Com os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus , a Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) divulga que a produção caiu 31,6% em 2020, recuando 16 anos. Com isso o Brasil cai para o 9º lugar no ranking da indústria global.

O mundo enfrenta mudanças na mobilidade , não apenas pela pandemia do novo coronavírus e as barreiras impostas pelo distanciamento social, mas também pelo comportamento dos mais jovens. Partindo disso, a reportagem do iG Carros separa alguns fenômenos que já estão acontecendo, e devem moldar os cidadãos brasileiros para os próximos anos.

1 - Desindustrialização

Marcas perdem o interesse em continuar produzindo no Brasil; especialistas temem desindustrialização
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Marcas perdem o interesse em continuar produzindo no Brasil; especialistas temem desindustrialização

Toma-se o rumo para o início de um processo de desindustrialização do Brasil. Em menos de quatro meses, o país perdeu fábricas da Sony, Mercedes-Benz e Ford. A Audi também anunciou hiato de produção em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde novos modelos serão produzidos apenas se melhores condições de mercado permitirem.

Enquanto isso, o México se torna o “queridinho” de qualquer empresa que queira montar uma fábrica para abastecer todas as Américas . Há uma série de motivos para isso, como a localização geográfica, custos trabalhistas e acordos de livre comércio. Mas o fato é que o México passa a ocupar o lugar do Brasil no interesse das grandes empresas.

Há o temor na indústria de que outras fábricas de empresas que não conseguem ser lucrativas sigam o embalo da Ford – que deixou Camaçari (BA) e Taubaté (SP) – para montar linhas de produção em outros países. 

2 - Rebranding

Novo logo da Volkswagen marca início do processo de eletrificação
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Novo logo da Volkswagen marca início do processo de eletrificação

Quem chegou a ter algum contato com marketing sabe que o termo “rebranding” – um dos vários jargões estrangeiros da publicidade – significa mudança de marca ou posicionamento . A empresa muda a forma como se comunica, chegando a fazer alterações bem radicais que podem até romper tradições.

Este fenômeno já afetou empresas de todos os segmentos possíveis, das Casas Bahia à Volkswagen, passando pelo Athletico Paranaense. No meio automotivo, os “rebrandings” mais recentes foram de General Motors e Kia, que mudaram de logo para marcar o início do processo de eletrificação. 

Possivelmente, sua marca de carros favorita vai trocar de logotipo ao longo da nova década. Não se apegue ao passado e esteja pronto para essa mudança.

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3 - O fim do carro próprio 

Acostumada com aplicativos de carona, a nova geração não faz questão de ter um carro
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Acostumada com aplicativos de carona, a nova geração não faz questão de ter um carro

Com o início do distanciamento social, quem trabalha em escritório se acostumou com o regime de “home office”. Após os primeiros meses de quarentena, algumas empresas devolveram seus escritórios, e decidiram continuar com os seus trabalhadores em casa como um novo esquema de trabalho. Neste contexto, ter um automóvel já não está mais no radar de quem trabalha de casa a partir de agora. 

Além do preço do veículo, todas as outras despesas de gasolina, seguro e pneus se tornam nulas, liberando orçamento para aquela tão sonhada viagem para o exterior após a quarentena. Para muitos, ter um carro é sinônimo de liberdade. Aos mais desapegados, a liberdade chegará ao se desfazer do modelo.

Este fenômeno já está causando mudanças severas na indústria automotiva , que precisa abandonar o antiquado modelo de produzir e um veículo e mandá-lo para a concessionária para que um interessado compre.

4 - Carros por assinatura

Toyota e Volkswagen lançam carros por assinatura no Brasil; veja os detalhes
Roberto Assunção
Toyota e Volkswagen lançam carros por assinatura no Brasil; veja os detalhes

Um dos novos caminhos que já estão sendo seguidos pela indústria são os carros por assinatura . Segundo a Porto Seguro, uma das empresas adeptas do aluguel de carros, ter um veículo por assinatura pode ser até 24% mais barato do que financiar um automóvel.

A Toyota está apostando pesado na empresa Kinto, presente em 29 países, incluindo o Brasil. Roger Armellini, diretor de mobilidade da Toyota, afirma que a nova empresa de carros por assinatura é um grande passo para a montadora na transição de uma fabricante de veículos para prestadora de serviços de mobilidade.

A Volkswagen, por sua vez, fechou uma parceria com a locadora Unidas para que sua frota de veículos híbridos seja disponibilizada ao público via assinatura. Este foi o destino das unidades encalhadas do Golf GTE híbrido, que agora poderão ser adquiridas temporariamente em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Além disso, a FCA também passou a oferecer o mesmo tipo de serviço no Brasil .

5- Foco nos híbridos e elétricos

Peugeot e-208 GT, um dos vários modelos elétricos que serão lançados no Brasil em 2021
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Peugeot e-208 GT, um dos vários modelos elétricos que serão lançados no Brasil em 2021

Na comparação com outros países desenvolvidos, que até estipularam data para proibir vendas de carros a combustão, o processo de eletrificação da frota brasileira está atrasado. Há um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados para zerar impostos sobre importação e venda de carros elétricos , e nada mais do que isso.

Apesar do atraso, as fabricantes investem pesado no segmento dos eletrificados por aqui. Em 2020, tivemos o lançamento de Audi e-tron 100% elétrico e dos híbridos Mini Countryman e Volvo XC40. Ao longo de 2021, podemos esperar pelo Peugeot e-208 GT, Volkswagen ID.4, Audi RS e-tron GT, Toyota Corolla Cross e Jeep Renegade 4xe entre os eletrificados.

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