Hyundai Ioniq 5: marca corenana entra para valer na seara dos elétricos com modelo que poderá vir ao Brasil
Divulgação
Hyundai Ioniq 5: marca corenana entra para valer na seara dos elétricos com modelo que poderá vir ao Brasil

A Hyundai apresenta oficialmente o elétrico Ioniq 5. Apesar de levar o mesmo nome do modelo modelo híbrido e elétrico Hyundai Ioniq, que chegou a ser visto em testes no Brasil em 2019, o novo crossover é um modelo totalmente novo, o primeiro representante da agora divisão de elétricos Ioniq da marca sul-coreana.


Montado sobre a nova plataforma modular E-GMP, que foi projetada especificamente para uso em veículos elétricos, o Hyundai Ioniq 5 é a versão de produção do conceito 45 EV, mostrado no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2019, que por sua vez traz linhas inspiradas no hatch Pony, modelo lançado em 1975 e que foi o primeiro carro desenvolvido pela marca.

O Ioniq 5 estreia no mercado global ainda no 1º semestre deste ano. Serão duas opções de motorização (um ou dois propulsores) e dois tipos de bateria (de 58 ou 72,6 kWh). Na configuração mais básica, com um motor, tração traseira, e a bateria de 58 kWh, o crossover desenvolve 170 cv e acelera de 0-100 km/h em 8,5 segundos.


Você viu?

Leia Também

Já na topo de linha, com dois motores, tração integral e bateria de 72,6 kWh, são 306 cv e a capacidade de atingir os 100 km/h em 5,2 segundos. Dependendo da configuração escolhida, a autonomia do veículo pode ser de até 480 km (ciclo WLTP).

Apesar do visual próximo ao de um hatch médio, o Ioniq 5 é um carro maior do que revelam as fotos. Com 4,635 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,605 m de altura, o novo crossover elétrico é 16 cm mais longo, 4 cm mais largo e tem praticamente a mesma altura do SUV médio Hyundai Tucson vendido atualmente no Brasil. Mas o principal destaque está no entre-eixos, de 3,00 m.

Essa longa distância entre os eixos dianteiro e traseiro — são 23 cm a mais do que no SUV grande Santa Fe — permite que o Ioniq 5 tenha um interior amplo e cheio de inovações, como o console central que pode ser movido até 14 cm para trás e bancos dianteiros com ajuste elétrico que podem ser reclinados até quase se transformarem em poltronas da classe executiva dos aviões.


Outro destaque do Hyundai Ioniq 5 é a presença de tomadas elétricas, incluindo no exterior, que podem fornecer até 3,6 kW de energia, podendo alimentar de eletricidade um laptop ou até mesmo um patinete elétrico. Na lista de equipamentos de segurança, o crossover elétrico conta com um pacote que inclui um HUD (Head-Up Display), direção semi-autônoma, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e detector de fadiga.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!