A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas) projeta que a produção de motos no Brasil deverá crescer apenas 10% em 2021. A previsão tímida leva em consideração o andamento da pandemia de Covid-19, que ainda não foi controlada no país, e que pode atrapalhar o desenvolvimento de regiões estratégicas.

A Honda, por exemplo, suspendeu a produção de suas motocicletas no Polo Industrial de Manaus (AM) após o município superar o número total de óbitos de 2020 apenas no primeiro mês de 2021. A marca japonesa deverá retomar a produção apenas quando for seguro para seus empregados, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Em um cenário tão importante para o Brasil, algumas motocicletas muito interessantes acabam ficando de fora dos radares das fabricantes. Partindo disso, a reportagem do iG Carros elege 5 motos bacanas que não são vendidas no Brasil, mas que poderiam fazer muito sucesso por aqui. 

1 - Silence S01

Fundada há dez anos, fabricante Silence está bombando na Europa com seus scooters elétricos
Divulgação
Fundada há dez anos, fabricante Silence está bombando na Europa com seus scooters elétricos

Em 2011, a fabricante de scooters elétricos Silence foi fundada em Barcelona (Espanha), ganhando destaque regional. Com apenas 165 funcionários ao longo da década, a marca atingiu o patamar de produção de 10 mil unidades por ano, conquistando 66% do mercado interno espanhol e 30% das vendas europeias no segmento. Seu único scooter elétrico, o S01 , é vendido no Reino Unido por 2,6 mil libras esterlinas (R$ 19 mil, em conversão simples).

O S01 é equivalente a um modelo de 125 cc de cilindrada, feito para ser barato e prático. O scooter elétrico pode atingir 100 km/h, com autonomia de 128 quilômetros. A versão S02 LS, também disponível no Reino Unido, tem autonomia suficiente para rodar 150 quilômetros com apenas uma carga.

O modelo conta com sistema regenerativo de frenagem, que reaproveita o calor gerado pelos freios para repor a energia do scooter. Além disso, a Silence disponibiliza um carregador portátil que pode ser plugado em qualquer tomada.

2 - KTM 890 Duke

KTM 890 Duke: modelo esportivo também não está disponível no Brasil
Divulgação
KTM 890 Duke: modelo esportivo também não está disponível no Brasil

KTM 890 Duke ainda não foi confirmada para o Brasil, onde a marca austríaca vende as motos enduro 250 EXC-F, 300 EXC e 350 EXC-F, além dos modelos naked 200 Duke e 390 Duke.

Na comparação com a KTM 890 Duke R, o novo modelo é menos potente. São 115 cv de potência e 9,1 kgfm de torque, contra 121 cv e 9,8 kgfm da versão esportiva R. Na parte estrutural, as motocicletas são praticamente idênticas, mantendo o mesmo subquadro e suspensão.

Enquanto a KTM 890 Duke R conta com freios Brembo, a 890 Duke tem conjunto convencional para uso urbano. Os pneus são da Continental. A KTM 890 Duke integra três modos de condução: chuva, rua e esportivo. Dentro deste último, o piloto ainda poderá ajustar a resposta do acelerador e dos freios ABS.

Você viu?

3 - Piaggio Beverly

Piaggio Beverly: scooter já esteve no Brasil entre 2017 e 2019, mas foi descontinuado sem maiores explicações
Divulgação
Piaggio Beverly: scooter já esteve no Brasil entre 2017 e 2019, mas foi descontinuado sem maiores explicações

O scooter Beverly já foi vendido pela Piaggio no Brasil, mas o modelo sumiu do catálogo da marca italiana sem maiores explicações. Em 2021, ele foi reestilizado na Europa, ficando mais arrojado, veloz e sustentável, seguindo as atualizações impostas pelas novas regras de emissão de poluentes do continente.

Na linha 2021, o Beverly ganhou novos faróis em LED, com setas redesenhadas alocadas acima do paralama dianteiro. O novo formato do assento colabora para um visual mais esportivo, apesar da simplicidade do scooter.

Os novos motores monocilíndricos de 300 e 400 cc de cilindrada seguem as normas do Euro 5 que passaram a vigorar na União Europeia. Os propulsores fazem parte da linha HPE (High-Performance Engine), com quatro válvulas, injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a água. O novo motor 400cc, que substitui a antiga unidade 350cc, pode desenvolver 35 cv de potência e 3,7 kgfm de torque.

4 - Honda Vision 110i

Honda Vision 110: primo europeu do SH 150 faz sucesso entre os jovens
Divulgação
Honda Vision 110: primo europeu do SH 150 faz sucesso entre os jovens

No final de 2020, a Honda atualizou o Vision 110 , primo do SH 150i brasileiro. O modelo parte de 2,3 mil euros, valor equivalente a R$ 14.370 em conversão simples, com novo design e mais recursos de tecnologia.

Além do visual repaginado, o Vision 110 ganha novo mostrador LCD. O modelo também contará com sistema de ignição presencial, dispensando o uso da chave. Segundo a fabricante, o scooter está 2 kg mais leve na comparação com a linha 2020, melhorando o desempenho na cidade.

O Vision 110 conta com o motor de 109,5 cc de cilindrada Smart Power, com duas válvulas refrigeradas a ar. O conjunto desenvolve 8,6 cv de potência a 7.500 rpm, com novo sistema start-stop que melhora em até 5% sua eficiência na cidade.

5 - Aprilia RSV4

Aprilia RSV4: modelo esportivo seria um ótimo rival para a Suzuki Hayabusa no Brasil
Divulgação
Aprilia RSV4: modelo esportivo seria um ótimo rival para a Suzuki Hayabusa no Brasil

Atualmente, os únicos modelos da fabricante italiana Aprilia disponíveis no Brasil são os scooters SR 150 e Carbon 150 . Logo, não há previsão de lançamento para a superbike RSV4 na linha 2021, que recebeu atualizações de mecânica e estilo.

A RSV4 ganha um novo rosto, contando com faróis em LED triplos com luzes de condução diurna. A iluminação acompanha o direcionamento do piloto, projetando luzes mais fortes no sentido do guidão – um recurso chamado “cornering lights”.

O motor V4 1,099cc que já atende às novas normas de emissão de gases poluentes estipuladas pela União Europeia. O conjunto pode entregar 214 cv de potência.

Na parte eletrônica, a Aprilia instalou um novo seletor de modos de condução, sendo que seis são voltados para a condução urbana e outros três para as pistas de corrida. O modelo traz controle de estabilidade e tração, freios ABS e painel de instrumentos com tela digital.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!