e pesquisadores da Ducati , juntamente com alunos de engenharia da Escola Politécnica de Milão (Itália).