Você viu?
A fabricante austríaca KTM apresenta a nova geração da aventureira 1290 Super Adventure S, que estreia a partir de março no mercado internacional trazendo atualizações mecânicas e no visual e novas tecnologias.
Terceira geração do modelo nascido originalmente como 1190 Adventure em 2013, a nova KTM 1290 Super Adventure S é considerado pela marca como a moto mais tecnologicamente avançada da família Adventure já produzida na fábrica de Mattighofen (Áustria).
O principal destaque é a presença do ACC , sigla utilizada para identificar o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e que passa a ser item de série do modelo. Desenvolvido com a Bosch, o equipamento é alimentado por um radar frontal conta com cinco opções de calibragem que podem ser ajustadas com um interruptor no guidão.
A nova tecnologia é parte de um pacote que inclui um painel de instrumentos digital com tela TFT de 7" e que permite o pareamento com o celular e um sistema de suspensão semi-ativa atualizado. Já o motor de dois cilindros em "V" de 1.301 cm³, que desenvolve 163 cv e 14,07 kgfm, ficou 1,6 kg mais leve do que na geração anterior, com a adoção de um bloco com paredes mais finas, novos pistões e sistemas de refrigeração e lubrificação reprojetados.
Além da carenagem redesenhada, a KTM 1290 Super Adventure S teve o chassi modificado para melhorar a distribuição de peso, a agilidade em curvas e o conforto em viagens longas.
A mesa foi deslocada 15 mm para trás e o assento fica instalado em posição mais baixa. O braço oscilante da suspensão traseira (mais longo, para melhorar a estabilidade em acelerações) também são novos. O piloto conta ainda com assento e para-brisa ajustáveis.
A KTM 1290 Super Adventure S está indisponível atualmente no Brasil, onde a marca austríaca oferece as motos enduro 250 EXC-F, 300 EXC e 350 EXC-F, além das naked 200 Duke e 390 Duke.