A Honda confirma oficialmente para 2021 o lançamento no Brasil do scooter Forza 350 e também da superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade SP e da maxitrail CRF 1100L Africa Twin. A marca japonesa ainda não divulgou os preços e a data exata para a chegada dos três modelos ao mercado brasileiro.
Evolução do Forza 300 mostrado do Salão Duas Rodas de 2019, o Honda Forza 350 foi mostrado na Ásia em julho deste ano e traz um novo motor de 329,6 cm³, que foi obtido com o aumento do diâmetro e do curso do motor de 276 cm³ da Forza 300.
O câmbio automático é do tipo CVT e o modelo ainda traz freios a disco com ABS de dois canais, controle eletrônico de tração e suspensão telescópica à frente e bichoque regulável atrás. A lista de equipamentos vai incluir itens como chave presencial, computador de bordo, conjunto óptico do tipo full LED, tomada USB e conectividade bluetooth entre moto e celular.
Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Já a superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade SP é o modelo mais potente já produzido em série pela Honda. Revelado no final do ano passado na Europa, o modelo inspirado na RC213V da MotoGP traz um motor de quatro cilindros e 1.000 cc capaz de desenvolver 217 cv.
Com uma carenagem funcional, que traz aletas destinadas a elevar a pressão aerodinâmica, o modelo estreia também um novo chassi, suspensão Öhlins Smart EC que permite a regulagem pelo painel de instrumentos e freios Brembo com pinças Stylema. O painel digital é configurável e traz uma tela TFT de alta resolução. Combinado a um joystick, permite selecionar três modos de pilotagem, nove opções de controle de tração e três de "antiwheelie".
Honda CRF 1100L Africa Twin
A nova Africa Twin chega no próximo ano ao mercado brasileiro trazendo como principal novidade mecânica o câmbio automatizado de dupla embreagem, que será oferecida como opção ao câmbio manual de seis marchas. A gama de versões segue inalterada, tendo o pacote Adventure Sports — com tanque de maior capacidade e mais equipamentos — como a opção de topo.
A moto da Honda traz ainda um novo ajuste eletrônico para o motor, com mudanças nas curvas e potência e torque, e um acelerador com novo acerto para melhorar as respostas desde as rotações mais baixas.
A CRF 1100L Africa Twin tem um chassi tubular de aço novo, mais leve, e o mesmo vale para a balança de suspensão traseira, derivada da moto bicampeã mundial de motocross, a Honda CRF 450R . A carenagem também foi renovada, trazendo a parte frontal mais afilada, com faróis mais integrados à carenagem.