Com o Carnaval suspenso pelo Governo do Estado de São Paulo, os postos de atendimento do Detran-SP funcionarão no horário normal entre os dias 15 e 20 deste mês. A exceção são as cidades em que as prefeituras decretaram o feriado municipal ou nos locais classificados na fase vermelha do Plano São Paulo.
Para ser atendido, é obrigatório que o cidadão agende um horário pelo portal do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital . Por conta das medidas de prevenção contra a covid-19, para ser atendido nas unidades do Detran-SP é necessário fazer o uso de máscara, realizar medição de temperatura e higienizar as mãos com álcool em gel. Ainda por conta desse protocolo, as unidades estão operando com capacidade reduzida, somente para serviços que necessitam da presença física para serem concluídos.
Atualmente, o Detran-SP
disponibiliza mais de 70 opções de
serviços online
, como, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.
Transferência digital
O Detran-SP já disponibiliza por via digital o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital), que é exigido apenas para os veículos registrados a partir de 4 de janeiro deste ano. O ATPV-e somente será expedido quando o proprietário for vender o veículo. Além do meio digital, a emissão do documento poderá ser feita também presencialmente nos postos de atendimento do Detran-SP.
De acordo com o Detran-SP , o documento emitido nos carros registrados até o dia 4 de janeiro deve ser mantido para uma futura mudança de propriedade do veículo. Com essa versão impressa do ATPV-e , comprador e vendedor devem fazer obrigatoriamente o reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência.