O CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) atualiza todos os meses a tabela do índice Car Group . O órgão realiza crash-tests dianteiros e traseiros nos veículos analisados, faz os reparos e uma avaliação individual das peças envolvidas. O resultado é uma classificação baseada no índice, levando em conta os custos da reparação, o tempo de substituição do componente e a cesta básica de peças.

Dessa forma, o CESVI desenvolveu uma nota técnica para designar o índice de reparabilidade. Quanto menor a nota, mais fácil, barato e rápido é consertar o veículo. Saiba quais são os melhores SUVs compactos neste quesito.

5 - Jeep Renegade - 54 pontos

Jeep Renegade Moab é a nova aposta da fabricante para 2021
Divulgação
Jeep Renegade Moab é a nova aposta da fabricante para 2021

Segundo o índice Car Group do CESVI, o Jeep Renegade é o quinto SUV mais fácil e rápido de consertar no Brasil. Em uma eventual batida, leva-se 10 horas para arrumar sua dianteira e 6 horas para realizar os reparos na traseira. O preço da cesta básica é R$36.432.

O Jeep Renegade parte de R$ 77.490 na versão STD, com motor 1.8 flex, e pode chegar a R$ 161.490 na versão Trailhawk, que é turbodiesel. O modelo disputa a liderança da categoria dos SUVs compactos.

4 - Peugeot 2008 - 53 pontos

Peugeot 2008 Griffe THP, o modelo mais caro do SUV com pegada esportiva
Carlos Guimarães/iG
Peugeot 2008 Griffe THP, o modelo mais caro do SUV com pegada esportiva

O Peugeot 2008 é o quarto SUV mais barato, rápido e fácil de consertar, segundo o índice Car Group do CESVI. Leva-se 13 horas para consertar a dianteira e 11 horas para arrumar a traseira, com cesta básica avaliada em R$ 43.140.

O modelo pode ser adquirido por valores entre R$ 69.990, na versão Allure 1.6 aspirada, e R$ 99.990 na versão Griffe 1.6 com motor turbo. O modelo não emplaca tanto quanto o irmão CItroën C4 Cactus.

3 - Renault Duster - 50 pontos

Renault Duster Iconic foi lançado durante a pandemia de Covid-19; baixa do mercado afetou as vendas
Carlos Guimarães/iG
Renault Duster Iconic foi lançado durante a pandemia de Covid-19; baixa do mercado afetou as vendas

Lançado em março, o Renault Duster foi considerado o terceiro SUV compacto mais barato e rápido de consertar pelo CESVI. Segundo o levantamento, leva-se 39 horas para executar o reparo completo da dianteira e 23 horas para arrumar a traseira. A cesta básica de peças parte de R$18.129.

O Renault Duster parte de R$ 78.990 na versão Zen, e pode chegar a R$ 99.290 na versão Iconic. Todos os modelos são equipados com motor 1.6 SCe de 120 cv.

2 - Ford EcoSport - 37 pontos

Ford EcoSport FreeStyle é a versão descolada que também foi estendida ao Ka
Divulgação
Ford EcoSport FreeStyle é a versão descolada que também foi estendida ao Ka

O Ford EcoSport fica com a medalha de prata no ranking do CESVI. Segundo o levantamento, são necessárias 44 horas para reparar completamente a dianteira e 25 horas para arrumar a traseira. A cesta básica, por outro lado, é a mais barata da lista: R$ 16.128.

O SUV mais barato da Ford parte de R$ 80.490 na versão SE 1.5, e pode chegar a R$ 113.990 na versão aventureira Storm, com motor 2.0. Até meados de 2013, o modelo foi o SUV mais vendido do Brasil.

1 - VW T-Cross - 16 pontos

VW T-Cross Comfortline é um dos SUVs mais equipados de sua categoria
Divulgação
VW T-Cross Comfortline é um dos SUVs mais equipados de sua categoria

Segundo o CESVI, o Volkswagen T-Cross é o SUV mais barato, fácil e rápido de consertar. São apenas 11 horas para reparar a dianteira e 7 para arrumar a traseira, com cesta básica de peças tabelada em R$ 19.128.

O VW T-Cross parte de R$ 80.790 na versão 1.0 TSI, e pode chegar a R$ 118.990 com motor 1.4 TSI de 150 cv. Atualmente, disputa a liderança do segmento com o Jeep Renegade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!