Quem vai trocar de carro sempre fica com pulga atrás da orelha. Afinal, é melhor comprar um carro zero quilômetro ou investir em um modelo seminovo que seja mais equipado e até de categoria superior?
Há quem não dispense o prazer de ser o primeiro a colocar as mãos no volante de um carro, mas nem sempre a prática pode valer a pena. Partindo disso, a reportagem do iG Carros elaborou uma lista com 5 modelos seminovos que são mais legais que carros zero quilômetro , ainda que custem o mesmo valor. Acompanhe.
1 - Honda Civic Sport 2.0 2017 - a partir de R$ 73 mil
![Honda Civic Sport manual já deixou de ser fabricado no Brasil e custa o mesmo que um Ka Titanium novo, com motor 1.5, de três cilindros Honda Civic Sport manual já deixou de ser fabricado no Brasil e custa o mesmo que um Ka Titanium novo, com motor 1.5, de três cilindros](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5n/9b/ur/5n9burlz31qxfhbiznhewym3a.jpg)
Se você curte dirigir e está procurando um carro com câmbio manual, o Civic Sport é uma das melhores opções entre os seminovos. O sedã médio pode ser encontrado nas concessionárias por valores a partir de R$ 73.990 – exatamente o mesmo preço de um Ford Ka Sedan Titanium 1.5.
O modelo tem motor 2.0 aspirado que desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm e 19,5 kgfm de torque a 4.800 rpm. Na versão básica Sport, o câmbio é manual de seis velocidades com ajustes curtos. Bem escalonado e com engates curtos, o conjunto mecânico faz o sedã médio acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
O Civic Sport já conta com seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de partida em rampa, computador de bordo e freio de estacionamento eletrônico. Ótima pedida para quem quer um carro completão gastando pouco.
2 - VW Polo Highline 1.0 2018 - entre R$ 61 mil e R$ 68 mil
![Volkswagen Polo Highline: hatch turbo completão com preço de Kia Rio, que chegou ao Brasil no ano passado e não deslanchou nas vendas Volkswagen Polo Highline: hatch turbo completão com preço de Kia Rio, que chegou ao Brasil no ano passado e não deslanchou nas vendas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2z/ac/hz/2zachz7pp1isbr3t5wf9zsa0o.jpg)
Outro modelo interessante que está com preço convidativo em 2021 é o Volkswagen Polo , em sua versão topo de linha de 2018. O hatch turbinado completão já pode ser encontrado por valores entre R$ 61 mil e R$ 68 mil nos classificados online, mesma faixa de preço da versão de entrada do Kia Rio zero quilômetro.
O VW Polo tem motor 1.0 TSI que entrega 128 cv de potência a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, com câmbio automático de seis velocidades. O grande destaque fica por conta do consumo, já que o modelo pode marcar 8 km/l na cidade e 9,8 km/ na estrada com etanol, e 11,6 km/ na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina.
Entre outros equipamentos, o Polo Highline tem quatro airbags (frontais e laterais), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e faróis com acendimento automático. É mais provável que você encontre um Polo Highline com as rodas aro 17, sem o display 100% digital – que foi o pacote de customização de maior sucesso.
3 - Peugeot 208 GT 1.6 THP 2017 - entre R$ 69 mil e R$ 75 mil
![Peugeot 208 GT: rara versão esportiva do hatch vem com câmbio manual e motor turbo de 173 cv, nem se compara com o 208 novo, de 118 cv Peugeot 208 GT: rara versão esportiva do hatch vem com câmbio manual e motor turbo de 173 cv, nem se compara com o 208 novo, de 118 cv](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/eq/1e/rz/eq1erzms84dc486v5re9ifcmj.jpg)
Eis um modelo que, infelizmente, não vendeu tão bem durante seu ciclo de vida. O Peugeot 208 GT é um legítimo hot-hatch, no melhor estilo dos anos 80. Se você não dispensa um bom câmbio manual e motor turbo, ele poderá ser seu por valores entre R$ 69 mil e R$ 75 mil – até menos que os R$ 77.990 da versão básica do 208 novo.
O 208 GT tem motor 1.6 THP que entrega 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de seis marchas. Segundo a fabricante, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, enquanto dá os característicos “sopros” nas trocas de marcha.
Para acelerar com segurança, a Peugeot instalou seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas e o teto-solar panorâmico que é um verdadeiro charme.
4 - Ford Fiesta Ecoboost 1.0 2018 - a partir de R$ 51 mil
![Ford Fiesta Ecoboost: modelo esquecido nas concessionárias tem preço de Renault Kwid e um bem eficiente motor turbo, de 125 cv Ford Fiesta Ecoboost: modelo esquecido nas concessionárias tem preço de Renault Kwid e um bem eficiente motor turbo, de 125 cv](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8h/hu/ga/8hhugak451q278qtt5480w7b5.jpg)
Eis outro modelo bacana que você pode adquirir pelo preço de um Renault Kwid Intense. O Ford Fiesta Ecoboost já pode ser encontrado nos classificados online por valores que partem de R$ 51 mil.
O modelo tem o motor 1.0 turbinado a gasolina capaz de desenvolver 125 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 17,3 kgfm a apenas 1.400 rpm, com câmbio automatizado de seis marchas. O conjunto colabora para a economia de combustível, já que o Fiesta Ecoboost pode marcar 12,2 km/ na cidade e 15,3 km/l na estrada, apenas com gasolina, já que o motor é importado.
No pacote de segurança, destaque para o assistente de partida em rampa e o sistema de chamada de emergência, capaz de telefonar automaticamente para as autoridades em caso de acidente.
5 - Renault Sandero R.S. 2.0 2019 - a partir de R$ 56 mil
![Renault Sandero R.S: esportivo legítimo com preço de hatch de entrada com acabamento bem simples e espaço apertado Renault Sandero R.S: esportivo legítimo com preço de hatch de entrada com acabamento bem simples e espaço apertado](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/24/vo/9b/24vo9bdtn7u23gvoiik85gwpa.jpg)
Finalizamos nossa lista com outro hatchback que tem pimenta correndo por seus dutos. O Renault Sandero R.S. já pode ser encontrado nos classificados online por valores que começam em R$ 56 mil, valor de entrada do Chevrolet Onix 1.0.
Abaixo do capô, o Sandero R.S. esconde um motor 2.0 aspirado de 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. O mais legal do modelo não é a intensidade de aceleração, mas sim o acerto de suspensão que contribui para curvas.
O R.S traz todos os itens presentes nas versões mais caras do Sandero, com central multimídia com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, e até mesmo assistente de partida em rampa.