A Honda divulga os primeiros esboços da nova geração do SUV compacto HR-V para o mercado europeu, que será revelado no exterior no dia 18 de fevereiro. Diferente do carro atual, que tem o mesmo visual em todos os mercados, nesta nova geração o SUV terá elementos visuais diferenciados para a Europa.
A foto do novo Honda HR-V revela uma traseira com vidro bem inclinado e com lanternas mais finas, de orientação horizontal, que deram o modelo um visual de SUV-cupê. Apesar de seguir baseado no compacto Fit (embora o carro de geração mais recente, revelado em 2019 no exterior), o modelo deve ganhar tamanho, ficando com dimensões mais próximas ao Jeep Compass .
Mecanicamente, o novo HR-V europeu terá apenas a opção da motorização híbrida, chamada de e:HEV. Parte da estratégia da marca japonesa de ter toda a sua linha de automóveis para a Europa eletrificada a partir de 2022.
Você viu?
Mas ainda não se sabe se esse conjunto será o mesmo aplicado na nova geração do Fit (centrado em um motor 1.5 a gasolina e capaz de desenvolver a potência combinada de 98 cv) ou algo derivado do irmão maior CR-V Hybrid, que usa um motor 2.0 de 145 cv combinado a um elétrico de 184 cv.
O outro HR-V
Lançado em março de 2015 no mercado brasileiro, o Honda HR-V foi um dos primeiros SUVs compactos da nova safra que se seguiu ao lançamento do Renault Duster de 1ª geração (2011) e o Ford EcoSport de 2ª geração (2012). Mas antes desse modelo feito sobre a base do Fit, o mesmo nome foi empregado em um outro SUV compacto, que foi produzido no Japão entre 1998 e 2006.
Posicionado na linha abaixo do CR-V, este Honda HR-V, possuía dimensões pouco menores do o Ford EcoSport de 1ª geração. Com opções de carroceria de três ou cinco portas e tração integral, trazia como opção de motorização mais potente um 1.6 com comando VTEC, de 125 cv.